Por Marcelo Gomes (marcelosigo.m@gmail.com)
O título do independente é histórico e foi merecido,já tem tempo que os time do interior batem na trave e não conseguem desbancar os grandes da capital.Mais antes que alguns comecem a formular teorias de que o titulo do galo elétrico é fruto da decadência de remo e paisandu e que os dois vão deixar de ser grandes no futebol paraense e ainda que a derrota do paisandu ontem foi a suprema humilhação.
É preciso deixar claro que o que aconteceu ontem no mangueirão somente coloca o futebol paraense dentro de uma realidade comum nos últimos anos no futebol brasileiro,time pequeno ser campeão regional é um fenômeno comum e que apenas demorou a chegar no nosso futebol. Em São Paulo os times do interior ou pequenos já levaram o paulista. Inter de limeira,bragantino e são caetano já desbancaram os grandes do futebol paulista,esse ano o bahia de feira ganhou um titulo inédito na Bahia,em Goiás o Itumbiara foi campeão goiano em 2008 e se não me falha a memória apenas no campeonato carioca é que nenhum pequeno foi campeão,mais já chegou na final nos últimos anos.
O fato é que era questão de tempo um time que não fosse a dupla RePa vencer o campeonato, principalmente depois que os times pequenos se profissionalizaram de verdade. Também para os afobados que já podem querer dizer que o independente já é novo grande do futebol paraense é preciso também ter cautela,não é com um titulo que um clube se transforma em grande é com história e o independente esta apenas começando a escrever a sua.
Deixe uma resposta