El dia em que Herrera silenciou a Rede Globo

Por Xico Sá

A semana já começa com um #mito nacional definido. E herói bom é herói argentino. El dia em que Herrera compôs um tango desobediente com Amy Winehouse, acompanhe o meu raciocínio em preto & branco para uma segunda de ressaca. Herrera aqui não é celebrado por ter feito três gols no tricolor paulista. Longe disso, embora meu corvo secador, botafoguense doente, tenha crocitado no seu luxuoso poleiro.

Não por isso, agourento Edgar, minha estimada ave, me dê outros motivos. Por uma outra razão mais edificante, e pedagógica, já abrimos a segunda-sem-lei com a escolha de Herrera, boleiro do time da Estrela Solitária, como o mito da semana. Acho sensacional essa ideia do mito de 15 minutos. Obra do artista norte-americano Andy Wahrol que encontrou nas redes sociais a plantação perfeita. O maná virtual que adubando tudo dá.

Convidado por um repórter da “Tv Globo”, no dever do seu nobre ofício, a escolher uma música no programa “Fantástico”, o argentino se recusou a indicar a “canción”, ao contrário de todos os colegas de profissão, que babam para pedir um pagode mela-cueca ou um gospel nesse momento de glória. Quem marca três gols tem o “privilégio”.

Bem que Herrera poderia pedir um tango de Gardel –La noche que mi quieras-, uma milonga dos tempos do Rosário Central, um rock argentino do Attaque 77 etc etc. Herrera bancou a Amy, que era botafoguense sem saber-se alvinegra, e disse simplesmente: “I no, no, no”. Rehab Futebol e Regatas. Herrera pediu silêncio à Rede Globo, como uma espécie de Leonel Brizola ludopédico.

Bacana que no país da manada obediente, principalmente no futiba, um boleiro não caia na graça dos Joões Sorrisões. Herreza fez a Amy. Foi o bastante para que a conspiração do boteco fervesse: o atacante alvinegro vai pagar caro por isso. Como se o Botafogo precisasse de castigo da Globo, dona das transmissões do futebol no Brasil, ou de qualquer outra entidade mitológica.

Botafogo é o que nem Dostoievsky imaginaria no seu “Crime e Castigo”. Ora, ora, o time da Estrela Solitária é castigado com ou sem desobediência, desde nascença. É sina. Mas largou com cara de campeão deste ano. Senti firmeza. Mesmo que não jogue bola daqui até dezembro, tem dois grandes méritos: Herrera e o uruguaio Loco Abreu, os mais esclarecidos boleiros em atividades no país.

P.S. Falar no assunto desobediência, vos comunico: o prezado amigo Afonsinho, por coincidência craque também do Botafogo, escreve agora na “Carta Capital”, em diálogo permanente com Sócrates, seu colega de Medicina e de consciência, ex-articulista da mesma publicação.

Boa semana a todos e que a ressaca da segundona, moral ou física, nos seja leve.

Fibra, dignidade, coragem. Botafoguenses são assim, desde sempre. Herrera honrou a camisa.

22 comentários em “El dia em que Herrera silenciou a Rede Globo

  1. Achei legal a desfeita do Herrera, mas tratou-se de mera retaliação por todas as procedentes críticas que sempre recebeu da imprensa esportiva brasileira em todos os times pelos quais passou, nada além disso. E não se diga que as críticas que ele vai continuar a receber agora também serão retaliações. Não, serão apenas o reflexo do futebol que ele normalmente joga. Aliás, Muito antes de vir para o Botafogo, quando ainda jogava no Corinthians o Herrera ficava furibundo quando o chamavam de “quase gol”.

  2. Acho um exagero sem precedentes o título: “Calou a Rede Globo”. Herrera é apenas um jogadorzinho de um time que alterna bons e maus momentos.

    O fato de não ter pedido a música, em nada alterou a programação da emissora.

    Se fosse qualquer um outro jogador, pediria a música.

    Até Neymar considerado o melhor jogador brasileiro na atualidade entra na brincadeira da emissora e quando marca três gols pede música.

  3. Cada um reage a sua maneira, se ele achou por bem agir assim, tudo certo.
    Se eu fosse jogador eu entraria na brincadeira sem problema.

  4. Sinceramente, eu achei que ele iria fazer isso. Os boleiros do Brasil adoram essas presepadas. Não imagino Hudo Deleon, Dario Pereyra, Lugano, Sorin, Mancuso e etc fazendo dessas. Também deve ter certa influência do Loco que não gosta da Globo, e talvez até do Barcos. Gostei.

  5. Também gostei, a Globo se acha, manda e desmanda no futebol brasileiro, esse negocio de mudar ou não a programação é outra história!

  6. Otima aitude do Herrera, tem que acabar com esse pseudo-jornalismo esportivo. A Liberal tá a mesma porcaria, o Globo Esporte local força a barra para ser engraçado. Dia desses o “jornalista” Andre Lourent disse que um jogador do papão tava sendo acusado de roubo e quando mostrou a matéria era o atacante Bartola subindo numa arvore para pegar frutas no treino do Paysandu no campo do Kasa.
    Parabens Gerson, vc é um dos poucos que se salvam nessa mediocridade reinante do jornalismo esportivo brasileiro e paraense.

  7. Pode crer Silvio, já tamo cansado dessas reportagens no ver-o-peso, com as vendedoras de ervas e com as encarnações dos torcedores do papão e do leão, Gerson, o Bola na Torre tem que ser mais cedo, é o unico programa de esportes que presta

  8. Não vejo por este ângulo, Hererra não quis pedir música e pronto. A globo faz uma homenagem semanal pelo fantástico a todos que se destacam com 3 gols no domingo e entre dezenas ou quem sabe centenas que já foram homenageados, foi o primeiro abrir mão do direito adquirido, simples. Depois não é toda essa coca-cola para ficar esbanjando e certamente não foi o que ocorreu. Agora ser o CQC hoje entrevistar o jogador sobre o assunto, fica claro que ele é de mal gosto, pois esse CQC é programa de péssima qualidade, sem comparação com o fantástico ou programas esportivos entre as emissoras Band e globo. É a minha opinião.

  9. O Herrera quis fugir da mesmice tão chata e fez diferente. Só temos que aceitar sua atitude. Além do quê, o São Paulo à exemplo de seu técnico Leão(soberbo), entrou de salto alto achando que iria golear e ganhar o jogo quando bem quisesse. Se deram mal, além das falhas infantís na defesa. Reconheço que o Fogão não tem elenco comparativamente melhor que outros que são candidatos reais ao título do brasileiro, mas, mostrou muita raça além da grata surpresa Vítor Júnior. Em 21.05.12, Marabá-PA.

  10. Parabéns ao Herrera e ao Botafogo! Infelizmente, o SP só jogou um tempo e não conseguiu traduzir em gols as melhores chances da partida, mais o futebol e assim – quem não faz leva. No meu entendimento, o SP perdeu mais chances de gols que o Botafogo, mais o time carioca quando equilibrou as ações, praticamente dominou a partida, salvo algumas escapadas do tricolor paulista, que quando ia ao ataque, era um deus nos acuda para a fraca defesa alvi-negra.
    Agora o Osvaldo de Oliveira, mostrou um outro lado que ninguém conhecia, chegando a dizer após o jogo, que não tinha sangue de barata e, pelo fato de não chamar palavrões a beira do campo, não deve ser menosprezado pela arbitragem. Eu gostei do que ele disse, acho que agora o “monge” caiu de vez nas graças da torcida.

  11. Todos criticam a Globo, mas não deixam de assistir…hipocrisia pouca é bobagem…quanto ao Herrera, com todo respeito a quem escolheu se Botafogo, está no time certo…o time do quase…

  12. O CQC é um bom programa, é da linha humoristica.
    Só que tem umas matérias que são de interesse em geral.

    Dá de 10 a 0 naquela porcaria do Zorra total.

  13. Sinceramente,vejo pouquíssimo a TV Globo,porém o Antônio dos comentários 15 e 16,falou tudo . A Criticam severamente,mas a maior parte do tempo a sintonizam… Na minha visão,a qualidade da TV aberta é sofrível no Brasil,ou seja,mesmice interminável e insuportável… Quanto à atitude do Herrera,exerceu seu pleno direito de não pedir música… simples assim…

  14. Sinceramente pessoal, mais o blogue está se tornando uma chatice! Uns com ódio mortal da Rede Globo, outros nem tanto. Sei lá, mais não sou fiel a nenhuma emissora de televisão, só assisto aos programas que tenho vontade.
    Assisto novelas na globo, jornais, programas de esporte, assim como assisto jornalismo, na RABATV, na Record, Tv cultura entre outras.

    Mais o povo aqui, mostra um ódio ferrenho da globo, para que todo esse ódio??

    E notório que a TV GLOBO e tendenciosa, mais ninguém e obrigado a vê-la, basta ignorar a emissora e sua grade de programação, ate porque, ninguém irá mudar nada por lá, enquanto estamos aqui gritando, brigando, criticando a mesma, o grupo de Roberto Marinho fica cada vez mais podre de rico e nós cada vez mais ranzinzas.

  15. Calou a globo é um pouco demais né?
    a emissora até tirou de letra a colocou uma música chamada nenhuma como se ele tivesse pedido essa. hehehe.

    Agora eu lamento que a globo tenha transformado o jornalismo esportivo em palhaçada. Os programas esportivos são de um mal gosto que nem dá pra acreditar que é o jornalismo da globo.
    Po#$% passar uns 15 minutos mostrando um monte de funkeiros dançando uma música de um boneco ridículo, o escobar e tiago laifer soltando piadinhas sem graça toda hora, sem falar no Tande, o rei do mico da tv brasileira, fazendo matérias completamente sem noção. É tanta gargalhada no esporte espetacular que eu parece que eles estam apresentando o zorra total.
    HORRIIVEL.

    ´Não consigo entender que com tantos bons jornalistas esportivos a globo coloque o tande pra comandar seu principal programa de esporte.

    Agora uma coisa a gente tem que reconhecer: se não fosse a globo o único esporte que haveria no brasil é o futebol, pois é a única emissora que transmite outros tipos de competições, como automobilismo, natação, triatlon, volei de quadra e de areia, judô, futsal, futebol de areia, basquete, atletismo, ciclismo, corridas de rua, ginastica olímpica, e muitos outros.

    Há que se reconhecer sua grande contribuição para o esporte nacional como um todo, e não apenas para o futebol, pois atrai patrocínio para todos.
    As outras emissoras só falam de futebol, justamente o que menos precisa.Se não fosse a globo muitos atletas morreriam de fome ou já teriam abandonado o esporte.

  16. Carlos Júnior,Tens razão em boa parte de teu reciocínio,na minha visão,mas à TV Globo por ser a emissora mais rica,consequentemente,poderosa recebe a maioria do ônus e ,às vezes ,injustamente… Só para lembrar : A única emissora que transmitiu o mundial de Handball em TV Aberta foi o Esporte Interativo,sendo este um dos esportes mais praticados nas escolas e universidades brasileiras,se não for o mais praticado… As melhores transmissões das duas últimas olimpíadas foram da TV Bandeirantes,sem dúvida… No momento,à tv que cede maior espaço para diversas modalidades em sua programação é o Esporte Interativo,verdade seja dita,na minha opinião…

  17. o que posso dizer eh que foi apenas um retrato da pesonalidade do gringo: calado, na dele, sem alardes. lembro da entrevista que ele deu ao GR e se mostrou tudo isso que falei. nada demais e nada de repudio a globo. soh nao quis musica.

    alem disso falam que eh coisa dos hermanos, mas o loco pediu musica uma vez.

Deixe uma resposta