História de um grande brasileiro

Por Marco Rodrigo Almeida, da Folha de S. Paulo

Quando criou o Menino Maluquinho, Ziraldo inspirou-se na própria infância. Em Caratinga (Minas Gerais), onde nasceu, o garoto era tão espevitado que ganhou dos colegas o apelido de “Bala Perdida”. “Eu era muito agitado, é o que hoje as pessoas chamam de hiperativo”, relembra o escritor.

Ele nasceu em 1932 e completou 80 anos no mês passado. É o mais velho de sete irmãos. Seu nome veio da mistura do nome da mãe (Zizinha) com o do pai (Geraldo). Os pais ganhavam pouco dinheiro. Ele tinha apenas um par de sapato. Quando um estragava e ia para o conserto, ele andava pelas ruas com um pé calçado e o outro descalço.

Também quase não ganhava brinquedos. “Mas eu não percebia isso. Era uma criança muito feliz.” A diversão de Ziraldo era ficar na rua com amigos. Adorava brincar de pique-esconde, soldado e pião. Em casa, eram raros os castigos. O pai era muito carinhoso. Gostava de brincar, pentear os cabelos e arrumar os filhos. Quando sobrava dinheiro, Geraldo comprava livros para eles.

Ziraldo adorava as histórias do “Sítio do Picapau Amarelo”, de Monteiro Lobato, e os gibis do Batman e do Super-Homem. Em 1939, começou a Segunda Guerra. A família de Ziraldo acompanhava o conflito pelo rádio. Ele tinha medo de que uma bomba caísse em Caratinga. Felizmente, isso nunca aconteceu. O que realmente deixava a sossegada Caratinga em pânico era o travesso Ziraldo.

Uma de suas brincadeiras prediletas era pegar uma gravata do pai, enchê-la de areia, amarrar um fio de linha e colocá-la na rua. Quando alguém passava, ele puxava o fio. Pensando que a gravata era uma cobra, as pessoas levavam um baita susto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s