IFFHS: Ferguson e Wenger são os melhores técnicos

E lá vem a IFFHS com outro polêmico ranking. Agora, a entidade decidiu escolher o melhor técnico do planeta nos últimos 15 anos – de 1996 a 2010. Segundo a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), o escocês Alex Ferguson, do Manchester United, é “o” cara. Ferguson superou na classificação o francês Arsene Wenger, do Arsenal, e o italiano Marcello Lippi, respectivamente segundo e terceiro colocados. Já o português José Mourinho, atual treinador do Real Madrid, ficou em quinto, atrás do holandês Guus Hiddink. O melhor brasileiro e latino-americano na lista é Luiz Felipe Scolari, em sétimo. Outros representantes do Brasil entre os 60 mais bem colocados são Carlos Alberto Parreira (18º), Dunga (21º), Vanderlei Luxemburgo (27º), Zagallo (43º) e Zico (57º).

Lista dos melhores técnicos desde 1996, segundo a IFFHS:

1. Alex Ferguson (ESC) 222 pontos
2. Arsene Wenger (FRA) 186
3. Marcello Lippi (ITA) 146
4. Guus Hiddink (HOL) 141
5. José Mourinho (POR) 135
6. Ottmar Hitzfeld (ALE) 134
7. Luiz Felipe Scolari (BRA) 133
8. Marcelo Bielsa (ARG) 127
9. Sven-Göran Eriksson (SUE) 126
10. Fabio Capello (ITA) 120
11. Carlo Ancelotti (ITA) 112
12. Frank Rijkaard (HOL) 104
13. Vicente del Bosque (ESP) 103
14. Rafael Benítez (ESP) 97
15. Karel Brückner (RTC) 76
18. Carlos Alberto Parreira (BRA) 65
21. Dunga (BRA) 62
27. Vanderlei Luxemburgo (BRA) 50
43. Zagallo (BRA) 37
57. Zico (BRA) 29

Fico imaginando a revolta dos fãs de Edson Maçaranduba Gaúcho, injustamente esquecido pela IFFHS.

10 comentários em “IFFHS: Ferguson e Wenger são os melhores técnicos

  1. Eu sou muito fã do Edson Gaúcho. acho que ele foi o melhor técnico que passou por aqui ultimamente. Mesmo com aquele plantel limitado ganhou o paraense e quando foi mandado embora era lider do Grupo no Brasileirão.
    Mas viúva do Gaúcho é sacanagem.
    hehehehehehehe

    Pô Gerson!

    Sendo assim o cláudio é viúva do Giba Jibóia.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  2. Penso que a grande legião de viúvas, com a escolha do IFFHS, será mesmo a do técnico brasileiro Telê Santana. Mas, a escolha dá pinta de que levou em consideração resultados concretos. Como, na seleção, o Fio de Esperança não ganhou nada o nosso melhor colocado tem mesmo que ser o Felipão.

  3. Penso que injustiça maior foi com o Charles, ainda mais agora que ele só quer treinar times do Sudeste. Te contar. Por falar em Charles, ele já está trabalhando?

    1. Não Cláudio, creio que não, afinal de contas, é do mesmo naipe de Barbieri, Giba, Zaluar e outros menos votados que tivemos por aqui!

      1. Só um detalhe, amigo Daniel. Giba e Barbieri, não estão trabalhando, não é por falta de convites, mas por não aceitarem trabalhar em clubes sem projetos. Já os outros, mesmo sem projetos estão aceitando, só que não tem convites. Entendeu?

  4. Gerson, acho que o uruguaio Oscar Tabarez mereceria estar nesta lista pelo ótimo trabalho à frente do selecionado uruguaio na última Copa do Mundo. Mas, tal como Forlán e Suarez na premiação dos melhores do mundo pel a FIFA, foram solenemente esquecidos.

Deixe uma resposta