Por Izabela Vasconcelos, do Comunique-se
O juiz Antônio Carlos Almeida Campelo, titular da 4ª Vara Cível Federal do Pará, enviou uma intimação ao jornalista Lúcio Flávio Pinto, para que deixe de publicar informações sobre o processo contra os principais executivos do Grupo O Liberal, responsável por vários veículos de comunicação no estado. A intimação diz que o jornalista será preso em flagrante caso publique qualquer informação sobre o processo, que corre em segredo de Justiça. Além disso, caso desacate a ordem, também terá que pagar R$ 200 mil de multa.
Lúcio Flávio mantém o Jornal Pessoal há 23 anos. O jornalista publicou uma matéria sobre o caso dos empresários Romulo Maiorana Júnior e Ronaldo Maiorana no início deste mês. Os executivos do grupo de mídia foram denunciados pelo Ministério Público Federal por crime contra o sistema financeiro nacional, pelo uso de fraude, para a obtenção de recursos dos incentivos fiscais da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia).
Jornalista alega direito de informar
“Pretendo recorrer para revogar essa decisão, que é abusiva. A minha matéria defende o interesse do povo que teve o dinheiro desviado. Quando existe um caso de conflito entre a privacidade e o direito da sociedade, vale o direito da população de saber o que está acontecendo”, afirmou Lúcio Flávio.
Segundo ele, o juiz tomou a decisão por “conta própria”, já que os autos não estavam conclusos. “Ele tomou a decisão por conta própria, mas não provocado pelas partes do processo”, disse.
A reportagem ainda não conseguiu contato com o juiz da 4ª Vara Cível Federal do Pará.
Sensura? Nunca existiu no Brasil…A justiça no Brasil é coisa séria…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Vai ver que o juiz não gostou de que Lúcio Flávio Pinto tivesse revelado a maneira extremamente cortês, quase servil, com que ele, o juiz, tratou o réu Ronaldo Maiorana na audiência. Se ele acha que o Lúcio mentiu ou exagerou, que exija o direito de resposta, mas nunca faça o que fez – usar a jurisdição para constranger o famoso jornalista a deixar de reportar o que acontece naquele processo e nos atos referentes ao processo.
Viva a democracia!!!
Abaixo a censura!!!
Todo o nosso apoio ao jornalista Lúcio Flávio Pinto!!!
CurtirCurtir
Tá na cara que esse juíz arbitrario, agiu em interesse dos Maioranas, deve ser farinha do mesmo saco, coisa de ditador de republiqueta de quinta!
CurtirCurtir