Para assegurar a classificação

Por Gerson Nogueira

Depois da atuação convincente em Rio Branco, o Remo tem a chance de finalmente mostrar segurança e estabilidade dentro de seus domínios. Precisa aproveitar a oportunidade para ganhar a confiança do torcedor.  Para isso, precisará ter uma boa produção no meio-de-campo e, principalmente, um rendimento mais consistente da defesa.

Até a rodada passada o time primava pela irregularidade e não impunha respeito, nem mesmo quando atuava em casa. A partida contra o Atlético Acreano no Baenão é a maior prova disso. Nos primeiros 45 minutos, jogando apenas com um volante, o Remo foi envolvido pela correria do adversário e esteve a pique de sofrer uma derrota.

Na Arena da Floresta, no sábado passado, o time passou por uma transformação. Tomou a iniciativa das jogadas e controlou o jogo do começo ao fim. A evolução técnica permitiu superar até momentos tensos, como no lance do penal a 15 minutos do fim, após falha do zagueiro e capitão Ávalos.

Aliás, o miolo de zaga é a fonte de todas as preocupações do torcedor remista. O time mantém a incômoda média de quase 2 gols sofridos por rodada. No começo, a defesa tinha outras opções, como Edinho e Juan Sosa. Hoje, Edson Gaúcho só conta com Ávalos e Diego Barros, jogadores veteranos e lentos, com sérias dificuldades de recuperação.

O jovem Igor João, oriundo da base, nem é considerado como alternativa. O técnico avalia que ele ainda precisa evoluir. Duvido que seja inferior a Ávalos. De qualquer maneira, a contratação de um zagueiro (Marcelão, 24 anos) mais jovem deve dar mais qualidade ao setor.

No meio-de-campo, Laionel faz sua estreia diante do torcedor, substituindo Edu Chiquita, que não foi bem na partida de Rio Branco. Ao lado de Reis, Laionel terá a missão de criar jogadas para os atacantes Fábio Oliveira e Ratinho, que vêm ganhando entrosamento a cada jogo.

Reis (foto), decisivo no jogo contra o Atlético-AC, tem o desafio de repetir a atuação diante da torcida. Nunca, desde que se profissionalizou, o meia-atacante tinha assumido o papel de protagonista. Sob a orientação de Gaúcho, ganhou liberdade para ocupar espaços no ataque e confiança para arriscar. Precisa agora da aprovação do torcedor.

Uma vitória sobre o Náutico, que é o último colocado do grupo A1, dará ao Remo a classificação antecipada à próxima fase, com 13 pontos. Garante ao clube ainda, na pior das hipóteses, a vaga na Série D 2013.

————————————————————–

Além de deixar a Terceira Divisão, clubes paraenses que disputam a Série C têm um motivo extra para lutarem pelo acesso à Segunda Divisão. A CBF alterou os critérios para distribuição de vagas aos clubes na Copa Sul-americana 2013. A principal novidade é a possibilidade de equipes da Série B participarem do torneio continental. São oito vagas disponíveis.

A mudança tem a ver com a inclusão na Copa do Brasil dos times que disputam a Libertadores. A duração da Copa BR se estendeu, criando a possibilidade de um clube disputar ao mesmo tempo a Copa do Brasil e a Sul-Americana. Para evitar a participação simultânea, a CBF vai convidar os primeiros colocados na Série B.

————————————————————–

Contra o Luverdense, o Águia tem a missão mais espinhosa dos clubes paraenses na rodada deste fim de semana. Depois do tropeço diante do Salgueiro em Marabá, o time de João Galvão briga pela reabilitação na casa de um dos melhores times da competição e líder do grupo A.

A ocasião marca também o recorde de Galvão, técnico brasileiro mais longevo, com quatro anos e três meses de trabalho ininterrupto no Águia. Marcelo Veiga, que dirigia o Bragantino há quase cinco anos e era o recordista, foi afastado na última quinta-feira.

————————————————————–

A coluna é dedicada a meu pai José, lá em Baião, e em memória de meu pai-avô Juca. É também um dia especial pelos festejos dos 108 anos de fundação do Botafogo.

————————————————————–

Garotos bons de bola podem se candidatar a uma vaga nas divisões sub-15 e sub-17 do Remo. Os técnicos Tindô e Neto abrem o período de treinamentos e peneiras nesta segunda-feira, no Baenão.

————————————————————–

O programa Bola na Torre terá como convidado o meia-armador Harisson, do Paissandu. Começa às 23h45, na RBATV, depois do Pânico na Band. Apresentação de Guilherme Guerreiro.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO deste domingo, 12)

15 comentários em “Para assegurar a classificação

  1. Primeiramente, feliz dia dos pais pra todos nós. Gerson, se Igor João se chamasse Igor Mineiro, Igor Carioca ou coisa assim, teria mais chances. Lamentável é ver Avalos sem a menor condicão ocupar o lugar, e de quebra, como capitão. O que Avalos conhece sobre a nossa realidade? Sobre a importancia cultural do futebol regional para nós? O cara mal chegou virou capitào. Acredito que em certas situacões a diretoria deveria cobrar explicacões do técnico.

  2. Feliz dia dos pais a todos. Gostaria de comentar uma noticia da radio clube, disseram que o Moisés pediu 15 mil pra vestir a camisa do Papão e acharam muito, eu custo a acreditar que Kiros ou Pantico ganhem menos que isso, não seria melhor pagar o Moisés???

  3. Gerson gostaria de fazer um comentário que é importante para repensarmos as nossas amenas relações com o sul e sudeste do Brasil. Meu comentário é basicamente sobre uma reportagem da uol esporte, que falava que Paulo Henrique Ganso trabalhava menos que os outros jogadores (preguiçoso) e sobre o programa Conexão SPORTV.

    A primeira reportagem falava do jogador dizendo que enquanto os outros jogadores ficavam treinando penalty Ganso ficava sentado conversando com André Sanches. Poxa, todos sabemos que Ganso estava fora das dos jogos Olímpicos depois da contusão, e que, de certo modo, já estava contundido quando chegou a seleção. Tal reportagem gerou comentários preconceituosos do tipo “isto é característico de índio”.

    A segunda refere-se a fala de Galvão Bueno no programa da SPORTV (sempre ele, acho que não gosta do Pará e menos ainda dos Paraenses). Segundo o mesmo, é preciso que a CBF reveja certos jogadores que considerávamos quase certos como Ganso. Primeiro, o Brasil não vinha jogando bem desde a primeira fase… Jogávamos o feijão com arroz mas futebol de qualidade que é bom nada.

    A final foi uma piada… Neymar não vem jogando bem desde que Messi o ensinou a jogar bola… Oscar, que até aquele momento era o melhor brasileiro nas Olimpiedas, simplismente sumiu (corria demais com a bola) e assim por diante…

    Então a culpa é do Ganso que estava na reserva e contundido? Será que Galvão que levar seus amigos Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Robinho para a Copa do Brasil?

  4. Parabens a todos nos pais, agradeco a Deus esse Dom maravilhoso da paternidade especialmente ao meu pai, pois todas as vezes em que estava me ensinando a ser filho, ele também ensinava-me a ser pai. Vamos Leão acredito em você.

  5. Feliz dia dos pais a todos e boa sorte ao Remo. Quanto ao bicolor amazônico penso que com essa suada vitória e com a chegada do Givanildo, temos tudo para avançar na competição. Quanto a Moisés não sou favorável a sua volta por tudo que aprontou no passado, penso que Givanildo fará esse ataque render e se encontrar em campo.

  6. Feliz dia dos pais a todos os pais do mundo, em especial aos caros amigos do blogue do Gerson! Tenham um ótimo, excelente domingo com os seus familiares e bebam com moderação. kkkkkkkkkk

  7. Vale lembrar amigo Bruno Cruz, que o Moisés foi um grande jogador, quando vestiu a camisa bicolor. Mais depois que saiu do time do Papão, sua carreira desabou, apesar do mesmo ter ido para a equipe da Vila Belmiro, mais nem assim o mesmo conseguiu destaque nas equipes por onde passou.
    Outra coisa, o moleque quando jogava no Paysandu nunca foi um definidor e sim um segundo atacante que marcava seus golzinhos. Lembro que naquele regional ele marcou 14 gol, sendo o principal artilheiro bicolor naquela ocasião, tanto que despertou o interesse de outros clubes nacionais, mais por sua falta de personalidade caiu no ostracismo e agora tenta um retorno ao clube formador.

  8. Feliz dia dos Pais, em especial ao meu, onde quer que esteja…Obs: Claudio, Tindô e Netto selecionando a base do Clube do Remo….rsrsr…

Deixe uma resposta