Por Gerardo Von
Após reunião semanal de diretoria da Tuna, realizada na segunda-feira (14), ficou decidido que o clube fará uma parceria com o time de futebol americano conhecido como Titans, que a partir de agora passará a ser chamado de Tuna Titans. O diretor de esportes amadores da Tuna, Charles Tuma, junto com os demais diretores presentes na reunião aprovaram a proposta de parceria apresentada pelo líder do time Titans, Maurício. O projeto é pioneiro em nosso Estado e, a princípio, o Tuna Titans treinará toda sexta-feira na academia Companhia Atlhética e no domingo, a partir das 16 horas, o treino será no campo social da Tuna. No domingo pela manhã, os integrantes do Tuna Titans darão aulas numa escolhinha que será criada na própria Tuna para difundir o esporte entre os sócios e outros interessados. O Tuna Titans terá em breve o seu próprio site de divulgação e o patrocínio da equipe será totalmente independente e sem gerar custos para o clube. Em breve, o Tuna Titans participará de torneios e campeonatos a nível nacional defendendo os nomes da Tuna e do Pará.
Para maiores detalhes sobre o Tuna Titans acompanhe no blog da ATAT http://atat-pa.blogspot.com ou entre em contato com mauricio_pereira7@hotmail.com
Com todo respeito que tenho pela gloriosa Tuna e seu dirigente Von, mas prefiro aguardar um pouco mais, para tecer algum comentário.
MAIS UMA COISA E CERTA, A CAMISA E BONITA VIU!
Pessoal,
li esta matéria, achei interessante e estou postando para vocês.
O texto trata do desrespeito praticado na Av. arthur bernardes em que os motoristas estão estacionando nas ciclovias obrigando os ciclistas a transitarem pelas ruas.
o trecho que abaixo transcrevo é a introdução do texto.
TÍTULO: Belém, Uma cidade onde não há lei.
TRECHO DO TEXTO : “A falta de civilidade faz de Belém uma cidade castigada por seus próprios moradores. Do lixo que se espalha a cada esquina, que se acumula em canais ou ocupa calçadas, ao desrespeito das mais básicas leis de trânsito ou às mais simples regras de convivência, a falta de cuidado com a cidade transparece, nas ruas, no comportamento de cada morador. O belenense convive e pouco a pouco se acostuma com a desorganização do espaço que o cerca, perpetuando uma tradição de maus costumes, onde a regra é não respeitar as regras.”
Colegas, não posto esse texto para simplesmente achincalhar nossa cidade, mas para que a gente passe a encarar esse problema de frente e pare de ficar fantasiando nossa belém, assim como nosso pará como uma ilha da fantasia que tem cheiro de tacacá e a cor do açaí, onde tudo é legal e todos são simpáticos e ordeiros e corretos.
Nossa cidade está uma bagunça e atrasada. Dificilmente uma indústria vai querer se instalar aqui, haja vista nossa falta de infraestrutura e mão de obra qualificada. Isso atrapalha o nosso desenvolvimento.
Gerson, retirei esse texto de um jornal concorrente. Não sei se vc ficará chateado, espero que não, mas postei aqui pq esse é um valoroso espaço de debate sobre temas de nossa sociedade paraense e este tema penso ser muito importante.
se vc quiser retirá-lo fique a vontade.
Se fosse só na Artur Bernardes era bom..é em toda Belem….rsrsr
Esqueceu de mencionar o nome do autor:
Autor: Felipe Sanches – Redação
Caso se concretize, meus parabéns ao clube pelo qual torcia meu saudoso pai.
Que beleza de escudo e de camisa!!!
Parabéns à Tuna Titans!!!
TUNA TITANS soa mal. Agora, fora isso parece ser uma boa.
Caros amigos, a prática do Futebol Americano é novidade para nós paraenses. O certo é que vem alcançando extraordinária popularidade em todo mundo. As redes de televisão têm obtido suas maiores audiências em transmissões de competições esportivas, tornando os competidores verdadeiras personalidades mundiais. Países são enaltecidos por promover competições, pelas vitórias e investimento no setor.
Na última década, impulsionado pelas transmissões televisivas, o Futebol Americano ganhou notoriedade e vários adeptos no Brasil. A multiplicação de times e atletas, assim como a introdução dos equipamentos de proteção e o aumento do nível técnico dos jogos no nosso país, foi surpreendente.
O Brasil já conta com uma confederação reconhecida internacionalmente como gestora do esporte por aqui. É a Associação de Futebol Americano do Brasil (AFAB). Segundo estudos realizados por essa entidade, estimasse que o esporte saltou de 200 para mais de 5.000 praticantes entre os anos 2000 e 2010. Atualmente, 21 estados brasileiros já praticam alguma modalidade de Futebol Americano, seja o flag football (versão sem equipamentos, com regras que atenuam o contato físico), o beach football (jogada na areia, sem equipamento) ou o full pads (jogado na grama, com equipamento, tal qual na liga norte americana, a NFL).
O apoio dos grandes clubes de futebol foi outro fator importante para o crescimento. Hoje, há diversas agremiações esportivas que mantêm e apóiam as equipes praticantes da bola oval. No Estado de São Paulo, os casos mais notáveis são Corinthians, Santos, Palmeiras e Portuguesa. No Rio de janeiro, o apoio é dado por Fluminense, América, Vasco da Gama, e Botafogo. Até o Amazonas já conta com seis times, sem citar os outros Estados da Federação. No Pará, o Tuna Titans é pioneiro e poderá ser um divisor de águas se tiver apoio.
Em toda sua genialidade, o brasileiro criou até uma nova modalidade: o Beach Football, praticado na areia e sem equipamentos de proteção. Nasceu no Rio de Janeiro, no começo da década, e hoje marca presença em toda costa brasileira. Desde a criação de uma nova modalidade até a formalização e expansão das ligas nacionais e regionais, a evolução foi natural.
A AFAB, já organiza a Liga Brasileira de Futebol Americano (LBFA), que já se transformou no maior campeonato nacional da modalidade. Em sua última edição, participaram 14 times de várias regiões do país, disputando um torneio no estilo full pads (com equipamentos de proteção, seguindo as regras das ligas universitárias dos Estados Unidos).
A formação de ligas, torneios e campeonatos não para por ai. Há ainda outro campeonato da mesma modalidade, também com abrangência nacional, chamado “Torneio Touchdown”, foi o pioneiro dentre as competições nacionais de calendário prolongado, o qual inclusive já conta com o apoio da AFAB. Existem ainda diversos campeonatos regionais pelo país afora, em todas as modalidades já mencionadas, os quais ganham um destaque cada vez maior na imprensa esportiva regional e nacional.
Times de futebol americano do Brasil:
America Red Lions (RJ)
Adrianópolis Lizards (AM)
Amazon Blacks Hawks (AM)
Amazônia Mustangs Cidade Nova Cavailers (AM)
Arcos Pegadis (MG)
Abc Pistons (SP)
Avaré Black Horse (SP)
Avaré Gladiators (SP)
Aracaju Bravos (SE)
Bagé Baguals Futebol Americano (RS)
Barigui Crocodiles (PR)
Blumenau Riesen (SC)
Botafogo Mamutes (RJ)
Botafogo Flames (RJ)
Botafogo Reptiles (RJ)
Brusque Admirals (SC)
Bahia Cannibalis (BA)
Brasília Bufalos (DF)
Brasília V8 (DF)
Bh Miners (MG)
Borborema Troopes (PB)
Bacachei Busters (PR)
Barra Velha Warriors (SC)
Blumenau Riesen (SC)
Brusque Admirals (SC)
Brasil Devilz Corinthians Steamrollers (SP)
Ceará Artífices (CE)
Copacabana Titãs (RJ)
Corinthians Steamrollers (SP)
Ceará Cangaceiros (CE)
Ceará Eagles (CE)
Ceará Vipers Demolidores (CE)
Campo Grande Gravediggers (MS)
Campina Titans (PB)
Calangos Negros de Natal (RN)
Coritiba Crocodiles (PR)
Cuiabá Arsenal (MT)
Cuibá Angels (MT)
Curitiba Brown Spiders (PR)
Curitiba Hurricanes (PR)
Colombo Black Sheep
Curitiba Brown Spiders (PR)
Dragões do Mar (CE)
Esteio Buriers
Fluminense Imperadores (RJ)
Foz do Iguaçu Black Sharks (PR)
Falções (RJ)
Gladiadores (CE)
Guerreiros de Maracanau Jaguars (CE)
Ipanema Tatuís (RJ)
Ipantiga Atroz (MG)
Ilha Avalanche (RJ)
Indaiatuba Destruction Flames (MG)
Itatiba Priests Lusa Football (MG)
colaboração: mauricio_pereira7@hotmail.com
Joinville Gladiators (SC)
Jaraguá Breakers (SC)
Joinville Panzers (SC)
Juiz de Fora Red Fox (MG)
Minas Locomotiva (MG)
João Pessoa Espectros (PB)
Londrina Bristelbacks (PR)
Maceió Crabs (AL)
Manaós Hunters (AM)
Maringá Pyros (PR)
Mossoró Petroleiros (RN)
Niteroi Corsários (RJ)
Natal Scorpions (RN)
Piratas de Copacabana Futebol Americano (RJ)
Paranavai Pionners
Panambi Diamonds
Pelotas Razers (RS)
Porto Alegre Bulls (RS)
Porto Alegre Pumpiks (RS)
Palmeiras Locomotives (SP)
Recife Mariners (PE)
Recife Pirates (PE)
Rio de Janeiro Sharks (RJ)
Rio de Janeiro Imperadores (RJ)
São Paulo Storm (SP)
Serra Alligators (ES)
Sorocaba Vipers (SP
Salvador All Saints (BA)
Sobral Black Rat’s (CE)
Santa Tereza Hunter (ES)
Serra Skull (ES)
Sinop Coyotes (MT)
Santa Maria Soldiers (RS)
São José Istepôs (SC)
Sampa Red Warriors F.A (SP)
São Paulo Phoenix (SP)
São Paulo Rhynos (SP)
São Paulo Sharks (SP)
São Paulo Spartans (SP)
São Paulo Tigers (SP)
Sorocaba Eagles (SP)
Santos Tsunami (SP)
Tubarão Predadores (SC)
Tubarões do Cerrado (DF)
Tangará Taurus (MT)
Timbó Rhinos (SC)
Tuna Titans (PA)
Uberlândia Lobos (MG)
Vila Velha Tritões (ES)
Vitoria Sea Drakes (ES)
Valinhos Bears (SP)
West Tigers (AM)
olha mas uma vez a tuna de parabens
mais uma vez a tuna sai na frente em coisas que realmente prestam
Ué ,como foi o CARLOS JUNIOR QUE -FELIZMENTE -POSTOU O TEXTO QUE FALA SOBRE AS MAZELAS DE BELÉM ninguém diz nada,ninguém discorda e ninguém xinga o caro Junior.Não que eu quisesse isso,apenas quero dizer que se fosse eu…Mas junior pelo menos vc é uma das exceções que reconhece o quanto a cidae de Belém e UMA MAIORIA DE SEUS HABITANTES ,PRECISAM PARAR DE CRER EM ILUSÕES.
Respeitosamente, acredito que a postagem foi feita em tópico errado. O tema aqui é Tuna Titans e não mazelas de Belém. Se for postado como um tema de debate certamente receberá adesões e será compartilhado. De qualquer forma, valeu e boa sorte!
Alonso, postei o texto pq acho que é importante falarmos sobre o tema. não apenas para criticarmos mas para alertarmos sobre essa realidade, e ao meu ver o objetivo foi atingido.
Vc acha q as pessoas estão de marcação com vc por vc ser extrangeiro, fala até em xenofobia, mas tenho certeza que não é nada disso.
Os colegas pegaram pesado com vc,(e parece que vc foi até bloqueado no Blog) não pq vc criticou a cidade mas sim pela baixissimo nivel com que vc se reportou a uma colega daqui. E eu acho que foi merecido haja vista que vc foi extremamente desrespeitoso com ela e a postagem não condiz com o nível do blog (e nem com o seu).
Mas parece que vc já pediu desculpas e tá tudo certo. Tenho certeza que foi apenas um acidente de percurso.
outra coisa, vi vc dizendo aqui que não vai mais falar do assunto e que vai se ater apenas em futebol.
Gostaria que vc soubesse que acho que vc deve sim continuar postando sobre o que vc quizer, elogiando ou criticando, doa a quem doer, desde que mantenha o respeito, afinal é pra isso q existe este espaço.
Se for pra criticar critique, se for pra elogiar elogie, se for pra concordar concorde, se for pra discordar discorde.
Não devemos aceitar patrulhamento no blog.
Continue firme q vc contribui bastante aqui.
“Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defendo atá a morte seu direito de dizê-las.”
Carlos, o blog não bloqueia ninguém. Ainda.
desculpe Gerson,
mas é que eu vi uma postagem do alonso dizendo que não conseguia postar. pediu até pro valentim trazer uma informação.
pensei que fosse isso.
peço desculpas pelo engano.
Você gosta muito é de sujar a água que bebe todos os dias. Eu hen
òtima iniciativa, espero que dê certo, força para os Titans!
Boa sacada! Em breve a Tuna voltará a ser a segunda força do futebol paraense, segunda porque o primeiro será o eternamente …….
Eu achei muito legal!
na verdade todo esporte é legal!
Morava em Manaus e em frente ao meu prédio no Bairro do Parque 10, existe o CSU – centro Social Urbano, onde os times Jogavam.
Muito legal de assistir! e acho que em manaus eles já tem times bastantes competitivos. Ou pelo menos pareciam, já que era cada quedão que acontecia.!!…rsrs!
Parabéns pela iniciativa da TUNA TITANS
(tuna taitãns!..HOOOOOO!!…kakaka!!)
Que tal:
PAYSANDU BAD WOLF KILLERS!!
ÉGUA!! IA FICAR SHOW!!!1..HEHEHE!!
CORRECTIONS:
PAYSANDU BAD WOLVES KILLERS
E se fosse do remo seria
BLUE LION FAGGOT
ANDREIA,
QUE TAL :
LOLLYPOP LITTLE CAT FURIOUS
KAKAK!..RSRSR!
o “FURIOUS”, É SO PRA DISFARÇAR!!..KAKAK!
Se o remo seria ” The old blue chicken”
Quem tem o privilegio de ver a NFL na tv por assinatura sabe que é um esporte tão emocionante quanto o futebol jogado com os pés.
O ruim é que é um esporte extremamente violento. Quebrar uma perna um braço ou uma costela é corriqueiro nesse esporte.
TUNA TITANS: TOUCHDOWN!!!
É tuna só indo para o futebol americano, pois no futebol tradicional há tempos essa águia deixou de voar, parece que virou uma galinha e não sai do chão.
Galinha é o outro.
Se a Tuna está tentando mudar de ramo, acho que está na hora da leoa azul mudar também e, formar um time de CEMITÉRIO ou QUEIMADA! Acho que fariam um grande sucesso mundo a fora….
ahahauahuahauhauahuaha
O remo?? Trocar de esporte??
Só se for arremesso de lama!!!….rsrsr!
eles perderam até no Rainhas que é a especialidade deles.
Seria bom mesmo Remo e Paysandu também formarem seus times de futebol americano, pois de acordo com que o amigo Paulo falou, se a Tuna não vem bem das pernas, imaginem os dois rivais que recebem imenso apoio de mídia e financeiro mas que na prática não correspondem ao que recebem. Que tal mudar um pouco o foco da questão? Talvez o futebol americano seja uma boa alternativa para diversificar o esporte no Pará.
Se no linguajar papa chibé está complicado, imaginem em inglés.
Em tempo: Inglês;
É mto bom fazer do 1º Time de Futebol Americano da Cidade ! e é bom ver que todos estão acreditando no nosso esporte . Obrigado pessoal !
Ponha quente!!
E pode ter certeza que a TUNA TITANS já tem torcida!
Acho que o problema não é o idioma amigo mas sim a falta de comprometimento e atitude!
Para um clube receber isenção de impostos precisar ser federado em diversas modalidades esportivas, pelo menos em cinco. A Tuna possui Futebol de campo (feminino/masculino), Futsal (feminino/masculino), Voley (feminino/masculino), Natação (feminino/masculino), Remo (feminino/masculino), Vale Tudo (masculino), e agora a mais nova e pioneira modalidade de esporte do Pará, o futebol americano. Pode ser esquisito para alguns mas também pode ser uma grande sacada de mídia e incentivo para os demais.
Podem até pensar que é brincadira minha, mas isso ainda vai deixar muito atleta rico no Pará.
Se realmemte for levado a sério, não duvido que comece a aparecer olheiro americano por aqui, viu?
E no EEUU esse esporte é bilhonário!!
Ae a galera do Tuna Titans!
Já tem esse camisa verde pra vender??
Como compro??
Putz com todo respeito…futebol americano …(arg)
galera o que vcs nao entende e que o tuna titnas sao composto de atletas de situaaçao financeira bem definida e de profissões totalmente estavel,e nao pense que isso e pra mostrar somos melhor que os outros mas queria que tenha respeito ate porque sei que vcs que estam falando mal ou criticando pro mal quando tiver jogos no sousa a nivel nacional estaram la nos apoiando pois todos sao paraenses,abraço e deixo meu abraço a todos