A última jogada de Ricardo Teixeira

Por Juca Kfouri

Olhe bem para esta foto.

Ela foi tirada na última terça-feira, por ocasião do jantar que o empresário José Victor Oliva (em pé, no meio, careca) ofereceu ao narrador Galvão Bueno, ao seu lado, taça de vinho na mão. Note bem quem é a figura poderosa da imagem, o que está cercado pelos demais, no centro de tudo. Sim, é ele, Andrés Sanchez, o ainda presidente do Corinthians, anunciado ontem como novo diretor de seleções da CBF. Nos extremos opostos, à esquerda, o também empresário José Hawilla, e o cartola Ricardo Teixeira, uma relação que já foi sólida e que hoje quase que apenas mantém as aparências, tantos foram os tombos recentes sofridos pelo dono da Traffic.

Mas o essencial é mostrar como Teixeira aparece como coadjuvante, ao lado de Ronaldo Fenômeno, para entender o noticiário mais recente, que dá conta, também, de um convite do presidente da CBF e do COL para que o ex-jogador assuma o papel que Michel Platini fez na Copa da França e Franz Beckembauer desempenhou na Copa da Alemanha, como está na coluna Panorama Esportivo, de O Globo, de ontem.

Teixeira andava isolado a tal ponto que o deputado Romário o humilhou na Câmara dos Deputados e quase não houve reação da bancada da bola. A Fifa até quis entregar sua cabeça a Dilma Rousseff que preferiu deixar o problema com a Fifa. Externamente, Teixeira buscou os apoios de Jack Warner, da Concacaf, de Nicolás Leoz, da Conmebol, de Julio Grondona, da AFA e do quatari que a Fifa baniu, Bin Hammam, o homem que separou definitivamente Joseph Blatter de Teixeira.

E internamente, ao buscar sair dos holofotes, Teixeira, para voltar a ser o homem das sombras, das articulações de bastidores, chamou Sanchez para a CBF e Ronaldo para o COL. E não há de ter sido à toa que disse, assim que tornou pública a contratação de Sanchez,  diante dos jornalistas, que era preciso telefonar para Lula para contar a novidade.

Ele sabe que ninguém que tenha a simpatia de Lula estará isolado no Brasil.

8 comentários em “A última jogada de Ricardo Teixeira

  1. Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão……………….
    Nessas gloriosas mãos está entregue nosso grande esporte bretão.
    No Pará não muda muita coisa.

    Curtir

  2. Me revolta muito ver um idolo mundial como o Ronaldo Fenômeno, envolvido no meio dessa matilha de lobos sedentos por grana. Sinceramente, antes eu achava o Ronaldo muito mais jogador que o Romário, mais hoje sou muito mais o baixinho Romário como homem, doque o Ronaldo.
    Pelo menos o Romário, está exercendo suas funções de deputado federal como ninguém, afim de desmascarar a corrupção existente no futebol brasileiro. Continue assim Romário, e votem 55 aqui no Pará!

    Curtir

  3. E assim as virtudes do TOSTAO confirmam-se. Foi um grande joigador e um cidadão cioso. Recentemente abriu mão da aprosentadoria prometida pelo Lula. Até onde sei o Tostão não fez fortuna com o o futebol.

    Curtir

  4. Gerson,

    A foto é sintomática! Empresários, donos de negócios relacionados ao futebol, homens de TV e imprensa, ex-jogador de grandeza mundial (hoje também empresário do meio e interessado nos caminhos e bastidores deste filão mercadológico), dirigentes de clube e cartolas reunidos. Resume bem o que é a “política do mundo futebol”… E vou me calar por aqui…

    Abraço!

    Curtir

  5. Bem claro o que eu já sabia sobre os ingenuos pensarem ser a Dilma uma paladina com espada de fogo.Ela já tirou o corpo fora .E Teixeirão só será parado mesmo pela forte e instransponível zaga da natureza humana:A morte , mas antes disso ele vai fazer muitos e muitos ” gols’.
    Será algum dia que ele leu uma passgem bíblica que diz ” De que adianta ganhares o mundo e perder a tua alma ?”

    Curtir

  6. Espera-se que o Lula não permita o uso do seu nome mais do que já permitiu em relação ao Corintians e ao Sanchez, rincipalmente.

    Curtir

  7. Como não vai permitir? Se ele iniciou isso tudo.Minha opinião.
    Votei nele duas vezes e o defendo , mas sou justo.
    O amor pelo corinthians o fez “vacilar”.
    Aos comentaristas do blogue tenho estado meio ausente por conta de muitos compromissos e principalmente hoje recebendo desde madrugada dr.Alonso @alonsoperez_ .Vai a Belém semana que vem .O clone sem fotos , sem twitter, sem identificação e intrag´vel , irritante poderia esperá-lo no aeroporto.Dia 3, de dezembro.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s