Quando alguém diz que um jogador é diferenciado, o elogio quase sempre cai em descrédito tal a freqüência com que o adjetivo é empregado, tornando-se quase banal. Mas seria uma indelicadeza, um pecado não reconhecer a diferença que Tiago Potiguar faz ao time do Paissandu.
O lance do gol de empate, sábado à tarde, em Tucuruí, é daqueles que atestam o nível de qualidade de um jogador. Passou pelo zagueiro com uma finta de corpo em velocidade e, em seguida, antes que a bola lhe escapasse, disparou um chute colocado, quase no ângulo oposto ao do goleiro.
De uma só feita, Tiago utilizou vários recursos, demonstrando equilíbrio, arranque, pontaria e técnica, acima de tudo. Só os realmente bons podem fazer tudo aquilo em tão reduzido espaço. Tem sido essa a trajetória dele no Paissandu, desde que foi descoberto no modesto Potiguar de Currais Novos, na mais feliz contratação do nosso futebol nos últimos anos.
É preciso considerar que a fracassada campanha na Série C 2010 arranhou um pouco o cartaz de Tiago junto aos torcedores, embora seu desempenho na competição tenha sido exemplar. No afã de arranjar culpados poucos se deram ao trabalho de observar os sacrifícios impostos pela sequência de lesões, algumas agravadas até em desnecessários jogos-treinos.
O Campeonato Paraense começou sem a presença dele. Na segunda rodada, finalmente, o torcedor do Paissandu se reencontrou com seu melhor jogador. Ele confirmou que está de volta com o belíssimo gol aos 41 minutos do primeiro tempo, em Tucuruí. Com ele, o Paissandu fica mais forte. E a competição fica mais interessante.
Além de Potiguar, Sérgio Cosme teve outra grata notícia: o Paissandu tem, enfim, um centroavante. Com apenas 30 minutos de atuação, Mendes justificou plenamente a contratação. Deu passe açucarado para o gol de Sandro, depois de um grande drible no goleiro, e ainda deixou o seu.
O Remo saiu de Cametá com o empate e pode se considerar afortunado. Os minutos finais do jogo representaram um tormento para a defesa, que sofreu com a correria de Cassiano e a boa presença de Leandro Cearense. A rigor, o time de Paulo Comelli só teve lampejos de bom futebol nos últimos 15 minutos do 1º tempo, quando o ataque armou duas ou três boas triangulações e Marlon deu o passe para Ramon empatar. No reinício da partida, a chuva estragou de vez o campo. Fininho desempatou, mas a zaga azulina vacilou e cedeu novo empate. Mas, repito, podia ser pior.
A seleção da rodada é: Adriano (Tuna); Elsinho (Remo), Cristiano Laranjeira (PSC), Gil (Cametá) e Mocajuba (Cametá); Billy (PSC), Wilson (Cametá), Flamel (Castanhal) e Tiago Potiguar (PSC); Ró (Independente) e Mendes (PSC). Técnico: Sérgio Cosme. (Foto: Keilon Feio/Bola)
(Coluna publicada no Bola/DIÁRIO, edição desta segunda-feira, 31)
Amigo Cláudio, o Metropolitano empatou em 0X0 com o Avaí e deve dá graças a Deus pelo resultado, não que tenha jogado mal, mas por algumas circunstâncias do jogo. Um temporal que caiu antes do jogo tirou o brilho de um jogo mais soltom o pior, uma péssima arbitragem que deixou o time de casa com dois a menos, nos minutos finaise do 2º tempo e não satisfeito, o juiz marcou um pênalti inexistente aos 43 minutos da etapa final a favor do Avaí., mas a justiça divina se fez presente e Marquinhos não aproveitou, o que poderia decretar uma derrota mais do que injusta para o Verdão, como aqui é chamado. O Avaí a comando de Bernazzi, tem que melhorar muito para se dar bem neste estadual.
Valeu, amigo Berlli, agora, acredito que esse empate tenha sido muito bom para o JEC, que só tende a crescer com o Giba.
– Aliás, o São Caetano tirou o Ademir Fonseca do Oeste e, é o novo técnico desse time. O Charles continua desempregado. Te dizer.
Percebo que a amigo adotou o JEC, que estar no num bom momento, os numeros não mentem. Como disse ontem, aqui cada jogo é parelho e não tem essa de cantar vitória antes do tempo. Vale ressaltar que a organização e administração dos clubes é essa garantia. Dá gosto ver um presidentes e diretorias trabalharem em prol dos clubes e no Metropolitano não é diferente, certo mesmo é que o patrocínio faz a diferença e por isso clubes mais modestos sentem maiores dificuldades de chegar no topo da classificação e conquistar titulos.
Estou torcendo pelo JEC, Berlli, pelo Giba, assim como torci e muito pelo Metropolitano, quando estava com o Roberval Davino e, agora, também pelo São Caetano, pelo Ademir Fonseca. Bons treinadores, que foram injustiçados, aqui em Belém.
Égua, desculpem; mas que paixão por esse tal de Giba. Isso já não é amor; é “amorródia”
Pelo que tenho acompanhado a distância, a seleção da rodada é justa. O goleiro Adriano faz jus por tudo que já demonstrou nesse tempo que está no Pará, Salvou o Remo em muitas ocasiões e hoje na Tuna continua com bom desempenho. Pena que a Tuna está se reorganizando agora e não tem obtido vitórias. O Elsinho é o único que salva a lavoura de um time que sempre começa a mil, mas este ano parece que não vai tão longe como na era Sinomar em 2010. A cotação do Cametá subiu após deixar escapar uma vitória contra o leãozinho, tudo por conta do mal tempo. O papão tirou a oportunidade de mais nomes do forte independente e a artilharia segurou a presença do RÓ. Agora sempre será Thiago Pontiguar e mais 10. Quanto ao técnico, com todas as lambanças em tão pouco espaço de tempo, Sérgio Cosme é um privilegiado, embora reconhecendo que a concorrência é fraca, mas é lider, fazer o que?
As rodadas inicias servem para acomodações das pedras e muitas surpresas ainda irão acontecer para sabermos quem realmente é favorito ao título do primeiro turno, campeão do estadual é muito mais para frente, não sendo o caso de agora projetar quem. O maior do norte continua na desconfiança do torcedor, O Remo e Independente voltam a estaca zero depois de um gracioso empate com o lanterna e derrota para o lider, respectivamente. Tuna, Cametá e Castanhal readquiriram a confiança e estímulo para prosseguirem na competição. São Raimundo e Águia se igualam até no confronto e a terceira rodade é que definirá se haverá progresso destes. Público maior nesta rodade de papão com os titas jogando longe da capital. Como disse o tempo se encarregará de provar quem é mais renda e público na história dos Parazões. Aí não tem surpresa a muito tempo.
Em tempo: Ai não tem surpresa faz tempo.
Concordo, Gerson, em relação ao Thiago Potyguar. O Remo, realmente escapou de uma derrota. Quanto a seleção da rodada, acredito que foi uma grande sacada do amigo e, poderia continuar a fazer, sempre no final de uma rodada. Gostei da sacada. Quanto a essa seleção da rodada, acredito que o amigo colocou o Sérgio Cosme, pelo fato de ter levado o Papão a liderança, no que concordo plenamente. Até porque, se for pelas substituições que ele fez, vou te contar.
É verdade, Gerson, e ainda tem “comentarista” que diz que o Tiago “não é todo esse fly”.
O cara é craque doa em quem doer.
Aliás, amigo Acácio, depois do Arthur, só o Thiago Potyguar pode ser considerado craque e, na hora que ele pegar um treinador que respeite, que ele quer jogar no meio e não de ponta, a tendência é que ele renda mais ainda.
Claudio teve uma época que passou aqui em Currais Novos um entregador de camisas chamado de Manoel Teixeira que se achava que era treinador de futebol e tinha passagem pelo futebol Gaúcho e queria que o Tiago jogasse de ala, pois para ele o Tiago não tinha porte fisico para jogar pelo meio, imagine a besteira que este rapaz queria fazer com o Tiago e desperdiçar a habilidade do rapaz.
Amigo Gilvan, a teoria usada pelo Charles, para posicionar o Thiago de ponta, foi uma piada. Disse ele: ‘ Eu estava analisando as últimas partidas do Thiago e, ele rendeu melhor, quando foi para as pontas. Ele cruzou a bola para o …(não lembro quem) fazer o gol e, naquele jogo ele já tinha feito isso, então, penso que tem tudo pra dar certo”.
– Amigos, uma coisa é vc jogar pelo meio e, aparecer de surpresa, nas costas dos laterais, logo, além de vc jogar de frente, ainda foge da marcação deles, diferentemente, quando vc joga de ponta, com o lateral, já colado em vc e, o que é pior, na maioria das vezes, vc de costas. Vou te contar.
Claudio realmente as caracteristicas do Tiago são estas em que ele recebe a bola e da um tapa para o lado e sai em velocidade, só que o adversario não sabe para que lado ele vai, uma hora ele cai pela esquerda o lado mais frequente e tem hora que cai pela direita e diga-se que ele utiliza as duas pernas não é aquele atleta que só sabe chutar com uma e se der um chute com a outra cai
Sim e o técnico era mais complexado, uma vez queria tomar satisfação com a torcida que pegava no pé do mesmo e a torcida o batizou de mané peixeira
Cononcordo com o Claudio, quando serah que o Sergio Cosme vai enxergar que o Thiago nao eh atacante ? tomara que o Sergio Cosme nao complique, pois o Paysandu soh perde esse paraense se o treinador complicar.
Errata: Concordo
Amigos, o q
Gerson, o que me deixou muitíssimo preocupado é essa dupla de zagueiros bicolores. Nunca vi pior. Se pegar um time rápido é goleada na certa.
Parabéns pela lembrança Gerson, já era hora de uma homebagem a uns dos melhores jogadores que passaram por aqui nos último anos. O Tiago tem tudo que um craque precisa, ele alia velocidade com dribles curtos, bate bem na bola, tanto em bolas paradas quantos em toques para os companheiros, sempre os deixando em condições de gol.
Substituição na Seleção: Sai Elsinho, entra Sidny. Não que o Elsinho tenha ido mal, mas o Sidny arrebentou no sábado.
Concordo absolutamente com a indicação de Sidiny,feita pelo Marcelo Maciel, na seleção da rodada.
Gerson,
O destino é cruel e, também não gosto de comparar ninguém, mas fico pensando o quanto Potiguar seria bom se tivesse tido uma preparação adequada na sua fase de formação.
Talvez pudesse chegar ao nível de Neymar e Ganso do Santos e por que não a Messi em um futuro.
O rapaz joga muita bola, tem habilidade, técnica, inteligência e velocidade (item importante no futebol de hoje). Aqui no Pará (sem a menor formação do Currais) ele voa.
Uma lástima para quem gosta de bom futebol é saber que Tiago foi descoberto tarde e em um momento ruim do futebol paraense.
Realmente Carlos Lira, ele não teve uma base aqui em Currais Novos para aprimorar a sua técnica e como você lembrou o Potyguar é um time modesto e semi-amador, uma vez que só fica em atividade durante três meses para disputar o estadual e este ano só volte as atividades em novembro para disputar a segunda divisão e tentar retornar a primeira e eu acredito que ele tenha aliado a técnica com habilidade e velocidade foi adquirida no futsal um outro esporte em que ele atua e muito bem
E espero que o garoto que atiago levou daqui de C. Novos que no momento não lembro o nome aproveite a oportunidade de aprimorar a sua técnica e colher bons frutos na frente uma vez que Currais Novos não tem esta estrutura
Errata: O garoto em que o Tiago levou daqui de C. Novos para as categorias de base do PSC
Denis, o Laranjeiras foi bem, mas o Ari, pela madrugada!
Não assisti a partida do PAPÃO porque estava vindo para Belem,mas a fama desse rapaz já chegou á Vila mais famosa do mundo,a Belmiro.Levei minha filha pra fazer testes no time de futebol feminino do Santos (a despeito de sermos PALMEIRENSES ,POR CONTA da mãe dela morar em Santos)e ao falar que trabalho e tenho domicilio no PARÁ LOGO ME PERGUNTARAM SOBRE ALGUNS JOGADORES…e o Tiago foi o mais comentado ,parece que um outro jogador do Pará que foi contratado recentemente andou falando do Potiguar pros caras lá…Pra finalizar É MUITA CARA DE PAU O time do re-mio reclamar e por culpa no gramado ,se estava PESADO ,ESTAVA PARA AMBOS OS TIMES E O TIME DO COMETA,CAMETA(?) tinha um time leve tbm…eta clube enganador esse e a torcidinha acredita….kkkkkkkkkkkkk
Dennis será que a frase em que ele usou não seria amarraram um bode ao invés de jumento, uma vez que é mais comum aqui na região utilizar este termo
Saudações bicolores, falo a vc’s chorei junto com o tiago potiguar aquele fatídico jogo contra o salgueiro, ele usou uma frase naquele dia pra mim lá no alojamento do paissandú” parece que amarraram um jumento hoje aqui na curuzu”(risos) Realmente´só Deus pode explicar aquele dia, mas hoje começamos outra história no papão do norte, tricampeão, uma bõa copa do Brasil e o acesso e depois o tiago vai para um clube grande do mundo para ganhar milhoes. Deus te abençõe Tiago Potiguar!!!!!
PSC (Potyguar Sport Clube), o Paysandu ganhou tudo bem, mas a zaga é triste, o meio do campo que iniciou é limitado técnica e fisicamente, e no ataque o Mendes tem que entrar de cara. Para zaga, acho que temos contratar urgentemente pelo menos um zagueiro, e o meio tem que ser Vanderson, Sandro, Alex e Potyguar, abrindo assim uma vaga no ataque para o Helinton. Tambem acho que o Favaro é melhor que o Ney.
Tb acho (pelo menos no papel) que esse é o dream time bicolor de 2011:
Vanderson, Sandro, Alex e Potyguar, Helinton e Mendes.
Se o Vanderson jogar o mesmo que o Sandro tá jogando, esse é o time campeão da série C.
Rapaz, cadê o timaço dos 100 terra e 100 vergonha ?
Para melhor entendimento: Ainda mais com uma só asa.