Coluna: Remo sobrou em campo

O grande jogo se desenrolou no primeiro tempo, quando aconteceram três gols e lances mais agudos. Remo foi mais consistente, teve organização e esforço coletivo. Além disso, apresentou maior repertório de jogadas, invertendo posicionamentos e rodando seus jogadores no ataque. Exercitou o chamado improviso calculado e levou a melhor. Podia, inclusive, ter obtido uma goleada se aproveitasse as facilidades que a zaga do Paissandu ofereceu nos instantes finais. 
Desde a saída, o Remo esteve mais presente no ataque, dando os primeiros golpes. Mas, como no boxe, quem ataca tem que nocautear e os azulinos ficaram apenas nas ameaças. Mais objetivo, o Paissandu chegou ao gol num lance de categoria. Sandro fez um lançamento de 40 metros para Rafael Oliveira, que matou a bola e mandou um tiro forte para as redes.
O Remo bambeou nas cordas e propiciou ao Paissandu a grande chance de resolver o jogo. Por uns 10 minutos, o time de Paulo Comelli ficou atarantado, rebatendo bolas na defesa e atropelando o ritmo no meio-de-campo. Aos poucos, porém, foi recobrando a lucidez e passou a explorar o que tem de melhor: a qualidade dos alas Elsinho e Marlon.
No gol de empate, o cruzamento foi de um lado a outro, atravessando a área do Paissandu para achar Marlon no segundo pau. O cabeceio firme venceu o goleiro Nei, que estava no meio do caminho. Entre o primeiro e o segundo gol, de letra, marcado por Tiaguinho, ainda houve um cabeceio de Ró no poste esquerdo do Paissandu.
Sob chuva, o segundo tempo só foi interessante para a torcida azulina, que assistiu um verdadeiro passeio de seu time. A dominação era tão óbvia que o Paissandu, desarrumado da defesa ao ataque, só foi dar um chute a gol aos 23 minutos. San ampliou para 3 a 1, completando passe do zagueiro Rafael Morisco, em jogada de escanteio que Comelli treina bastante.
A diferença entre os times era abissal. Enquanto o Remo saía com a bola sempre de pé em pé, aproveitando-se da boa distribuição de suas peças, o Paissandu sofria com a falta de inspiração de Tiago Potiguar e o cansaço de Sandro, que saiu para a entrada do garoto Djalma. Mendes se posicionava como um armador recuado, longe da área. Rafael Oliveira jogou por ele e pelo time, mas cansou de correr sem rumo.
Caso tivesse mais apuro nas finalizações, o Remo teria disparado uma goleada. Foram pelo menos quatro chances claras de gol, com Morisco, Max Jari, Tiaguinho e Rafael Cruz. Nas circunstâncias, pode-se dizer que o Paissandu saiu no lucro.
 
 
Seleção do fim de semana: Evandro (IND); Elsinho (CR), Rafael Morisco (CR), Paulo Sérgio (CR) e Marlon (CR); San (CR), Japonês (TUN), Luís André (CR) e Tiaguinho (CR); Patrick (Águia) e Rafael Oliveira (PSC). (Foto: MÁRIO QUADROS/Bola)

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta segunda-feira, 14)

51 comentários em “Coluna: Remo sobrou em campo

  1. Foi uma vitória surpreendentemente fácil. O Paysandu parecia um time pequeno (só S. Raimundo havia levado 3 gols do Remo). Há tempos eu não via uma superioridade remista tão grande sobre os bicolores. Quem assistiu a vitória enganosa do Paysndu sobre o Cametá (4 x 3) já esperava por isso. Contra o Remo, o Paysandu encontrou uma defesa muito mais sólida que a de um time pequeno. Já a defesa bicolor foi muito mais exigida que nos outros jogos e só não saiu goleada porque o Remo é um limitado time da quarta divisão.

    Tiago Potiguar (vimos no Brasileiro) nada rende quando sofre marcação forte. Nem seu físico “privilegiado” de sub-15 permitiria. Ficou nervosinho no clássico porque está habituado a jogar solto no Parazão, com liberdade para criar, devido ao amadorismo dos times pequenos. Entrou em campo indeciso se seria o Messi ou o Garrincha do Pará. Saiu como o Tiago Potiguar mesmo, jogador comum.

    Muitos foram contra a permanência de Sandro, mas logo veio a insossa turma do “deixa disso” postular mais uma chance ao “grande capitão”, ao “herói bicolor”. Onde estão os donos da verdade agora? É o preço por se insistir no erro…

    A não ser que o jogo de ontem tenha sido uma miragem, o primeiro semestre parece inteiramente perdido para o Paysandu. Se nada for feito, a crise que se avizinha poderá desembocar na trágica quarta divisão. É cedo, mas o cenário já está sendo traçado com o descrédito generalizado que LOP emana para todo o clube.

    1. Acredito, amigo Valentim, que o Sandro não desaprendeu. Aliás, vc viu o passe que ele deu para o Rafael Oliveira fazer o gol? aquilo, amigo é de quem sabe o que faz em campo. O Comeli sabia que seu time era inferior tecnicamente e, fez o que sempre eu falo aqui: “Quando vc tem um time inferior, primeiro vc não deixa o adversário jogar, para depois pensar em ganhar o jogo”. E, foi isso que ele fez. Colocou, ora o Mael, ora o Luiz André no Thiago. Colocou o San na frente da zaga para, juntamente com o Elsinho(que ficou mais, justamente por isso) anular o Rafael Oliveira e,foi conseguindo seu objetivo. Com isso, sobrou tudo para o Sandro, que com 38 anos, já não dá conta de fazer tanta coisa, por isso não aguentou. Resumindo, amigo o Comeli deu um nó tático simples e, até previsível no fraco Sérgio Cosme. Acredito que o grande problema do Papão, continua sendo técnico, há muito tempo.

      1. Claudio, tambem acho que o mal é o Sérgio Cosme, ele não conhece nem os jogadores que tem. Imagine, o Helinton no banco e só entra após os 40 do segundo tempo, é querer sacanear, e o pior, é agente ver os queridinhos dele Braian e Billy correndo parece baratas tontas em campo sem nenhuma noção tática..

      2. O grande problema,amigo Otávio, certamente é o Técnico, mas como aqui se tem a mania de esperar sempre perder a próxima, talvez ainda fique. Eu já teria dispensado ele e seu preparador físico, ontem mesmo e trazido o Giva ou o PC Gusmão.

  2. BOM dia a todos do blogue.
    PARABÉNS pelo comentário sóbrio do analista acima, creio eu que seja torcedor bicolor.
    VENDO à distância, ouvindo a rádio Clube e vendo as poucas imagens do portal Cultura, me pareceu o Remo apenas jogar para o gasto, administrando o jogo depois de ter feito os 2 a 1.

    HOJE é dia de São Valentim. Um grande abraço para o aniversariante do dia, meu pai, Sr. MANOEL Valentim Moreira, que está lá no Paar, completando os seus 78 anos, ele que nasceu em 1933.

    PENSAMENTO do dia:
    “VOCÊ

  3. Antônio Lins, a surpremacia do Remo no jogo de ontem se deve a ausência total de jogo que o maior do norte vinha apresentando. A torcida sem série está eufórica e com razão e já era assim esperada, como a torcida bicolor se manifestaria numa vitória do papa títulos, lógico como menor teor pelo diferencial de carências. Apesar de reconhecer a vitória e a superioridade em campo do time funesto, o Remo é limitado e tirou proveito se um time que sentiu maiis os desfalques que o adversário, foi mal escalado até por falta de opções e tecnivamente pessimamente orientado ou nem orientação houve. As substituições efetivadas são provas de o quanto o Campeão dos Campeões esta mal servido. Acredito que para o quadrangular decisivo, este sim valerá uma vitória, será diferente e se o Leãozinho apresentar esse padrão de jogo, não tenho dúvidas que o desfecho será outro. Pelo que deixou de jogar ontem, o campeão internacional se safou de uma boa peia, mas lembrando pela fraqueza que é o adversário.

  4. CONTINUANDO…
    houve uma falha, e interrompi o comentário.

    PENSAMENTO do dia:
    ‘VOCÊ pode se lamentar muitas vezes por ter pronunciado uma palavra indelicada, mas nunca por ter pronunciado uma palavra bondosa’ Bert Estabraak

  5. ESTÁ no blog DJ LEÃO:
    ‘Diego Vs Ney
    @diego_snake
    RT @Neymessias: Eu espero que o paysandu respeite seu maior rival e meta so 1×0 // O Remo vai desrespeitar como sempre e meter 3 no paiçandu.’

    DE FATO, não é que o Remo tenha desrespeitado o paysandu, apenas fez a sua parte, e com seu time técnicamente inferior à grande equipe bicolor, jogou para o gasto, contentando-se com os 3 a 1.

    NÚMEROS CURIOSOS:

    NOS RE-PA jogados em um dia 13, ontem foi a 13ª vitória do Remo, e somou 13 pontos no campeonato.

  6. Bom dia Valentim, e dupla felicitações: Pela vitória de ontem e a razão maior, o natalício do seu Manoel.

    Quanto ao pensamento do dia, lamentar é uma palavra que não faço uso próprio, mas admito reconhecer externamente.

    1. Amigo Acácio,
      Realmente o Remo jogou melhor ontem, mas é de se estranhar a falta de vontade do PSC. O 2º tempo então, entregaram os pontos. Técnico demorava a mexer na equipe. Mas futebol é assim.

  7. Bom dia, amigo Valentim e amigos do blog. Parabéns ao seu Pai, Seu Manoel Valentim, pelo dia de hoje.

    1. Grande Vale…mande um abraço pro seu Pai em meu nome…quem tem o Pai vivo, nao pode deixar de abraçar pelo menos no dia do ”niver”…o meu faz falta..mas sempre é lembrado…

  8. Não é só bicolor que está na bronca, tem alvinegro perdido em pó de arroz. He, he, he. Tavernad, a volta vai ser redonda, aguarde!

  9. Eu, Marcelo Maciel, não me surpreendi nem um pouco com o jogo de ontem. Desde a estréia do Remo que alertei aqui neste blog sobre o time azulino. Aliás, de tudo o que li ontem e hoje, nenhum elogio ao grande responsável pelo resultado de ontem, Paulo Comelli. Como é que um treinador recebe um elenco com 4 jogadores e dá 15 tiros certos em contratações, isso é que eu chamo de competência.

    Luiz Omar, acorda, vc não conhece nada de futebol moderno, se conhecesse não traria um ex-jogador em atividade como o Alex Oliveira e não formaria um plantel tão ridículo como esse, vc é um incopetênte.

    Sandro é titular absoluto nesse time, mas como volante que sempre o foi, não num espaço do campo onde se necessita de vigor físico e velocidade que é a armação. Pera lá Sérgio Cosme. Reformulação já, desde o treinador.

    FORA: Marquinhos, “Suco” Laranjeiras, Tinoco, Bryan, Alex Oliveira, Mendes (horrível), Héliton (fraco), Zé Augusto. E principalmente, fora LOP (do futebol), fora irresponsáveis e inconsequentes.

    Se Remo e Paysandu jogarem 10 vezes com esses times serão 10 vitórias azulinas. Nunca vi tanta superioridade de um time sobre o outro num RE x PA como ontem.

    Deus, pq não desisto?

    1. Marcelo voce se deixou impressionar por um jogo atípico do papão, quanto as citações até concordo, mas aguarde mais um pouco para ver que nem tudo é verdadeiro.

    2. Tem toda razão, amigo Maciel. Comelli demonstrou competência por conseguir fazer muito com o pouco que tinha em mãos, além de jogar as quatro primeiras rodadas sem atacantes de ofício. Reservei algumas palavras sobre o trabalho dele para a coluna de amanhã.

      1. Taticamente ele foi perfeito Gerson….e humilde quando deu nota 8 para sua equipe…ele é um estudioso do futebol….entende muito de tática…e um cavalheiro tambem, pois apos o termindo da partida foi até o Sergio Cosme apertar a mao do treinador derrotado….ele provou que uma equipe pode vencer sem um centroavante de area…

    3. Marcelo, amigo mandar embora o Helinton, que não jogou 5 minutos. Te dizer..rsrs .
      – O Torcedor tem que ter paciência e procurar perceber onde seu time errou, para que também não cometa erros.
      – Nunca disse aqui, que o Comeli era um mal técnico. Disse sim, que ele não é técnico para o Remo. Pensem nesses técnicos: Fran Costa, Flávio Goiano, Sinomar, Charles, Apeú e Sérgio Cosme. Penso que nenhum é páreo para o Comeli, a excepção do Galvão, mas com o Águia bem fisicamente. Pensei que o Sérgio Cosme, também fosse, até pelo elenco que tem, mas me enganei, é ruim, não sendo capaz de fazer, com rapidez a leitura de um jogo.

      – Disse o Sérgio na entrevista coletiva: “Mandei toda hora o Marquinhos atacar pelo seu lado, mas ele não foi, não sei o que passa pela cabeça do jogador, já que por lá estava uma têta”.
      – Penso eu, amigos que com 30 minutos do 1º tempo, ele vendo que o Comeli anulava o Thiago e o Rafael Oliveira, ele teria que ter tirado o Marquinhos e colocado o Helinton(de ala), para, ora bater com o Marlon, ora ser mais um atacante nas costas do Marlon, fazendo com que um marcador do Thiago, saísse de sua marcação, o que facilitaria a vida desse jogador. Mas, não, o que se viu foi ele ser dominado, voltar para o 2º tempo sem mexer na equipe e, fazer mexidas absurdas como as 3 que ele fez. Aí, é dar muita sopa ao adversário.
      Continuo dizendo o Paysandu tem o melhor elenco do campeonato e tem tudo para ser o Campeão do Parazão 2011, só que precisa de um bom técnico, URGENTE, pois esse, já mostrou que não ganha nem do Comeli. É a minha opinião.

    4. CALMA, não desista.
      VOCÊ tem razão na grita contra o presidente do Paysandu, visto que, na minha opinião, ele padece de um problema sério: O SEMI-AMADORISMO. A contratação de Alex Oliveira, p. ex., é coisa de amador: contratou-o pelo simples fato de ele ter feito algum sucesso qdo jogou em Belém pelo Clube do Remo, isto há mais de 4 anos, qdo o mesmo já não era um garotinho.

  10. O remo só ganhou porque todos estavam de boia naquela piscina funda. Já do paysandu todos morreram afogados porque não sabiam nadar…

      1. Jimy, o PC foi bem…o Marcio Gleidson idem…já o Lucio Ipojucam cometeu um pequeno deslize logo reparado pelo PC que foi o lance do toque para tras do zagueiro do PSC. o LI deve ter se assustado ao ver o atacante do CR dominar sozinho a bola na ponta esquerda e levantou a bandeira baixando em seguida…nota 9 ao trio…tivemos tambem um probleminha de comunicação entre o treinador do PSC por ocasiao da entrada do Zé Augusto, com o 4º arbitro…no mais foi uma partida em que uma equipe se sobressaiu e muito a outra…a torcida fez sua parte..a arbitragem tambem..a chuva é que nao ajudou …rsrrs..mas aí já seria pedir muito neh ?
        Em tempo : Ele não vai mais de carona com a gente…he he he he …

  11. Esses bambicoletes são engraçados, mesmo depois da surra que levaram ainda tem a cara de pau de vir aqui dizer que o time deles é superior e que o culpado é o tecnio.

    Bambicolores, vc´s são a minha alegria mesmo kkkkkkkkkkkkkkkk

  12. era pro remo fazer uns 5 a 7 gols nesse papaozinho o remo perdeu gol demais mais ta bom o remo ganhou e isso que importa
    da-lhe remo

  13. Dias atrás eu disse que não gostaria de comemorar uma vitória sobre uma caricatura de time que é o Paysandu, hoje.

    Há alguns anos, em Manaus, o Clube do Remo jogou contra Nacional, São Raimundo e Holanda, mas em nenhum desses jogos identificava-se um toque de bola envolvente como praticado hoje pelo Leão Azul. Precisa-se melhorar essa característica do time que hoje, ainda está, acredito eu, num patamar de 60%, elevando este quesito para 70%, aqui no norte, se tornará um time imbatível.

    Falei também, que é o RE XPA, a ferramenta de medição para dizer quem é quem, é o que separa as crianças dos homens ! E ao que parece, está bem claro a todos a situação de Clube do Remo e Paysandu. E a equação do favoritismo bicolor, foi resolvida, eu acho !!

    1. Quando em digo que o torcedor remista é só ilusão fico mais seguro da desta minha crença quando vejo esse tipo de manifestação. Um jogo contra o maior do norte e pronta avaliação. Ano passado a máquina fundiu e ví muitos comentários neste patamar de empolgação, Poder de fogo, quadrado mágico e o leão acabou no mesmo picadeiro, sem série Nunca vi uma cacho de banana amadurecer toda de uma só vez, logo continuo esperando mais fatos para ter a certeza que o papa título não será por mais vezes igual ao de ontem.

  14. DO ROBERVAL DAVINO, VIA TWITTER:

    -OI CLAUDIO…Obrigado mais uma vez pela força .Um grande abraço e sorte para o LEÃO no tradicional RExPA de hj.
    Mensaje directo enviado por Roberval Davino (@robervaldavino) a ti (@ClaudioColumbia) el Feb 13, 2:29 PM.
    Roberval Davino
    @robervaldavino

  15. Essa vai para os azulinos! Otem fui ao mangueirão e, assisti a um jogo de um time so. Para mim o Paulo Comelli, que não e bobo, montou o setor defensivo do Remo bem postado e protegido por um ferrolho implacavel na marcação, com essas medidas conseguiu anular o Thiago Potiguar, que e sempre um jogador contundente com a bola em seus pés.
    Apartir dai, ganhou totalmente o setor de meio de campo e, consrquentemente a partida. Te contar em, o Sadro, Zé Augusto, marquinhos, bem que poderiam ter assistido hoje a coletiva que Ronaldo fenômeno deu, informando o fim de sua excepcional carreira de jogador.
    Acho que uns e outros, devem tomar a mesma atitude e parar de jogar.

  16. Em entrevista via telefone ao programa SporTV News do Canal SporTV, Vírgilio Elísio da Costa Neto afirmou que ontem houve uma reunião com os cinco vice-presidentes da CBF juntamente com o Sr. Ricardo Teixeira, que é o presidente da CBF, para discutir o novo projeto de abrir a 5ª divisão nacional, que terá inicio em Julho de 2012. A Série D passará a conter 20 times seguindo o mesmo regulamento da Série C, enquanto a Série E herdará os 40 participantes da antiga divisão final do nacional. Os participantes da Série D 2012, serão definidos pela seguinte forma: 4 Rebaixados da Série C 2011 + 16 melhores colocados da Série D 2011 que não conquistaram o acesso. Os outros 24 clubes da Série D desse ano que não conseguirem ficar entre os 16 melhores, irão automaticamente para a Série E. A Série E 2012, terá o mesmo regulamento da Série D desse ano, e começará em Julho de 2012. Fonte: SportTV News. TIME SEM HISTÓRIA já tem série pra jogar.

  17. Rapaz, o que faz uma vitória do Leãozinho sobre o maior do norte. Hoje é tanto gato miando, cachorro latindo, papagaio falando, galo cantando, etc…

      1. Acho que esse Carlos Berllibélula é padeiro desastrado e deixa queimar uma rosca danada !!!!

  18. A media de idade do time do Paissandú é muito alta para um campeonato que é jogado , na maioria das vezes, em campos pesados, exigindo um grande preparo e condicionamento fisico dos jogadores. Se o time do Remo fosse um pouco mais qualificado nas conclusões, o time azulino teria feito, pelo menos, mais uns 4 goals.Medidas urgentes tem de ser tomadas para melhorar a condição fisica e técnica do time bicolor.

Deixe uma resposta