Brasileiro pode voltar a ter play-off e mata-mata

Liderados por Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fluminense e Vasco, os dissidentes do Clube dos 13 planejam agregar mais insatisfeitos com a distribuição da grana dos direitos de transmissão e, se necessário, promover um campeonato brasileiro paralelo a partir de 2012. Com apoio da CBF e da Globo, provavelmente. Palmeiras, Cruzeiro e Santos mostram-se inclinados a juntar-se ao grupo. Uma das primeiras mudanças em relação ao atual modelo de disputa deve ser a volta do sistema de mata-mata e play-off nas fases finais do torneio.

30 comentários em “Brasileiro pode voltar a ter play-off e mata-mata

  1. Esse foi o objetivo maior para acabar com o C13: a volta do mata-mata. sei que existe muita discussão sobre qual é o melhor: mata-mata ou pontos corridos. Na minha opinião são os pontos corridos, mas como no Brasil já é tradição o mata-mata, deveriam deixar com estava. É um retrocesso.

    Curtir

  2. Que o clube dos 13 deve acabar isto todos devem concordar. Entretanto, deveríamos aproveitar o momento e de repente repensarmos no calendário brasileiro e quem sabe da américa do sul. Não faz por exemplo sentido termos libertadores e sulamericana acontecendo em semestres diferentes, deveria acontecer no mesmo período tal qual a champions league e league uefa. Com isso, se teria um semestre para se pensar em algum torneio alternativo e poderia ser um mata-mata desses, tal qual fazem também os países da europa.

    Curtir

  3. Sempre essa Globo metida no meio das decisões e polêmicas nacionais. A fórmula atual aplicada pela CBF é a mais justa e comprovadamente a melhor para o time de melhor campanha durante o campeonato todo e não apenas para aquele que eventualmente vai para um mata-mata em oitavo lugar e cruza contra outro time que ficou em primeiro, com uma campanha sem igual. O time da rabada dá sorte e vence o jogo contra o primeiro colocado e vai para uma possível semi-final e depois para uma final podendo ser o campeão sem ter sido o melhor time de todo o campeonato. Seria premiar o aventureiro. Sem essa de dizer que tal time é de chegada, isso é balela, papo furado!
    A CBF deveria era acabar com essa exclusividade de transmissão e vender os direitos de transmissão dos campeonatos de futebol do Brasil (das séries A/B/C/D/E) para outras redes de TV, inclusive para redes ou Tvs regionais, não importa de onde, pois assim faria mais justiça e distribuiria melhor a mídia esportiva. Dessa forma tiraria toda a marra e arrogância dessa tal de Globo. É a minha opinião!

    Curtir

  4. SOU da geração que se cansava de ver a discussão sobre calendário, pontos corridos etc. Enfim, sempre se tentou imitar a Europa, e nisso – calendário pré-definido, organizado, pontos corridos – finalmente o Brasil tinha dado uma dentro. Outra cópia da Europa também se ventilou: o intervalo no meio do ano, com o interesse na janela de negociações de jogadores: essa eu sou contrário. Sem pontos corridos, corre-se o risco – embora, se saiba que sempre os grandes dão um jeitinho – de um clube com 10 pontos a menos vencer conquistar o título de campeão, como ocorreu em 1985 (Coritiba e Bangu, lembram? – aí foi uma cochilada de Eurico, Márcio Braga & cia.) ou em 2002, com o Santos, que era o 8º contra o primeiro.
    É. Quando pensei q a gente tinha se organizado em alguma coisa, lá vem eles de novo com o retrocesso.

    Curtir

  5. Também acho um senhor retrocesso. O primitivismo da prática do futebol aliado ao número de jogadores em campo, prejudica qualquer variação tática e estratégica na ciência do esporte. Por isso, os pontos corridos seriam mais justos, pois o mata-mata, nivela abruptamente os desiguais.

    Curtir

  6. É por essas e outras que a Globo sempre terá prioridade nas transmissões esportivas no Brasil e continuará lucrando milhões enquanto excluir a maioria dos brasileiros apaixonados por futebol de acompanhar os jogos de seu clube do coração.

    Curtir

  7. Em termos de atração, emoção e faturamento, o sistema de play-off’s é melhor e até o prefiro, mas em se tratando de justiça ao time mais equilibrado durante todo o campeonato o sistema de pontos corridos seria o mais correto.

    Curtir

  8. Descordo Marcelo, é só lembrar os ultimos 2 brasileiros onde houve varias “entregas de jogo” se fosse mata-mata acabava a frescura, jogava Corinthians x Fluminense em 2 jogos emocionantes pra ver quem realmente era melhor.

    Nos pontos corridos o título sempre era decidido por terceiros.

    Curtir

  9. Nos mata-mata nao houve nenhum campeão injusto. Vejamos os ultimos por exemplo.

    1995, Botafogo campeão com justiça
    1996, Gremio tinha um timaço
    1997, Vasco campeão sem contestação
    1998, Corinthians liderou de ponta a ponta
    1999, corinthians campeão justíssimo
    2000, vasco nem tanto
    2001, Atletico, justo tb
    2002, Santos de Diego e Robinho, campeão com meritos.

    Houve injustiças foi em pontos corridos, como em 2005 e 2010

    Curtir

  10. Está na hora de nossas autoridades intervirem no futebol e fazerem valer, embora contraditoriamente, as leis de mercado e concorrência. Há um CADE, que regula o processo licitatório de venda dos direitos do campeonato. E, mesmo sendo algo “importante entre as coisas sem importância”, o futebol no Brasil deve ser encarado como legítima manifestação de nossa cultura, como algo de interesse público. E esta intervenção que vise estabelecer regras pode ser legitimada, dentre outros fatores, pelo privilégio que entidades governamentais concedem aos clubes e aos seus dirigentes canalhas, perdoando dívidas com órgãos trabalhistas, arrolando dívidas fiscais ou concedendo benécies dessa natureza, sendo que o ônus destas vantagens invariavelmente incidem sobre o bolso dos contribuintes. Os governos devem fazer valer as leis, fiscalizando, promovendo princípios como a isonomia e privilegiando a coisa pública ou de interesse público. Se o futebol assim for encarado, talvez raposas como Ricardo Teixeira e a Rede Globo tenham suas margens de manobra bastante reduzidas.

    Curtir

  11. PONTOS CORRIDOS OU MATA-MATAS TD DO MESMO…MAS ENFIM o cérebro remsitinha do FALCONI funcionou e ele PENSOU -coisa rara-nos mata-morres a cariocada vai tetnar ser melhor,digo tentar porque gremio,cruzeiro,palmeiras e o gambá são bons nisso tbm…e faltou a gambá Andrea(?) falar que em 93 e 94 não deu pra ninguém deu VERDÃO…INVEJA MATA GAMBAZADA.

    Curtir

  12. Discordo. Nos últimos 2 campeonatos, foram os do RJ que venceram.
    E quanto ao outro sistema, tbém é possível fazer combinações para prejudicar um time rival, isto ainda na fase de classificação nos últimos jogos. Enfim, não há sistema infalível para a malandragem (desonestidade, melhor dizendo).
    E em 1985, o Coritiba ganhou com 10 pontos a menos que o vice (a decisão foi nos penais).

    Curtir

  13. Fique a vontade amigo de BloG, Valentim !!

    Mas, o desenho é esse: se correr o bicho pega e se ficar o bicho come ! Ainda tem o Cacique, que se souber da tendência, vai querer que: MORRA, MORRA !!

    Curtir

  14. pra quem e desinformado sabe qual o campeonato dentre todos os esportes com mais publico? nfl futebol americano. media de publica 70.000,00 por jogo. deixem de ser otarios mata- mata é a melhor formula do mundo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s