Sérgio Cosme não comandou o treino do Paissandu na tarde de segunda-feira, no campo do Kasa, mas o time está praticamente definido para o jogo desta quarta-feira (21h50) contra o Bahia, pela Copa do Brasil. Cosme sentiu dores na coluna ainda na sexta-feira e foi atendido em um hospital de Belém, mas já está em recuperação. Além do técnico, três jogadores também não foram ao campinho do Kasa: o zagueiro Ari, o lateral-direito Sidny e o atacante Rafael Oliveira. Todos, porém, devem enfrentar o tricolor baiano. A escalação deve ser a seguinte: Alexandre Fávaro; Sidny, Ari (Nei Baiano), Hebert e Brayan; Alexandre Carioca, Billy, Alisson e Alex Oliveira; Rafael Oliveira (foto) e Mendes. (Foto: MÁRIO QUADROS/Bola)
Sr.Gerson
Como és perito em em futebol e já demonstrou para mim no pouco espaço de tempo que frequento aqui que realmente entende do riscado como dizia meu velho ,LHE PERGUNTO;O Paissandu tem remotas chances de passar de fase?Ou a lógica do presente momento vai prevalecer ,afinal o clube que leva o nome do estado soteropolitano está de volta á serie A e está num nivel bem acima do PAPÃO.Creio que suas analizes serão de forma serena e acertada haja vista que acertou os placares dos jogos entre REMO e CAMETA E depois entre esse último e o PAISSANDU.lEMBRO QUE li o sr. ter postado que seria 3 para o Paissandu,embora o Cametá tenha feito 2.Mas e aí ?chances para surprezas?Ou a lógica que indica o BAHIA?
Carlos, a lógica indica um jogo equilibrado. O Paissandu não é essa brastemp toda, mas, em casa, não será adversário fácil para o Baêa. Creio em empate ou vitória pela contagem mínima para qualquer um dos times.
Gerson e amigos, assisti a alguns melhores momentos de qiase todos os jogos do Bahia, na era Benazzi e, não foi difícil perceber que o Bahia, é um time bem treinado, mas joga muito em função de um jogador: Ramon. Ele é o articulador de todas as jogadas do Bahia. Seu Ala esquerdo Dodô, apesar de novo e da base do Bahia, é muito rápido e, por seu lado saem muitas jogadas para a conclusão de seus atacantes. Rafael e Robert(ora um, ora outro), atacantes, funcionam muito bem à frente da área do adversário(aí está o perigo e, com o Ramon solto), muito parecido com o que o Giba fazia com o Zé Soares, no Remo. Herder, um dos volantes, chuta muito bem de fora da área e, arrisca a todo momento.
– Seu sistema defensivo, ainda é falho, pois joga com um Ala esquerdo e, quase sempre sem cobertura(penso que por aí é o caminho a ser explorado pelo Papão);
– Penso que o Alexandre no Ramon e, o Rafael Oliveira com o Sudny nas costas do Dodô, sendo bastante acionados, poderão ser alguns dos trunfos do Paysandu para frear esse ímpeto do time da boa terra. Se deixar o Ramon trabalhar a vontade, um abraço. É a minha opinião.
Correção: Quase e Sidny
Desculpe, de novo: Helder
Amigo Cláudio, o mapa da mina é a cobertura mal executada pelos volantes, que, segundo o próprio Benazzi, é deficiente. A mídia baiana concorda com ele. Penso que Mendes, Rafael e Alex podem se aproveitar dessa situação. O problema bicolor, porém, é mais sério: a zaga não resiste a cinco ataques seguidos.
Foi isso que falei, amigo Gerson. Como o Dodô é um ala e, não tem a devida cobertura (que seria de um dos volantes), o seu lado é muito vulnerável e, por ali o Bahia tomou a maioria dos gols. Era mais ou menos como falava, em relação ao Sidny no Papão, quando pensava que o mesmo deveria usar 3 volantes. A finalidade era dar mais proteção às subidas desse jogador. Agora tudo isso acontece pelo pouco tempo de preparação e, seu técnico. No Bahia, isso acontece, pelo pouco tempo de preparação que o Benazzi teve.
Tem toda razão, amigo Cláudio. Mas não esqueça que o Cosme já usa três volantes normalmente, pois o Alisson se comporta mais como marcador do que como armador.
E verdade Gerson, a zaga bicolor, ainda não conseguiu passa confiança nem para o torcedor mais fanatico. Mais e como você bem disse mais acima, o jogo e dentro dos dôminios do Paysandu, e se o time entrar ligado desde o ínicio do jogo, e seus pricipais jogadores de articulação e de ataque, estiverem bem, tais como Rafael, Mendes, Alex, e ate mesmo o Sandro, o time tem condições de vencer, mais na minha opnião com uma certa sobra e, não pelo placar mínimo….
Gerson,o Alexandre Carioca, Alisson e o Billy, formam o trio de volantes do Paysandu, de uns jogos pra ca.
Desculpe, por ser novo e ter feito seu 1º gol, pensei que o Dodô fosse da base do Bahia, mas era da base do Corinthians.
Bom dia Cláudio, há 3 ou 4 anos atrás esse Bahia na série C não “assustava” ninguém, o mesmo acontece com o Santa Cruz e Fortaleza hoje, em temos. Digo isso para deixar claro que a tradição tráz a força de volta e hoje o Bahia está na elite e chega com o pensamento de evitar o jogo de volta. Seria naquela ocasiçao, citado no começo desta postagem, um forte atrevimento. Assim sendo, penso que o Paissandú amanhã pode voltar a ser lembrado com todo o respeito que merece pelo time baiano, fazendo que este se preocupe com o jogo de volta, hoje subestimado.
Bom dia, amigo Berlli e a todos do Blog. Penso que o Paysandu tem menos conjunto que o time do Bahia, daí esse meu receio pra esse jogo. Acredito que, quando se tem pouco conjunto, a prudência manda que vc tente anular as principais jogadas do adversário, fazendo com que ele não imponha seu jogo e, depois ir “matando” o mesmo com inteligência. Acredito que o comportamento da equipe amanhã, deva ser esse, caso contrário, não fará sequer o jogo de volta. A não ser, também, que o Bahia não jogue o que vem jogando até hoje. Bom aí é esperar demais. Boa sorte ao Papão.
Em tempo: Em termos, ocasião e atrevimento
Gerson, Sem dúvidas matérias como essa deixa o blog mais atrativo. Quanto a implicação contra as notícias do rival. deu-se ao fato de ser sempre sobre a mesma enganação, prática de contratação que não sai do papel.
Ei Berlli, e o homem que copiava, não deu mais as caras por aqui ?????????????
Bom dia a todos do blogue
Sr.Gerson sendo o EXPERT e titular do blogue e reconhecidamente o jornalista que mais entende de futebol nas quatro linhas.Acredito que apenas o sr.Ivo Amaral seu concorrente de emissora possa lhe rivalizar em conhecimentos táticos e gerais sobre futebol.Inclusive um dia meu patrão se referindo aos seus conhecimentos, dr.ALONSO ME DISSE ” NAUN SEI COMO ESSE SENHOR NAUN É DE UM GRANDE CENTRO DE MÍDIA COMO SÃO paulo ou RIO porque ele é muito bom,acima de muitos que trabalham em emissoras famosa e grandes”.Por isso lhe pergunto.O Paissandu tem time para surpreender o BAHIA mais parecido com o velho Bahia de outrora ou vai dar a lógica ?Porque no presente momento o PAPÃO naun parece nada com aquele timaço que surprendeu o BRASIL e o mundo do bienio 2002/2003 ?
vejam esta materia no site da globo
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/03/da-para-marcar-uma-pa-de-gols-ainda-diz-rafael-oliveira-artilheiro-do-brasil.html
desse jeito, não demora muito o cara vai embora.
Enquanto o Campeonato Brasileiro não começa, a temporada 2011 já se aquece com os Estaduais e a Copa do Brasil. Neste embalo, um artilheiro vem se destacando na liderança do Prêmio Friedenreich, inclusive desbancando feras como Liedson, do Corinthians, Leandro Damião, convocado recentemente para a Seleção Brasileira, do Internacional, e Elano, do Santos. Não, não é em São Paulo. Tampouco no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minais Gerais, Bahia ou Pernambuco. É do Pará, mais precisamente de Belém, o jogador que mais balançou as redes em todo o país até o momento. Rafael Oliveira, meia-atacante do Paysandu, já tem 17 gols no ano.
O atacante, de 25 anos, marcou duas vezes na vitória por 3 a 2 sobre o Cametá, na final da Taça Cidade de Belém – o primeiro turno do Campeonato Paraense -, que garantiu o Papão da Curuzu na final do Estadual. De quebra, ultrapassou o rival Leandro Cearense, do próprio Cametá, que já anotou 15.
Rafael Oliveira é o artilheiro do Brasil com 17 gols
(Foto: Mário Quadros – Diário do Pará)Formado nas categorias de base do Paysandu, Rafael Oliveira tem média de 1,8 gol por jogo, se levar em consideração que o time disputou 11 jogos oficiais (nove pelo Estadual e dois pela primeira fase da Copa do Brasil). Sem esconder a modéstia, revela que o faro de goleador o acompanhou desde cedo.
– Na base sempre fui artilheiro, mas como profissional é a primeira vez. É uma honra ser o artilheiro do Brasil. É muito bom saber disso porque dá mais confiança para os demais jogos. Tenho 17 gols só no primeiro turno, então dá para marcar uma pá de gols ainda – projetou o goleador.
Apesar da pouca idade, Rafael rodou o Brasil. Com passagens por Santa Cruz, Salgueiro, Oeste de Itápolis, Boavista-RJ, São José-POA e São Raimundo-PA, onde conquistou a Série D do Brasileirão sobre o Macaé-RJ em 2009, antes de retornar ao Paysandu, a revelação do Papão da Curuzu não pensa em deixar o país para fazer carreira no exterior tão cedo.
– Recebi sondagem de um time na China, mas no momento quero ficar aqui. Falaram pessoalmente comigo, mas passei para o presidente (Luiz Omar Pinheiro). Só saio se for algo bom para mim e para o clube – revelou, antes de ter o seu contrato renovado até 2014.
‘É um animal’, afirma Sérgio Cosme
Carioca e com vários clubes no currículo como Fluminense, Vasco, Grêmio, Atlético-PR e Portuguesa, o técnico Sérgio Cosme rasgou elogios ao falar do seu artilheiro. Para o comandante do Papão da Curuzu, Rafael Oliveira é um jogador surpreendente.
– É um ‘animal’. Pelo vigor físico e pela técnica. Joga em qualquer time do Brasil e, na minha modesta opinião, na Europa também. Ajuda taticamente, é obediente. Um meia-atacante com muita força e que sai para os lados. Tem muita movimentação e puxa contra-ataque. Ganha no corpo de qualquer adversário. É uma realidade para qualquer clube do futebol mundial – afirmou o treinador, que, além da Taça Cidade de Belém, liderou o Paysandu na conquista do Torneio Internacional de Paramaribo, reconhecido pela Fifa, no Suriname, em janeiro.
Garantido na decisão do Campeonato Paraense, o Paysandu volta a campo nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), contra o Bahia, no Mangueirão, pela segunda fase da Copa do Brasil. No entanto, a presença de Rafael Oliveira não está garantida. O atacante se recupera de lesão, mas promete se esforçar para estar em campo contra o Esquadrão de Aço.
Isso, e a mais pura verdade amigo! Esse e o ano do Rafael, lembro que, na época, em que foi treinado pelo Edson “massaranduba” Gaúcho, o mesmo recebeu alguns elógios do treinador e, ate recebeu algumas chances do mesmo, para entrar nas partidas, mais na ocasião o Rafael, não possuia uma cabeça muito boa, com isso o disciplinador e truculento Edson Gaúcho, o encostou na Curuzu, acarretando em seu desligamento do clube.
Acho que depois da saída do clube, o mesmo amadureceu e aprendeu um pouco mais em outros clubes, e acabou retornando em alto estilo, para sua antiga casa, e hoje e uma realidade para o Brasil todo ver.
Caros secadores de plantão, é fato que o time do Bahia é melhor que o do paysandu, que o futebol bahiano é superior ao paraense (na verdade quem na atualidade não é).Mas há de se considerar que o papão é time de superação, e quando não esperamos nada de bom dele, costuma nos supreender.O Bahia dá como certa a vitória e já faz planos para enfrentar o atlético paranaense, para o Bahia no pará não existe mais futebol e os times daqui são de terceira ou quarta divisão.Cabe aos jogadores do paysandu provar que futebol se ganha dentro das 04 linhas e reavivar a memória do bahia.
Concordo contigo em tudo Paulo! Acrescento mais, eles irão conhecer o Animal Rafael Oliveira, este que está em escelente fase e, outra, ainda temos em nosso elenco uma ex-jogador do Bahia, que concerteza, irá querer mostrar serviço contra sua ex-equipe, estou me referindo ao Mendes, este que foi colocado em disponibilidade pelo Renato Gaúcho, que hoje está no Gremio-RS.
Acho que será um bom jogo, e que vença o melhor!!!
respeitamos o grande papão da curuzu, mas o bahia vai pra buscar a classificação!!!
Senhor Jerson, Sou Jefferson de Santarém, Li o Diário do Pará do dia 17 de Abril de 2012, que publicou uma foto do Zagueiro Perema do São Francisco (meu cunhado), quem assina é Mário Quadros. Na verdade preciso encontrá-lo ou ao menos contactá-lo, gostaria de ter acesso a algumas fotos tiradas por ele no periodo em que o São Francisco esteve jogando por aqui.
Espero que possas me ajudar.
Sucesso em seu conceituado trabalho.
Jefferson Souza
Jefferson, o e-mail do craque Mário Quadros é: quadrosimagem@gmail.com