Isto é solidariedade

Os torcedores do Real Madri esqueceram a rivalidade com o Barcelona nesta quarta-feira. Pelo menos por 30 segundos, antes do confronto com o Lyon, os madridistas presentes ao Santiago Bernabéu prestaram uma homenagem ao francês Eric Abidal – o jogador do Barcelona está com um tumor no fígado. O lateral teve sua imagem mostrada no telão do estádio e foi muito aplaudido pelos torcedores do maior rival. Após a partida, vencida pelo Real Madri por 3 a 0, jogadores das duas equipes vestiram uma camiseta com a frase “Animo, Abidal”. O francês teve diagnosticado um tumor no fígado e será operado na quinta-feira. Desde que o Barcelona divulgou a notícia, jogadores de vários clubes têm divulgado mensagens de apoio ao lateral. (Com informações da ESPN)

Seria possível ver essas cenas civilizadas no futebol do Brasil – e no do Pará? Para refletirmos.

29 comentários em “Isto é solidariedade

  1. Já fiz isso ,aplaudi um jogador do Boca que estava muito doente ,na época não divulgaram a causa,em meados dos anos 70.C.A era um tabu.Mas todos no estádios aplaudiram.Não quero mais entrar em polemica ,mas creo que seria possivel sim no Pará e no BRASIL.Não acho que paraenses ou brasileiros sejam incivilizados.Quando reclamo da falta de educação em setores estratégicos é uma coisa ,mas para falar a verdade o paraense é bem amistoso,ordeiro e trabalahdor ,o problema é que em muitos aspectos UMA GRANDE MAIORIA AINDA TEM A MENTE EMBOTADA NAS TUNDRAS DO PASSADO.Não retiro as criticas sobre alguns garçons jamais.Imagine vc chegar num restaurante e o garçon ficar em pé mirando pra sua cara e depois de uns cinco minutos se aproximar e falar de forma bruta,abrupta e cheio de má vontade ” vai querer alguma coisa ou não?” .Até em cidades menores e lugares remotos os garçons se aproximam cortesmente ,dão um boa noite,entregam o menu e etc.MAS como não quero mais ofender APENAS TORNAR PÚBLICO MINHA ADMIRAÇÃO NEGATIVA ,deixa pra lá…no entanto em questão de solidariedade creio que sim seria possivel sim a torcida do PAPÃO aplaudir o time rival QUANDO ESTE NÃO CONSEGUIR A VAGA PRA SERIE D,POR EXEMPLO.SEM IRONIA…

  2. C. Berlli distante. de Belém vc vive com o Remo na cabeça. Mesmo em assuntos bem diferentes vc infere o nome do clube. As vezes tenho vontade de buscar em Freud as explicações que ainda não alcancei, por falta de conhecimento, para entender psicoses.

    1. Pelo visto, amigo Tavernard,eu estou na cabeça de todos os remistas. Alguns até justificam por eu está sempre zoando abertamente, mas voce Tavernar, nem FREUD entenderia.

      1. E mais, o Fluminense já está chamando minha atenção. Se fizer feio cai na rede. Atento.

    2. Tavernard, o Berlli é um encarnador “chato” dos bons, só isso. Psicóticas são figuras como aquele Diego Barros que recém-chegado recusava-se a proferir o nome do Paysandu a troco de não sei o que, e depois chegou a desculpar-se querendo uma chance na Curuzu. E outra, cada vez que ele sentir que está incomodando aos remistas, mais encarnará. Besta de quem se sentir atingido, encarnação só pega em quem fica puto (essa nova…).

      1. O AMIGO Gerson Nogueira, um gentleman, democrata e inteligente, que é, até tenta mediar, mas, infelizmente, nem todos tem a rapidez necessária para captar suas intervenções neste blog, ou simplesmente preferem ignorá-lo.
        Creio que o espaço seja democrático e todos, qualquer que seja a sua cor, têm direito a ter sua própria opinião, e não somente alguns que se julgam acima do bem e do mal.

    3. Entendo que modo com que o decano Tavernard expôs seu entendimento é digno de parabéns, eis que nada obstante polêmico, além de não descambar para o insulto gratuito, foi claro e explícito o suficiente para merecer a réplica na mesma intensidade (a qual, aliás, foi dada).

      Todavia, minha opinião é que não há problemas no comportamento criticado pelo decano do blog. Como o Maurício também acho que trata-se de encarnação. Sem trégua, impiedosa, até irritante, às vezes (máxime quando o Leão verdadeiramente dá motivos como tem ocorrido mais recentemente). Mas, nada além disso: encarnação, e, como tal deve ser encarada e revidada, sem estresse como ele mesmo gosta de dizer. Aliás, bons encarnadores nem sempre suportam o revide, mas o CB, em geral, até que assimila bem as gozações que lhe são dirigidas, só não reagindo legal quando tem que ouvir que o Fenômeno integra mais de 65% dos torcedores paraenses. Ademais, a sátira bem humorada, e que não insulte, nem humilhe e nem ofenda ninguém, tem cabida em qualquer lugar. Ah, por último, de lembrar ao CB que o Mapará tende a ser uma barbada, mas que não se deve subestimar o efeito “Mick Jagger” que nesta semifinal já mostrou ser realmente poderoso.

  3. Parabéns, Tavernard. É preciso que nós saibamos separar bem os assuntos tratados, variando nosso repertório para não sermos repetitivos, sob pena de cansarmos as pessoas que nos cercam, e elas acabarem por se afastar da gente, ou simplesmente nos ignorarem.
    A gente tem que se policiar sempre para não acabar se tornando um ‘mala’ ou um ‘sarna’, como dizem aqui no Paraná.

    POR essa razão não perco a chance de elogiar pessoas sensatas, coerentes em seus comentários, que sabem discernir bem as coisas, enxergando bem além de suas preferências político-partidárias, clubísticas, religiosas etc, e, sobretudo, respeitando as diferenças existentes.

    Nessa esteira de raciocínio, opiniões e comentários inteligentes de pessoas iguais ao senhor, Cláudio Santos, Cássio Andrade, Gilvan Dias e outras que, de vez em quando, se utilizam deste espaço democrático, tão gentilmente cedido por Gerson Nogueira, sempre são bem-vindos e respeitados.

    BOM dia a todos do blogue.
    HOJE, 17 de março, é dia internacional da Marinha.

    PENSAMENTO de hoje:
    ‘SÓ EXISTE uma coisa melhor do que fazer novos amigos: coservar os velhos.’ W. Churchill

    1. Caro Valentin, se voce leva a sério essa teoria voce deve está cansado e achar o Remo uma mala. Repetivo mais que o Leãozinho eu não conheço. Sem série a 3 naos, 5 turnos passando em branco e por aí vai. Desculpe a sinceridade, mas apenas procurei manter o equílibrio nótavel que sua postagem.

  4. Sobre o post: tipo de atitude que tem impacto positivo no emocional do doente. Legal mesmo, não tenho dúvidas de que poderia ser vista por aqui ou em qualquer outro lugar.

  5. Peraí, a rivalidade futebolística em vigor nestas plagas, são autenticamente esportivas, (gozação, muito sarro e outras coisitas, mais) e isso é a essência da manifestação do torcedor, sem isso não existe torcida, NÃO TENTEMOS EXTERMINÁ-LAS, portanto, ante tanta execração; os exagêros, as exceções, cujas, todos condenamos, são copiadas exatamente de lá; DE FORA, talvez, banquemos sim os subdesenvolvidos, ao tentarmos copiar modêlos externos(hooligans, skin heads etc.. e outras porcarias européias) e não continuarmos praticando as nossas autenticas manifestações estilo papa-chibé, no entanto, isso não nos torna sub desenvolvidos, como admite o otávio santos, no máximo, subservientes ao sistema, afinal, por aqui, ninguém precisa ainda, ser portador de um neoplasma, para merecer a solidariedade dos demais semelhantes.

    1. Na mosca, Silas. Devemos lembrar que, de quando em vez, torcidas como a do Real Madri e da Lázio principamente, adoram fazer manifestações racistas nos estádios.

  6. Concordo acho que tem que separar as coisa! Uma coisa e não gostar do clube adversário, outra e odiar os simpatizantes do clube adversário.

  7. Este foi um gesto de amor ! E a torcida paraense, é capaz de ofertar publicamente cenas como as do Santiago Bernabéu. É fantástico, quando se pratica o AMOR baseado no comportamento com os outros, sem objetivar nada em troca. Jesus aclarou de forma exata, o AMOR traduzido pelo comportamento e pela escolha, não o sentimento de AMOR. Pasmem os muitos que não entendem assim!

    Seguindo o raciocínio, Jesus Cristo não queria que nós nos sentíssemos bem em relação às pessoas que assumem atitudes indignas, fingir que pessoas ruins não são ruins. O que ele, Jesus, queria e quer de nós é: que devemos nos comportar bem em relação a essas pessoas.

    Simplificando: Os sentimentos, talvez seja a expressão do amor, mas não é o que o amor é. O AMOR é o que o amor faz.
    Daí vem à certeza de que o paraense, em especial a torcida, é capaz de tamanho gesto solidário em favor de seu “adversário”.

  8. Tenho as minhas idiosincrasias e procuro mante-las contidas. Dispondo de tempo, hoje mais do que ontem, mantenho razoável correspondencia abordando assuntos diversos onde a critica vez por outra é pesada. Não sou leitor de um só autor nem ouvinte de um só genero musical entendendo que a repetição torna-se algo muito chato, insuportável .
    Gosto do humor inteligente e detesto o “pastelão. Distingo o humorista do comico. Na vida há idade prá tudo, até mesmo prá gostar do Chaves, Champolim e do Didi.

    1. Só leio o que gosto, autor é de menos. Só ouço quem é afinado. Humor é coisa série, senão abala em vez de descontrair. Não há idade para praticar do que gostamos, desde que o corpo aceite. Meu avô empinou pipa até quando a vista permitiu. É por aí.

  9. Caro Tevernard, refletindo sobre suas observações sobre o humor, tenho uma opinião um pouco mais restrita, eis que só distingo o bom, do mau humor, e acho que até o fim da vida todos estão suscetíveis ora a um, ora ao outro.

  10. EM relação aos jogadores do SUL a solidariedade está longe momentaneamente. o que está na moda é o sarro,a moagem.Carlos ALBERTO roubou a cena ao comemorar o seu gol imitando a dança do goleiro KIDIABA,ALFINETANDO O RIVAL inter APÓS Leandro Damião TER IMITADO UM QUARTO ÁRBITRO no fim de semana ,cutucando o Gremio.Ou seja ainda cabe esses sarros para apimentar a rivalidade…mas ninguém por lá AMEAÇOU bater ou espancar.Então creio que no Pará tbm ainda é possivel sim haver a solidariedade e o sarro civilizado.

  11. AQUI VAI A FORMAÇÃO DO MAIS QUERIDO DO NORTE DO BRASIL PARA O 2º TURNO :
    DICO, ARANHA, MENDES, DUTRA E CUCA, ELIAS,HERTZ E ROBERTO, CAITO, ALCINO E PERI. EU VI ESTE TIME JOGAR. FOI A MAIOR FORMAÇÃO REMISTA DE TODOS OS TEMPOS. AGORA, VOLTANDO A REALIZADE E FALANDO SERIO : BASTA CONTRATAR DOIS ATACANTES E UM ZAGUEIRO DE AREA (COM QUALIDADES) PARA GANHAR O 2º TURNO E DEPOIS DISPUTAR O TITULO.NADA ESTÁ PERDIDO PARA O TIME COM MAIOR TORCIDA DO NORTE DO BRASIL, DEVIDA E SEGUIDAMENTE, COMPROVADA PELAS BILHETERIAS. OS NUMEROS FALAM POR SI SÓ.

    1. Amigo eu te pergunto! Este tal timaço do Remo, venceu quantas copas norte, quantos campeonatos da serie B, quantas copas do campeões, e quando disputou uma libertadores da america? A pergunta e bem simples, pode pensar o tempo que vc quizer, mais a resposta vc não conseguir me dar né!

      Te dizer!

  12. Este time fez grande participação no Campeonato Brasileiro de 1972 , no unico Campeonato Nacional que existia na epoca , juntamente com Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Fluminense, Botafogo, Internacional,Vasco, Cruzeiro, Atletico e outros times de elite.
    Derrotou o Flamengo por 1×0 em Belém, gol de Roberto. O flamento tinha Doval, Paulo Cesar Cajú, Arilson, Rodrigues Neto, era um time muito forte. O lateral Aranha, foi escolhido o melhor lateral direito da competição e ganhou a Bola de Prata. Nelinho, o reserva de Aranha, foi comprado pelo Cruzeiro e chegou a Seleção Brasileira. Não existia a Copa dos Campeões. Alias, nessa epoca, assistir ao classico Remo e Paissandú era assistir a seguidas vitórias do Leão, tanto que, naquele ano, quando o Paissandú ganhou de 1×0, gol de Alfredinho, o resultado foi considerado anormal, tamanha a diferença técnica entre os dois elencos.A participação na Libertadores foi um acontecimento isolado e fugaz, que nos proximos 50 anos não se repetirá. Isto também foi uma zebra.Mas, o evidenciado acima, faz parte do passado, o que importa é o momento presente. Falando em presente, cuidado com o Cametá e o Bahia, pois o Salgueiraço ainda é um episódio recente. Este cuidado o Remo não teve e dançou.

  13. Este time fez grande participação no Campeonato Brasileiro de 1972 , no unico Campeonato Nacional que existia na epoca , juntamente com Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Fluminense, Botafogo, Internacional,Vasco, Cruzeiro, Atletico e outros times de elite.
    Derrotou o Flamengo por 1×0 em Belém, gol de Roberto. O flamengo tinha Doval, Paulo Cesar Cajú, Arilson, Rodrigues Neto, era um time muito forte. O lateral Aranha, foi escolhido o melhor lateral direito da competição e ganhou a Bola de Prata. Nelinho, o reserva de Aranha, foi comprado pelo Cruzeiro e chegou a Seleção Brasileira. Não existia a Copa dos Campeões. Alias, nessa epoca, assistir ao classico Remo e Paissandú era assistir a seguidas vitórias do Leão, tanto que, naquele ano, quando o Paissandú ganhou de 1×0, gol de Alfredinho, o resultado foi considerado anormal, tamanha a diferença técnica entre os dois elencos.A participação na Libertadores foi um acontecimento isolado e fugaz, que nos proximos 50 anos não se repetirá. Isto também foi uma zebra.Mas, o evidenciado acima, faz parte do passado, o que importa é o momento presente. Falando em presente, cuidado com o Cametá e o Bahia, pois o Salgueiraço ainda é um episódio recente. Este cuidado, o Remo não teve e dançou

Deixe uma resposta