É sempre terrível quando o futebol sai das quatro linhas para entrar na seara policial. Talvez sob inspiração da pancadaria do vale-tudo que a TV transmitiu no sábado à noite, dois graves episódios foram registrados domingo em jogos disputados no interior do Estado e quebraram o clima de paz que reinava no Campeonato Paraense.
Logo cedo, ocorreu a agressão do técnico do Castanhal, Luís Carlos Apeú, ao jogador Luís André, do Remo, no estádio Maximino Porpino. À noite, estourou a briga de dirigentes do São Raimundo com o técnico Sebastião Rocha e jogadores nos vestiários do estádio Barbalhão, em Santarém.
Os dois casos não têm justificativa lógica e coincidem quanto ao evidente destempero emocional dos personagens envolvidos. Em Santarém, depois de um empate até certo ponto heróico com a Tuna, dirigentes do São Raimundo trataram de culpar o árbitro pelo resultado. Tudo porque o mediador teve a ousadia de encerrar o jogo interrompendo um ataque do time da casa, embora o tempo regulamentar estivesse encerrado.
Depois de vociferar pelo rádio ofensas ao presidente da Federação Paraense de Futebol, com insinuações de favorecimento a clubes da capital, um dos cartolas dirigiu-se ao vestiário do próprio time e travou violenta discussão com o técnico Sebastião Rocha, fato que descambou para troca de sopapos só contornada com intervenção policial.
O vexame é maior na medida em que o São Raimundo é um campeão brasileiro. Conquistou, com méritos, o primeiro campeonato nacional da Série D, em 2010. Vitórias importantes também trazem embutido um sentido de responsabilidade. É, portanto, inadmissível que o clube tenha sua imagem pública arranhada pelo desequilíbrio de seus dirigentes.
Em Castanhal, a confusão se desenrolou à beira do campo. O volante Luís André deslizou no gramado enlameado e atingiu, involuntariamente, o técnico Luís Carlos Apeú, que se mantinha junto à linha lateral. Transtornado, Apeú reagiu com uma cotovelada quando o jogador tentava se desculpar pelo acidente. Elemento que estava de penetra no banco de reservas também se juntou ao treinador na agressão ao atleta remista.
Cenas deploráveis para um torneio em fase inicial, que vinha se desenrolando em bom nível de civilidade. Cabe às autoridades e instâncias adequadas aplicarem, sem amarelar, as penas previstas em lei para evitar a impunidade, prima-irmã da reincidência.
A Associação de Cronistas e Locutores Esportivos do Pará (Aclep) vai às urnas hoje, das 10h às 18h, no hotel Sagres. Momento importante na vida da entidade administrada há mais de uma década pelo jornalista Ferreira da Costa. Como tenho por princípio assumir claramente minhas posições, declaro meu voto à chapa de oposição “Paulo Cecim”, presidida pelo companheiro Géo Araújo. Entendo que é hora de renovar esforços, arejar idéias e buscar novos horizontes para a Aclep. Acredito que Géo é o mais capacitado para comandar esse processo.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta terça-feira, 08)
Acredito, amigo Gerson, em despreparo dessas pessoas. Ora,o Técnico e os Jogadores, não tem culpa de serem contratados, logo, cabia a quem os contratou, perceber o erro e, já ter mandado o técnico e alguns jogadores embora, ainda no início da semana e, procurar acertar, daqui por diante, nessas contrataçoes. Um jogo tenso e, o dirigente vai até o vestiário, bater boca com treinador e jogadores, vou te contar. O grande problema disso tudo Gerson, é aquilo que sempre falo: Tem muita gente se metendo no futebol, sem entender do mesmo, por isso, sempre estão dando esses vexames.
– Quanto as eleições de sua categoria, nem conheço o Geo, muito menos sua competência para tal, mas penso, sempre, que, toda renovação é salutar. Boa sorte ao Geo Araújo.
CurtirCurtir
“Para quem não me conhece, eu sou Géo Araújo, o pequenininho mais gostoso do Brasil”…dizendo ele, Cláudio. Acho um cara aparentemente sensato e humilde pelos seus comentários e narrações.
CurtirCurtir
ACOMPANHO o Géo Araújo desde a Rádio Maguari, lançado que foi pelo maior narrador de futebol que o rádio paraense já viu, o grande JAIME BASTOS, o homem do neca-neca.
PENSAMENTO do dia:
‘VOCÊ não pode impedir que os pássaros da tristeza voem sobre sua cabeça, mas pode, sim, impedir que façam um ninho em seu cabelo.’
Provérbio chinês.
CurtirCurtir
Bom dia Gerson, porque você ainda não postou no blog a matéria abaixo ? Mais uma mostra de que o ranking caduco da CBF não deve ser levado a sério. O ranking da IFFHS, entidade reconhecida pela FIFA, mostra a realidade do que aconteceu na ultima década.
Fonte: Diário do Pará online
O Paysandu voltou a ser relacionado em um dos famosos rankings da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Dessa vez, o Papão da Curuzu figura em 24º lugar, entre os 31 clubes brasileiros listados entre os 184 melhores times da América Latina entre 2000 e 2010.
A boa colocação é fruto dos anos de ouro do clube alviceleste, visto que a IFFHS considera 14 pontos para cada triunfo em partidas da Libertadores da América e quatro pontos para vitórias no Brasileiro da 1ª divisão. O Papão também pode se orgulhar de ser o único clube do Norte a aparecer na lista divulgada ontem. O time brasileiro que ostenta a melhor colocação, o segundo lugar no geral, é o São Paulo. O primeiro lugar é da Argentina, com o Boca Juniors. (Diário do Pará)
CurtirCurtir
Primeiro correm cima do juiz como se ele fosse culpado do jogo acabar. Depois agridem o treinador como se ele fosse o culpado pela opção da impoortação de praticamente um time em detrimento dos valores da terra.. Deveria sim, a torcida, botar esses incompetentes para correr.
Pobre mundiquinho.
CurtirCurtir
é Acacio, vc tem razaum….e o Joel Santos foi bem…uma partida deve ser finalizada qdo o tempo de acrescimos vence, o que foi o caso..o Gerson coloca uma palavra correta : ousadia, eu diria mais: coragem….somente o penalti deve ser esperado sua cobrança para depois finalizar a partida…isso se a bola entrar direto, pq se o goleiro defender, não existe ”rebote” …ali na defesa do goleiro é terminada ….agora vai fazer isso pra ver o q acontece….rsrsrrs
CurtirCurtir
LAMENTÁVEIS as ações impensadas de pessoas despreparadas no futebol, que deveria ser também um lazer.
10 anos dirigindo uma mesma entidade é demais. Concordo, toda mudança é salutar, próprio de um estado democrático.
PARABÉNS a Gerson Nogueira, por apresentar claramente as suas opiniões, atitude própria dos homens de bem.
VAMOS torcer aqui para q Géo Araújo seja eleito presidente da ACLEP e faça boa gestão.
CurtirCurtir
DEIXO de postar mais uma vez no post ‘o melhor jogo do campeonato’, de ontem, 07fev, para não alterar o total de comentários:
33 (Trinta & três)! NÚMERO forte!
CurtirCurtir
Pronto, agora deixa esse como tá – 7.
CurtirCurtir
ANTONIO Valentin;
Notastes, a grande coincidência?
O teu Post acima foi exatamente o número 7, isso não te traz nenhuma mágoa não?
Pois é camarada, 7, é o número QUE SIMBOLIZA A PERFEIÇÃO!!
PARABÉNS, POR CUIDARES DÊLE E O CARREGARES POR MAIS DE SESSENTA ANOS!!!
CurtirCurtir
De acordo com uma rádio que sontonizei ontem sem querer os jogadores do re-mio após o segundo gol e vendo o término do jogo se aproximar a toda hora tentavam humilhar os jogadores do Castanheira(?),CHMANDO DE TIMINHO DE INTRIOR E E TC.A ACUSAÇÃO PARTIU DE JOGADORES COMO FLAMEL E SOARES E QUE AINDA ALFINETARAM NO MICROFONE QUE O TAL de re-mio sequer tem divisão e quer menosprezar os outros times.TIME MAIS ANTIPÁTICO DO NORTE E SEM DIVISÃO É ASSIM MESMO COME OVO E ARROTA CAVIAR…
CurtirCurtir
Para quem acompanha o São Raimundo nos últimos 5 anos sabia que algo de errado estava ocorrendo no clube. Dos clubes interioranos é o que mais maltrata o leãozinho e aquele jogo de estréia no foco da dengue foi atípico. O maior erro foi querer imitar as besteiras que os grandes da capital tem feito abrindo mão de jogadores locais que redem muito mais que esses importados. O técnico também provou ser fraco e se tivesse apostado em Charles ou até mesmo os mais procurados pelo clube como Walter Lima, manteria a pegada. Lamentável por todos os aspectos o que aconteceu na pantera assassina, mas não está imune das baixarias que adeta as melhores familias. Quanto ao jogo em Castanhal sem comentários por sabermos os antecendetes do felino. Sem stress….
CurtirCurtir
Em tempo: Afeta.
CurtirCurtir
O grande problema é que a maioria dos jogadores foram indicações do técnico e mesmo alguns não sendo dispensados quem garante que não farão “corpo mole” daqui pra frente. Vejo a situação do SR delicadíssima e a necessidade de um treinador com pulso e carisma muito clara. Agora, o Cláudio falou cuma coisa certa, dirigente não pode invadir vestiário pra cobrar resultados, ou o LOP tá fazendo escola?
CurtirCurtir
Total ignorância sua no assunto MMA. Associar a violencia do futebol no fim de semana a transmissão do UFC e no minimo uma piada de maus gosto e falta de etica sua ao emitir opinião sobre um assunto que demonstra total desconhecimento.
Limite-se a falar de futebol e Rock and roll que nestas areas voce e um excelente comentarista.
Mas politica e MMA…..voce e uma especie de Pelé
CurtirCurtir
OBRIGADO, amigo Gilvan Dias.
DE FATO, procuro ser imparcial quando o assunto exige comentários sérios e despidos de paixão, não me importando em criticar minhas próprias cores tampouco exaltar as cores contrárias. Acima de tudo, sou um desportista e um democrata.
PORÉM, como sou um ser humano, brasileiro e gosto de futebol, não perco oportunidade para dar minhas alfinetadas, ainda mais se sou provocado. ACHO que aí está a grande graça do futebol e suas rivalidades localizadas.
CurtirCurtir
É o caso do velho provérbio popular, para cada ação existe uma reação ou então quem fala o que quer ouve o que não quer
CurtirCurtir
Engraçado, mas a minha visão da jogava lá de Castanhal é o tal Luis André dando carrinho numa bola que já estava até fora de campo pra propositadamente acertar o Apeú, e depois se fez de coitadinho…
CurtirCurtir
EU NÃO ESTAVA POR AQUI ANTES DE 2008 PORTANTO DESDE QUE CHEGEUEI NO PARÁ SOU CAMPEÃO COM O PAPÃO E TEM MAIS ESES VISTORIAS DOMÉSTICAS SÓ ALEGRAM TORCEDOR DE TIME PEQUENO MESMO,QUE EU SAIBA E PESQUISEI É QUE O PAPÃO MESMO SENDO MAIS JOVEM QUASE DEZ ANOS TEM MAIS TITULOS EM TODOS OS ASPECTOS ,TEM PARTICIPAÇÃO BRILAHNTE EM LIBERTADORES,É RECONHECIDO EM TODO O MUNDO ,TEM A MAIOR TORCIDA DA AMAZONIA,TEM TRES TITULOS NACIONAIS SENDO UM COMPATIVEL COM UMA SÉRIE A,ENFIM O MELHOR DO NORTE …
CurtirCurtir
É mas ao contrario de vc Gilvan eu não fujo de uma boa briga ,mesmo sendo contra as galinhas azuis que comem ovo e arrotam caviar…PAPÃO DEZ ANOS MAIS JOVEM ,MAIS TITULOS ,O MELHOR DO NORTE …RANKIADO PELA FIFIA…PELA FIFIA CLONE GAGÁ ….CHORA MAIS…..ARROTA MAIS…..
CurtirCurtir
ISSO é verdade.
CurtirCurtir
ISSO é verdade! MUDARAM de nome pq não se conformavam com a supremacia azulina.
CurtirCurtir