Coluna: Muito gol, pouco futebol

Costuma-se dizer que jogo de muitos gols é sempre interessante. Nem sempre. Ontem à tarde, no estádio Navegantão, aconteceram seis gols, mas a partida tecnicamente foi uma pelada. O empate satisfez o Paissandu, que agora só precisa de um 0 a 0 na Curuzu para decidir o turno. Ruim mesmo foi a atuação do time, que só ia ao ataque à base de chutões.
Sim, o campo estava muito ruim e atrapalhava a troca de passes rasteiros, mas ainda assim o Independente conseguia tabelar e se organizar desde a intermediária. Os raros momentos de bom futebol foram proporcionados pelo time de Tucuruí.
Abaixo de sua produção habitual, Tiago Potiguar não conseguiu criar jogadas no meio-de-campo. O esquema consistia de bolas esticadas para Rafael Oliveira e Mendes brigarem com os zagueiros. O curioso é que essas bolas vinham exclusivamente dos laterais. Sidny, muito bem nos avanços, foi o principal assistente dos atacantes.
Por sorte, o Paissandu achou o gol logo de cara, em ação conjunta de Mendes e Rafael, finalizada por este último. Depois disso, o time se acomodaria lá atrás e só de vez em quando arriscava uma pontada. Aí, sem barreiras pela frente, o Independente se apossou do território.
Marçal e Gian concentravam as manobras e encontravam espaços para lançar Joãozinho, Fábio e Tiago Floriano. O empate tardou um pouco, mas veio. E em lance bonito, de Gian para Marçal. Depois, numa infiltração, Joãozinho esbarrou em Vânderson e caiu na área. Joelson Nazareno marcou o penal, que Fábio converteu.
Bem vigiados, Mendes e Rafael sofriam para tocar na bola, sintoma óbvio do caos tático da equipe. Para receber algum passe, ambos tinham que voltar até o meio-campo. Potiguar, responsável pela ligação, se perdia em reclamações e jogadas sem continuidade.
Mas, na base da transpiração, o Paissandu chegou ao empate no recomeço do jogo. Potiguar fez sua única participação da tarde e cruzou para Rafael marcar. Minutos depois, a virada. Um belíssimo tiro longo de Sidny que surpreendeu Evandro. Depois disso, o caos.
Antes dos 20 minutos, a casa caiu outra vez. Como a defesa não resiste a um cruzamento caprichado, Kafu escorou para as redes e decretou novo empate. No final, o Independente corria e não chegava, enquanto o Paissandu se desesperava, mandando bola pro mato. Coisa feia. 
 
 
O goleiro Ricardo Berna, do Fluminense, bateu ontem o recorde mundial de adiantamento em cobrança de pênalti. Foi contra o Ameriquinha, no Engenhão. Diguinho bateu mal e fraco, mas Berna avançou pelo menos três metros. Impressionante. Lembrou até Rogério Ceni. Por pouco não dividiu a bola com o cobrador. O cidadão que validou o abuso chama-se João Batista de Arruda. Anotem este nome.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quinta-feira, 10)

29 comentários em “Coluna: Muito gol, pouco futebol

  1. Sobre a venda do Potiguar, é FALÁCIA a afirmação de LOP de que se o atleta for bem na Coréia o Paysandu poderá pedir “quanto quiser” para vendê-lo: a multa rescisória do jogador é de DOIS MILHÕES E MEIO. Ninguém é burro de pagar mais por um atleta do que o valor estipulado em multa. Mais uma vez LOP acha que o torcedor é bobo. Ele também fez questão de “esquecer” os 50% pertencentes ao time do Currais Novos, ou seja, o Paysandu não lucrará mais do que UM MILHÃO DUZENTOS E CINQUENTA MIL. O resto é para engabelar o torcedor. A verdade é que LOP, Louro e outros dirigentes precisam ser reembolsados do dinheiro que puseram no clube. Por isso, a venda do Potiguar, Fabrício, Moisés, tudo sempre nebuloso.

    Quanto ao jogo, os mesmos erros se repetiram. Disseram que com a mudança de goleiro tudo seria diferente. Ledo engano. A defesa tomou três gols. Não satisfeita, até gol contra fez. Três gols de um time que nem tem calendário para o segundo semestre. Não vejo os salários atrasados como causa desse mau futebol. O problema é mesmo a limitação do elenco, que precisará ser reformulado para a série C se não quiser ficar pelo caminho. É o time mais fraco já montado na gestão de LOP.

    Curtir

    1. Antonio Lins, com relação a esta fase que envolve a transação do Tiago para a Coreia em um acordo firmado entre o PSC e o Potyguar de C. Novos o Potyguar só teria direito aos 50% do passe em caso de venda, como neste caso ele vai por empréstimo de 11 meses por 150.000.00 U$ este valor é somente do PSC e o Potyguar fica chupando o dedo, o LOP realmente erra mais do que acerta, mas especificamente neste caso aredito que ele acertou, como é de conhecimento de todos o LOP pagpu 100.000.00 R$ pelo emprestimo do Tiago com duração de um ano, só que o mesmo voltou a C. Novos e conseguiu cozinhar o Mérica ( na época presidente do Potyguar) e renovou o empréstimo até 2015 sem nenhum ônus para o clube e dividiria em partes iguais em caso de uma posivel venda do mesmo e em caso de empréstimo o dinheiro ficava somente com o PSC e isto se analizarmos friamente foi uma boa sacada do mesmo, por isto ele não quer vender no momento, como foi a proposta do Sport de Recife em que queria comprar 60% do passe do atleta ai sim neste caso o Potyguar de C. Novos tinha direito de receber a sua parcela e este valor dividido para dois era menor do que este oferecido pelo time Coreano e ainda ficava com apenas 40% do valor do atleta e neste caso ele ainda detém os 100% do valor do atleta que no caso são 50 % e na transação do Sport só ficava 20%

      Curtir

      1. Muito bom esclarecimento Gilvan,
        Parabéns ao Potyguar, pelo que proporcionou ao Grande Bicolor Amazônico, sucesso a ele que o merece; não dava mesmo prá continuar carregando nos ombros além do sandro entregador, o Alex oliveira chinelinho e por último mais o emprego do Sérgio Cosme, lamentavelmente no domingo a minha previsão é que tomaremos uma porrada do galo elétrico, em plena curuzú (já virou moda) ou, será um descarga de 440 volts? não sei qual o pior.

        Curtir

  2. ENFIM ALGUÉM QUE ASSISTE AOS JOGOS E ENXERGA O QUE EU VEJO.OS CORPORATIVISTAS SE JUNTARAM PARA FICAR CONTRA O GRINGO ,MAS PARA QUEM ENXERGA FUTEBOL É ISSO MEMSO.AINDA BRINQUEI AQUI QUE O FAVARO NÃO MUDARIA NADA PORQUE NÃO JOGA POR TRES;GOLEIRO,ZAGUEIRO E VOLANTE.E POSTEI AQUI CEDO O GOL CONTRA ,DEPOIS DA FALHA DO GOLEIRO QUE VISIVELMENTE ESTAVA SEM RITMO DE JOGO…E COM TODO RESPEITO TIVE QUE “ENSINAR” O CLAUDIO QUE GOLEIRO SENTE A FALTA DE RITMO DE JOGO SIM.JOGO É JOGO ,TREINO É TREINO.NOS TREINOS O GOLERIO ATÉ SABE ONDE O ATACANTE DEL GOSTA DE CHUTAR E COMO CABECEIA,EM COLETIVOS E TREINOS A SITUAÇÃO E´UMA NA PARTIDA É OUTRA E ATÉ AGORA NENHUM DELES QUE FICARAM CONTRA MINHA OPINIÃO TIVERAM A HUMILDADE DE POSTAR AQUI E SE REDIMIREM PELAS OPINIÕES EQUIVOCADAS…APENAS O CLAUDIO ME RESPONDEU EDUCADAMENTE ,PORÉM DIZENDO QUE DESISTIA DE DEBATER ,SEM JAMAIS CONCORDAR TOTALMENTE COMIGO.ORA SE ELES ESTIVESSEM CERTO O FAVARO TERIA EVITADO TODOS OS GOLS,INCLUSIVE TERIA DEFENDIDO O PENALTY TBM.Ledo engano ,mesmo sendo o melhor golerio disparado do PARÁ e do NORTE ESTAVA AINDA SEM RITMO E FALHOU NO TERCEIRO GOL AO NÃO INTERCEPTAR O CRUZAMENTO QUE FALEI LOGO AQUI BATEU NUMBICOLOR E ENTROU.

    Curtir

  3. Acredito que, naquele campo, amigo Gerson, não tinha condições de se jogar com a bola no chão, daí esse jogo feio a que vc se refere. Fico muito preocupado com a essa saída do Thiago Potyguar, que era quem salvava a pele de muitos técnicos, inclusive esse atual. Penso que o Paysandu precisa contratar, urgente um ou 2 jogadores, pelo menos com as mesmas características do Potyguar. Eu, arriscaria todas as fichas em Júnior Xuxa e Aleílson(ex Águia). Acredito que com esses 2 jogadores, o Papão terá sua situação amenizada. É a minha opinião.

    Curtir

  4. Sob a luz de CUSTO X BENEFÍCIO deve ser discutida a saida do Thiago Potyguar. Em outras palavras, o time sofrerá mais do que o lucro que o clube poderá auferir ? Eis a questão. É s que abido dinheiro não está sobrando na Curuzú, logo, ganhar 290 mil reais por um emprestimo de dez meses não é um begócio ruim. Mas, esses dez meses serão decisivos para o clube pois abrangerão não apenas o regional como também a série C.
    Uma coisa é certa, pelas declarações, o jogador manifesta desejo de sair e quando isso ocorre a melhor solução é fazer um bom begócio. Considero o Potyguar o melkhor jogador, no momento, do futebol paraense.
    Dado o valor, o Conselho bucilor terá que referendar a venda. Que haja habilidade e que o clube saia ganhando.

    Curtir

  5. A qualidade de jogo atual do papa títulos é sofrível, como sofrível é o seu setor defensivo. O campo nas condições em que se encontrava não permitia melhor prática que a apresentada. O gol é o melhor momento do futebol, pois um 0X0 naquelas condições seria bem pior para a duas agremiações que em princípio, devem entrar em campo com o pensamento de agradar a todos presentes. Valeu pelo placar.

    Curtir

  6. Pelo Catarinense, amigo Cláudio. Um bom jogo entre Figueirense e Joinvile, mas o resultado deixa o time do GIBA na 8a posição e o Figueira na 2a. Na liderança a Chapecoense na qual aposto a supremacia para este 2º turno, caso não haja contratempo. Ontem Pedro Paulo jogou e não foi bem, pelo drible que pegou num lance mano mano no qual ficou a deriva no chão, não deve jogar a próxima alegando agravamento nas dores lombares pesado quase entrega o ouro, mas o campo pesado com a forte chuva que caiu antes e boa parte do jogo, comprometeu a conclusão com êxito do atacante. Infezlimente a sina do Giba parece se confirmar, mais um campeonato sem títulos, pior sem turno.

    Curtir

    1. Vale ressaltar que a diferença do 3º Imbituba para o 8º, que é o Jec, é de apenas 1 ponto e, o JEC enfrentou a melhor equipe do campeonato. Um clásssico. Continuo dizendo o JEC é um clube pequeno, perto de Avaí, Figueirense e Criciúma, logo, é muita pretensão querer que ele seja campeão ou saia ganhando todo mundo. Vamos com calma. Quanto ao drible que o Pedro Paulo levou, nunca podemos esquercer do drible que o Puyol levou do Denilson e, mesmo assim, foi convocado para a última copa e foi um dos destaques da seleção Espanhola. Jogador ele tem que ser analizado taticamente e não com a bola nos pés ou por um drible tomado, coisa normal no futebol. É a minha opinião.

      Curtir

  7. Gerson …o nome do cidadao responsavel pelo, digamos, controle se o goleiro se adianta ou nao, é outro, pois nao é o arbitro central quem fiscaliza e sim, o arbitro assistente, que nao levantou a bandeira, sabe lá pq…rsrsr..

    Curtir

  8. ABSTENDO-ME de comentar sobre o jogo do Psc. Quanto à quase dividida de bola entre goleiro e atacante, é só ver o que aconteceria se fosse o contrário? Infelizmente, o time de menor expressão terá que fazer muito, mas muito mesmo, para superar o de maior camisa. Vide o adversário do Grêmio, ontem pelo Gauchão, que levou o gol de empate aos 50 minutos do segundo tempo. Se fosse o contrário, seria bem provável que o árbitro tivesse encerrado o jogo antes disso.
    O FUTEBOL seria muito mais bonito se fosse resolvido na base de 11 contra 11 somente.

    Curtir

  9. Caro Gerson.É inegável reconhecer que o jogo de ontem foi uma pelada, mas o que esperar desse campeonato medíocre, que é o campeonato paraense, com equipes fracas, falidas e mal administradas.Hoje como ontem, não será nada diferente, pois o remo ladeado como a melhor equipe da competição, é um time fraco, que conseguiu ficar sem divisão mesmo disputando vagas com times locais e que tem como principal jogador um lateral, essa equipe do remo em nada é melhor que qualquer equipe de várzea do futebol paulista.Enganosos ou enganados são aqueles que se iludem ou iludem os outros, pois pobre daqueles que acreditam que o remos ou qualquer outra equipe do futebol paraense irá longe em qualquer competição nacional que disputar.Vamos acordar e reconhecer nossa realidade, para que possamos mudá-la e não mais vivermos de glórias passadas.

    Curtir

  10. Carissimo Valentim antes da aprtida foi corporativo ao amigo Claudio e agora ,depois que viu que estavam errado em suas opiniões se abstem de comentar?Qque é isso meu caro…seja mais realista e saber reconhecer que está errrado é uma qualidade do ser humano,principalmente vc que vive ás voltas com citações ,frase s e pensamentos CONSTRUTIVOS…RECONHEÇA QUE ESTAVA ERRADO QUANTO AOS PSOTS EM QUE FICARAM CONTRA MINHA OPINIÃO ,SÓ PELO PRAZER DE SER DO CONTRA.A RESPOSTA VEIO ONTEM NA PARTIDA DO MAIOR DO NORTE ,O GOLEIRO AINDA VISIVELMENTE FORA DE RITMO DE JOGO -UM ERRO DO CLAUDIO TER DITO QUE GOLEIRO NÃO PERDE O RITMO-E DA FROUXIDÃO NA MARCAÇÃO NO MEIO-CAMPO… TUDO DO MESMO DOS JOGOS ANTERIORES.AGORA SE O PAPÃO NÃO TIVESSE FICADO COM 10 E NÃO ESTIVESSE CHOVENDO ACHO QUE TUDO PODERIA SER UM POUCO DIFERNTE,MAS UMA EQUIPE TODA MELHORAR SEU POSICIONAMENTO TÁTICO POR CONTA DA ENTRADA DE UM GOLEIRO…VENHAMOS E CONVENHAMOS ATÉ O G,N VAI RECONHECER QUE ISSO NÃO EXISTE.SÓ EXISTE QUANDO OS GOLS SÃO FALHAS TÃO SOMENTE INDIVIDUAIS DO GOLEIRO O QUE NÃO ERA O CASO DO PAPÃO.

    Curtir

  11. E PARA O PAULO ;CARISSIMO SÓ VCS QUE APOIAM O re-mio acham que esse time acessorio de embarcação é o melhor do campeonato.Venceu o independente na sorte em Belém e no clássico o papão era UM TIME E NO PR´XIMO SERÁ OUTRO…

    Curtir

  12. NO JOGO DE ONTEM, NENHUMA NOVIDADE AMIGOS;
    O TIME É ESSE, NÃO TEM PADRÃO DE JOGO, NÃO ADIANTA FALAR MAL DO CAMPO ENLAMEADO, NOS CAMPOS SECOS É A MESMA COISA, OU SEJA, NAADA, PARECE ATÉ PEIXE;
    O TÉCNICO É ESSE, E NÃO ADIANTA RECLAMAR QUE O ALOPRADO E O ALOPRADINHO(TONINHO ASSEF) CHEGAM JUNTOS DIZENDO QUE O TRABALHO É ESSE E ESTÃO SATISFEITOS COM O RESULTADO, LEMBRAM DA ENTREVISTA DO ASSEF, APÓS O EMPATE, QUASE DERROTA, CONTRA O PENAROL, NA CURUZÚ? DESMENTIDO A DEMISSÃO DO COSME, ANUNCIADA PELO RICARDO REZENDE? ENTÃO TAÍ!!!
    ELES FICAM SATISFEITOS SÓ EM EMPATAR, ATÉ MESMO EM PERDER, ELES ENCARNARAM O AK-2010.
    ONTEM, EM ENTREVISTA APÓS O JOGO O LOP, JUSTIFICOU O EMPATE E SE DISSE SATISFEITO COM O EMPATE, AFINAL O JÔGO FORA EM TUCURUÍ, ANTE O GRAAAANNDE INDEPENDENTE TUCURUÍ, O GALO ELÉTRICO; É DEMMMMMAAAAAIIIIS!!!!
    TE DIZER!!!!
    PODEM IR!!!!
    CAMBADA DE REMISTAS QUE SE APOSSARAM DA DIREÇÃO DO GRANDE BICOLOR AMAZÔNICO!!!!
    MAS, ESSE MANDATO, UM DIA ACABA!!!
    EXISTE MINISTÉRIO PÚBLICO, PRÁ ANALISAR AS GESTÕES DOS CLUBES DE FUTEBOL!!!
    FIQUEM FRIOS, CAMBADAS DE REMISTAS, QUE A BATATA DE VOCÊS, ESTÁ ASSANDO!!!

    Curtir

      1. É O SILAS, CHAPARIA!
        É QUE ESTOU BERRANDO!!!
        COM ESSA GESTÃO E ESSE COMANDO TÉCNICO, NÃO RESTA OUTRA ALTERNATIVA!!!
        VALEU?!.

        Curtir

  13. Acho que o resultado, não foi tão ruim assim para o Paysandu! Pelo simples fato, do jogo ter acontecido dentro dos dominios do Independente e, o campo de jogo ser horrivel, que parecia que as comportas da hidrelétrica, despejavam água dentro do campo de jogo. Além do mais, era apenas o primeiro jogo do mata-mata, o segundo e na Curuzu e, acredito que o time possa vencer fácil dentro de casa, por mais que a defesa tome seus golzinhos, como de costume, o ataque está funcionando bem.
    Mais ainda continuo, com o mesmo pensamento de nenhum torcedor ir ao estádio, em forma de protesto contra as atitudes do aLOPrado Presidente que o BOI cagou!!!

    Curtir

    1. CONCORDO COM O PROTESTO, INCLUSIVE COM A FORMA, CUJA TENHO DEFENDIDO!!
      AGORA NÃO ADIANTA SE ILUDIR, SEM O POTYGUAR NO MEIO, DEVERÁ ENTRAR QUEM PARA SUBSTITUÍ-LO? O CHINELINHO ALEX OLIVEIRA, ELE MESMO, QUE MAL CORRE UM TEMPO; , JÁ ERA BICOLA, VAI TOMAR PORRADA DENTRA DA CURUZÚ.
      DISCORDO DE ALGUNS POSTS QUE REFEREM A PLANTEL LIMITADO TECNICAMENTE, TUDO BEM QUE NÃO É UMA MARAVILHA, MAS, SUBSTITUINDO O SANDRO, ALEX OLIVEIRA E ALGUNS INDICADOS PELO TÉCNICO E O PRÓPRIO SÉRGIO COSME, TEMOS TIME PARA DISPUTAR O TRI-2011.
      AÍ ALOPRADO!!!! DISPENSASTES O VANINHO E, AGORA!! QUEM VAI NO LUGAR DO POTYGUAR????

      Curtir

      1. Acho que ele poderia dar o posto ao Zé Augusto né! Creio eu, que o mesmo poderia fazer bem o papel de detruição de jogadas pelo meio de campo, onde a bola chegaria talvez redonda em seus pés e, ele mataria de canela e, entregaria quadrada para os homens de frente. Te dizer em!!!!

        Curtir

  14. Bom dia, meu caro amigo Alonso.

    Desculpe, mas penso que o amigo não compreendeu bem o meu comentário de ontem em que elogiei o comportamento do nosso amigo Cláudio Santos.
    Elogiei a conduta serena, imparcial do Cláudio (comportamento que aprecio nas pessoas e tento imitar, nem sempre conseguindo) mas não que eu estivesse concordando com a sua opinião.
    Aliás, sou somente um torcedor, um curioso do futebol, e em termos de táticas de jogo sou comparável a um burro olhando para um palácio. Sei que um time está atacando e outro defendendo porque isso é óbvio, basta ver. Mas não vou muito além disso, então nada tenho a concordar ou discordar de Cláudio ou de outros quanto a esse assunto. Se o Psc foi bem escalado ou não, é uma coisa indiferente para mim.

    E no post de hoje, não comentei o jogo do Paysandu pois nada de novo se me apresentou, pelo que ouvi no rádio e nos comentários do GN.
    Preferi mencionar a ‘sacanagem’ da arbitragem garfando um time menor em benefício de um ‘grande’, coisa que me aborrece e deixa o futebol desleal.

    BOM dia a todos do blogue.
    HOJE, 10mar., é dia do sogro. Pensamento do dia (que, por sinal, cabe a muitos de nós aqui no blog do Gerson):

    ‘GRANDE parte do valor de uma amizade reside no respeito pelas diferenças, não apenas em desfrutar das semelhanças.’ James Fredericks

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s