A vida mansa de Virgílio, o ex-valentão

Lembram das bravatas de Artur Virgílio (PSDB-AM) no Senado, ameaçando brigar com o presidente Lula? Pois é. Derrotado nas eleições de outubro do ano passado, quando tentava se reeleger, voltou ontem ao baixo escalão do serviço público. Pediu para ser reintegrado ao Itamaraty, onde começou na década de 70 após prestar concurso público. Segundo matéria publicada na Folha de SP, pelos registros do Ministério das Relações Exteriores, Virgílio trabalhou como diplomata por menos de cinco anos. Ele tirou licença, na maioria das vezes, por ter saído vitorioso das urnas: foi três vezes deputado federal (líder de bancada durante 11 anos), prefeito de Manaus, além de senador. No primeiro dia de volta ao trabalho como servidor do ministério, já pediu férias. 
O ex-senador tucano foi um dos mais ruidosos opositores ao governo Lula no Congresso. Todo santo dia estava na televisão criticando o presidente e “ensinando” como se faz. Na visão de um grupo de diplomatas ouvidos pela Folha, ele foi também um algoz do Itamaraty quando participou da Comissão de Relações Exteriores do Senado, muitas vezes crítico as decisões da gestão do ex-chanceler Celso Amorim. Virgílio entrou no Itamaraty em 1976 pelo concurso do Instituto Rio Branco, de formação de diplomatas. No ano seguinte pediu licença de 10 meses para cuidar de “interesses particulares”, segundo os registros do Ministério. Pelo mesmo registro interno, em 1982 ele saiu de licença e desde então estava afastado.
Quando deixou a carreira de diplomata para seguir a vida política, Virgílio era segundo secretário, posto mais baixo na hierarquia do Itamaraty.
Na volta ao emprego ele assume como conselheiro especial, galgando dois postos, mesmo afastado. O Itamaraty justifica que as promoções foram concedidas por “antiguidade”. Na volta ao ministério, Virgílio vai embolsar um salário mensal bruto de R$ 16,5 mil.

54 comentários em “A vida mansa de Virgílio, o ex-valentão

  1. Tudo! É um ser humano como qualquer outro e deveria ter o mesmo tratamento. Lógico que querer que isso seja real é acreditar na cega justiça. É mais fácil manobrar os mais fracos.

    Curtir

  2. Marcelo Maciel;
    A culpa não é do País, por situação atípica e de claro favorecimento a alguém, segundo se deduz ao ler a referida matéria. Nessa situação, isso pode ser fato consumado para o Itamaraty, porém, prá sociedade resta recurso, através do MPF(Ministério Público Federal). Esse é o Orgão de Controle do Governo, a cujo, a Sociedade deve recorrer; nada de ficar maldizendo o Brasil, até pelo fato quer eu só conheço UM MUNDO, o planeta terra, esses jargões que separam os povos são forjados por quem menos entende de gente, de sociedade, apesar de tidos, como de notório saber; apesar disso, tem muita caixa de som, espalhadas por este planeta, repetindo e ecoando as mesmas baboseiras.

    Curtir

  3. Por isso que eu digo que nós temos que procurar alternativas fora desses dois partidos mafiosos que fatiaram o brasil e agem como se fossem os donos do pedaço.
    Não respeitam as leis e normas aplicáveis aos cidadão em geral e fazem o que bem lhes convém.
    FORA PT E PSDB. E levem junto o PMDB, o PCdoB os DEMOS, o PSC e toda essa cambada de imundos que NÓS, o sábio povo brasileiro, colocamos Lá.

    Curtir

  4. O pai do ex-senador Arthur foi deputado federal pelo Amazonas e lider do governo JK na camara . Foi embaixador brasileiro em paises da Europa e depois cassado pelo governo militar. O ex-senador após a abertura voltou a Manaus elegendo-se prefeito numa disputa com Gilberto RAPOSO Mestrinho (nome completo) fo famosos Boto Tucuxi. iniciando sua carreira politica. Pessoalmente não o conheci. Em Manaus enfrentou (sem policia) os camelos que invadiam as ruas da àrea comercial (Zona Franca) e até onde sei foi bem sucedido.
    Não vejo escandalo a volta dele ao Itamart uma vez que funcionário tem esse direito posto e garantido.

    Curtir

  5. petistas e tucanos são farinha do mesmo saco. Finjem ser situação e oposição quando na verdade por baixo dos panos estão dividindo o Brasil.

    Curtir

  6. Recebo e-mail dizendo-me que DEZOITO caminhões fizeram a mudança do ex-presidente Lula. Livros com certeza não haviam na bagagem. Até onde sei é propriedade do pais todos os ativos fixos do Alvorada e da Granja do Torto. É muita bagagem para quem não precisava de nada para morar no Planalto.

    Curtir

  7. Um outro que tá voltando à vida mansa é o Delúbio. Collor, Palocci e Genoíno já voltaram. O Sarney é que nunca largou a vida mansa.

    Curtir

  8. Gente ,ele é diplomatra concursado e acabando seu mandato de senador assumiu o cargo de origem ,o que tem de mal nisso.

    Curtir

  9. COMO FUNCIONÁRIO CONCURSADO ELE TEM O DIREITO DE PEDIR AFASTAMENTO OU LINCENÇA /FÉRIAS.PIOR É A EX -GOVERNADORA DO PT QUE NO DIA SEGUINTE APÓS TRANSMISSÃO DO CARGO PARA O JATENEN ENTROU COM PEDIDO DE APOSENTADORIA ….O VIRGILIO AINDA VAI TRABALHAR E ELA ?S EQUER ISSO É COMENTADO PELOS “JORNALISTAS-PARCIAIS “EM POLITICA . E NINGUÉM COMENTA QUE O LULA CORTOU O PROPRIO DEDINHO PRA SE APOSENTAR AOS 43 ANOS DE IDADE ,FAIXA ETÁRIA EM QUE MUITOS TRABALHADORES AINDA ESTÃO ATÉ COMEÇANDO A CONTRIBUIR PARA PREVIDENCIA…ACHO QUE É HORA DO G.N SE ATER APENAS EM FUTEBOL E MÚSICA O QUE FAZ COM EXCELNTE PERFORMANCE.TENATAR DAR UMA DE CIENTISTA SOCIAL E COM OS PÉS NUM AMOR PASSIONAL POR UM PARTIDO ,DIFICULTA A OPINIÃO NEUTRA QUE DEVERIA HAVER DE UM JORNALISTA ,SE É POR OPINAR APENAS E NÃO FORMAR OPINIÃO TD BEM ,VAI TER QUE OUVIR E LER SOBRE AS VERDADES EMQ EU ESTÁ INCLUIDO O PT,O PARTIDO MAIS MENTIROSO E FISIOLÓGICO DO BRASIL…

    Curtir

  10. Outros que, como o Sarney, que não querem deixar a vida mansa são os filhos e netos do lulla. Até hoje ainda não devolveram os passaportes diplomáticos que receberam irregularmente.

    Curtir

  11. MAS O POVÃO ADORA SER ENGANADO TAL QUAL UMA TORCIDA GALINETE AZUL DO PARÁ QUE ARROTA CAVIAR MESMO COMENDO SEMPRE O TAL DE CHIBÉ.

    Curtir

  12. Caraca,
    é verdade que o lula se aposentou aos 43 anos de idade?
    e por causa daquele dedinho?

    não é possivel que isso seja verdade.

    Curtir

  13. “…E NINGUÉM COMENTA QUE O LULA CORTOU O PROPRIO DEDINHO PRA SE APOSENTAR AOS 43 ANOS DE IDADE ,FAIXA ETÁRIA EM QUE MUITOS TRABALHADORES AINDA ESTÃO ATÉ COMEÇANDO A CONTRIBUIR PARA PREVIDENCIA…”

    Égua Alonso!!.. num força a barra, cara!!

    Curtir

  14. Sr. TAVERNARD, até o senhor, se fosse presidente da República por 8 anos, iria receber muitos presentes, e nem sempre ficaria bem recusá-los.

    EU admiro as suas opiniões, mas acho que o sr. está se deixando levar pelo partidarismo.

    UM Presidente da República, por força de legislação – que não foi de autoria de Lula – tem todas as despesas pessoais cobertas pelo erário. OU seja, não precisa mexer no salário. Então, faça as contas de 96 meses. Não esqueça que o mesmo ocorreu com Fernando Henrique Cardoso.

    Curtir

  15. Mas é. E o tempo de querrilheiro (a) no caso de muitos que estão no poder foi considerado tempo de serviço com direito a indenização e pensão até a morte.

    Curtir

  16. É verdade Tavernard Neves, ele, enquanto Servidor Concursado que o é, tem direito a retornar ao Serviço Público, nenhum escândalo até aí; o que causa estranheza e Indignação, é que segundo a matéria, ele retorna “com promoção” dois nìveis acima, sem haver trilhado o caminho para tal merecimento, haja vista, que se licenciou do serviço Público prá dedicar-se à vida política, essa, é a BRONCA! Isso indica que está havendo favorecimento, pelo fato talvez, de ser uma figura influente na vida Nacional!!!

    Curtir

  17. Primeiro aspecto: deixemos os partidarismos de lado e nos atenhamos aos fatos. A classe política, independentemente das cores empunhadas sabe muito bem que os cargos públicos do legislativo e do executivo auferem vantagens para quem os possui. A mudança? A sociedade organizada exigir a revisão de possíveis leis e aditivos que legitimam tais benefícios e vantagens. As aposentadorias vitalícias de governadores e ex-governadores – que contempla Ana Júlia, Simão Jatene, Jáder Barbalho e até Carlos Santos, o “amigo do povo” – já estão sendo questionadas no MPF e pela OAB. É um passo importante. Quem sabe daí pode partir o questionamento de outras vitaliciedades viciosas e perniciosas ao erário público e à sociedade brasileira, tais como a aposentadoria de senadores e deputados federias após o exercício de dois mandatos consecutivos.

    Segundo aspecto: o que obrigaria Lula a ter livros em seu “comboio” de mudanças? Não incorramos na idéia aristocrática e “anacrônica” (embopra seja ateniese de fato e iluminista de direito) de que somente “governantes ilustrados” tenham competência para o exercício de cargo máximo do poder executivo. Se assim fosse, FHC teria sido o melhor presidente que o país já teve. Mas a história, prodigiosa como sempre, prova o contrário.

    Terceiro aspecto: as indenizações aos perseguidos pela ditadura militar é algo legítimo, em que alguns oportunistas terem se valido de uma “ambientação contextual” para requererem benefícios por possiveis danos às suas vidas e às suas obras. Muitos homens, mulheres, crianças, anciãos e anciãs foram seviciados e tiveram suas vidas profundamente afetadas – ou roubadas – por “simplesmente” defenderem o direito “mínimo” de pensar e questionar ou por dar guarida a quem assim pensasse. Nada mais legítimo e o Estado reconheceu o arbítrio. Trata-se de reparação aos vitimados e suas famílias e de prestação de contas com a nossa história política.

    Quarto aspecto: acidentes de trabalho, se assim comprovados por intrumento pericial, podem redundar em afastamento temporário, licença saúde, benefício ou mesmo aposentadoria das atividades laborais. Não é vantagem, é benefício concedido por lei, seja celetista, estatutária ou regimental.

    Curtir

  18. Afasto-me das insunuações de mutilação proposital com objetivo de receber benefícios. Considero o Lula um fenomeno cuja inteligencia basou-lhe para ser vitorioso na politica dentro d’um partido que abrigou academicos, intelectuais e sindicalistas politizados todos espertos.Lula, não, mas sua entourage pretendeu o descobrimento do Brasil a partir de 2002 o que levou o ex-pte Itamar dizer que os portos brasileiros, às nações amigas, não foram abertos em 2003.

    Curtir

  19. Sem preconceito e sem carencia de afirmação revelo :integro a base da piramide social e economica da sociedade brasileira. Não é preciso ser proletário para vanguardiar movimentos sociais e nem ser “elite” para pensar à direita ou à esquerda do “estatus quo “.
    Enquanto houver leitores de “orelha” de livro tudo nesta terra será confundido. Uns juklgando-se intelectuais outros entendemdo-se constestadores acusam e defendem o que não lhes é espelho.

    Curtir

  20. Caro Tavernard, eu me inscrevo dentre aqueles que não acreditam na aposentadoria à base de morfina e que têm plena certeza que o lulla é muito mais inteligente, e, sobretudo, muito mais esperto, do que muita gente que domina “… religiões, filosofias, políticas e lutas…”. A Gamecorp e a estratosférica escalada econômico-financeira do lullinha correspondem apenas a um único exemplo, dentre vários, que estão aí para comprovar.

    Curtir

  21. Vale aduzir que outro que não quer largar a vida mansa é o coronel da fpf. Afinal, não é de se desprezar os polpudos percentuais que as arrecadações dos jogos do Leão, o Mais Querido do norte do pais, lhe proporcionam.

    Curtir

  22. NÃO FORCEI A BARRA NÃO ,CARO MACIEL…É VERDADE …O LULÃO SAPÃO SE APOSENTOU AOS 43 ANOS DE IDADE POR CONTA DO DEDINHO MUTILADO TODO MUNDO SABE DISSO…,SE FOI PROPOSITAL OU NÃO CABE CONTROVÉRSIAS. O Q QUERO LEVANTAR É QUE TEM SEMPRE UM ALGO A SER COLOCADO AQUI CONTRA OS PARTIDOS QUE NÃO APOIAM O PT ,SEJA CRITICAS CONTRA POLITICOS OU CONTRA PARTIDOS QUE FAZEM OPOSIÇÃO AO PT.MAS NUNCA SE VER AQUI NENHUM COMENTARIO SOBRE OS VERDADEIROS ARROUBOS DE DESFAÇATEZ DO PT…POR EXEMPLO ESSE CASO DA EX-GOVERNADORA DO PARÁ QUE ESTÁ NO MEIO DOS DESVIOS DE VERBAS , O CASO DO PEDIDO DE APOSENTADORIA E ETC….AO CONTRÁRIO DO VIRGILIO QUE PRA FALAR A VERDADE SEQUER VOTEI UM DIA OU O CONHEÇO,MAS PELO MENOS ELE NÃO DRIBLA A LEI NA CARA DURA,É CONCURSADO E SE APROVEITA DISSO.PODE PEDIR LICENÇA E O QUE MAIS QUISER…

    Curtir

  23. COMO DIZ O CARLOS ORIGINAL”TE CONTAR”….PEDIR APOSENTADORIA DEPOIS DE QUATRO ANOS DE GOVERNO É MUITA CARA DE FERRO….E NINGUÉM FALA NADA…

    Curtir

  24. Colegas eu chequei a informação e desobri que o fato é verdadeiro: LULA SE APOSENTOU AOS 42 ANOS, UM DIA ANTES DE COMPLETAR 43 ANOS.
    Mas descobri mais: Não foi por invalidez em decorrencia da perda do seu dedo.
    Ele é aposentado como ANISTIADO POLÍTICO.
    isso sem ele ter nunca ter sido exilado, preso político ou torturado.

    Ele foi considerado anistiado político, pasmem, em razão da cassação de seus direitos sindicais, ocorrido em abril de 1980, e por ter sido destituído do cargo de Presidente Sindical dos Sindicatos dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo – SP.
    PODE?

    Isso sem falar que ele foi aposentado sem que tivesse feito as correspondentes contribuições para a previdencia.

    E tem mais colegas, pedido de aposentadoria foi protocolado em 22/11/1995 mas a aposentadoria foi concedida com DATA RETROATIVA A 05/10/1998.
    é isso mesmo, RETROATIVA.

    TUDO FEITO NA MAIS PURA LEGALIDADE E COM BASE EM MAIS UMA DAS MARAVILHOSAS LEIS FEITAS PELO NOSSO MARAVILHOSO CONGRESSO.

    e pra finalizar: É TUDO ISENTO DE IMPOSTO.
    NEM ISSO O CARA PAGA!

    Descobri também quem é o advogado que está conseguindo as indenizações para os anistiados políticos e que ficou milionário: o ARLINDO CHINAGLIA, um bom e velho companheiro.

    Meu paizinho do céu, mas é muita esculhambação.

    Curtir

  25. É MAS SE FOSSE DE OUTRO PARTIDO QUE NÃO O pt….MAS DO PT NÃO APARECE NADA POR AQUI….A ANA JULIA CAREPA,TÁ AÍ ARREBENTOU COM O PARÁ E NINGUEM FALA NADA….

    Curtir

  26. Amigo alonso, ela não arrebentou o Pará, ele terminou de arrebentar, já que nosso estado estava detonado fazia era muito tempo!

    Ela só jogou a última pá de cal!

    Curtir

  27. putz,ainda bem que tem uma minoria que pensa porque se todos se chamassem SOEIROS….coitado o PARÁ ESTARIA PIOR.COMO TODO TORCEDOR DO re-mio o cara não quer ser atacado só atacar….AQUI É COMO DIZ O VELHO DITADO….”QUEM DIZ O QUE QUER OUVE O QUE PRECISA OUVIR”

    Curtir

  28. Valentin, todos os presentes que são recebidos pelo Presidente da República no exercício de seu mandato passam a ser parte do patrimônio da residencia oficial de qualquer presidente, isto é lei. O que lula levou pertence ao estado brasileiro e não a pessoa física do Luiz Inácio.

    Curtir

  29. ALBERTO SOBRE VC PENSAR QEU SOU ELEITOR E ADMIRADOR DO SERRA ,ESTÁ MUITO ENGANADO…NÃO TENHO SEQUER VOTADO NAS ÚLTIMAS ELEIÇOES,O Q EU NÃO ATURO É VER O POVO SENDO ENGANADO PELO LULO-PETISMO E JORNALISTAS QUE SÓ CRITICAM OS OUTROS PARTIDOS,JAMAIS O PT ,COMO ESSE CASO DA ANA JULIA CAREPA QUE SÓ SAI NOS JORNAIS DE FORMA VELADA…O G.N POR EXEMPLO,TÃO CRISTALINO NO FUTEBOL E NA CULTURA POR EXEMPLO ESCONDE NESSE ESPAÇO, OS PODRES DO PT…

    Curtir

  30. É verdade Ricardo por lei pertence ao Estado, inclusive há algum tempo atrás a viúva do ex-presidente João Batista Figueiredo ultimo presidente do regime militar queria leiloar os presentes em que ele tinha recebido quando era presidente e o governo os proibio e travou-se uma batalha judicial, não sei qual foi o resultado, pois a imprensa nunca deu relevância ao fato

    Curtir

  31. Ademais Silas, dizem os liberais que a lei deve ser cumprida – vivemos no “Estado de Direito” . E ela (a lei) diz que “a figurinha” deve ser reitegrada aos quadros do serviço público – já que ele (o ex-boxer do plenário – apoiado pelo nanico da Bahia) é concursado. Nesse caso o MPF, mesmo contra nossos desejos, nada pode fazer.
    Ressalte-se que um diplomata não é “empregado” do governo, é um servidor do Estado. Ou, pelo menos, deveria sê-lo!!!

    Curtir

  32. É verdade caro Tavernard. Enquanto recorrermos apenas aos rodapés dos livros continuaremos sendo uma nação – ou melhor, um país, pois o processo de construção de nossa nacionalidade ainda não está firmado e afirmado – acéfala de ideias e imatura politicamente. Tens plena razão quando afirmas que “Não é preciso ser proletário para vanguardiar movimentos sociais e nem ser ‘elite’ para pensar à direita ou à esquerda do ‘estatus quo’ “. Me fez lembrar as considerações de Edgar Palmer Thompson sobre a constituição da classe operária inglesa e das teses e tratados políticos de Norberto Bobbio.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s