Paissandu bate Castanhal, de virada, por 4 a 2

Depois de um desempenho confuso no primeiro tempo, o Paissandu se recuperou na etapa final e conseguiu derrotar o Castanhal, de virada, por 4 a 2, na manhã deste domingo na Curuzu. O placar dá a impressão de uma vitória tranquila, mas o jogo foi duríssimo e chegou a irritar o torcedor bicolor. O Castanhal teve boas chances, mas falhou nas conclusões. Com um público pagante de 3.500 pagantes (sem transmissão de TV), o time de Sérgio Cosme chegou ao gol logo aos 12 minutos, após falha da zaga castanhalense que permitiu o cruzamento alto de Alex Oliveira para Rafael Oliveira concluir de cabeça, sem defesa para o goleiro Ângelo.  O gol não traduzia a maneira equivocada como o Paissandu se armava no meio-de-campo, excessivamente retraído e deixando Rafael muito isolado na frente. Com a pressão do Castanhal em busca do empate, puxada pelos meias Soares e Flamel, o time se encolheu ainda mais, evidenciando as fragilidades defensivas. Paulinho 47 acertou uma bomba na trave, assustando a torcida alviceleste. Logo depois, aos 34 minutos, Soares, em cobrança de falta que resvalou na barreira, igualou o marcador. Aos 38, confirmando a superioridade do Japiim no jogo, o próprio Soares marcou o segundo, numa bela finalização que encobriu o goleiro Ney.

Depois do intervalo, Sérgio Cosme tirou Claudio Allax e lançou Sidny, além de reforçar o ataque com a entrada de Héliton no lugar de Marquinhos. Essa alteração fez com que Alex Oliveira se deslocasse para a função de organizar a meia-cancha. A partir daí, o Paissandu cresceu na partida, explorando o contra-ataque com Héliton e Sidny, levando perigo ao gol castanhalense. Facilitando as coisas, o técnico Luiz Carlos Apeú tirou o atacante Helinho e botou Clóvis para fechar mais o meio-campo. Com isso, atraiu ainda mais o Paissandu para seu campo. Rafael Oliveira, um dos destaques da partida, empatou o jogo em 2 a 2, aos 26 minutos. Atrapalhada, a zaga do Castanhal sofreu o desempate apenas três minutos depois. Alex Oliveira bateu falta longe e o goleiro Ângelo tomou um frango monumental. Paissandu 3 a 2. O gol empolgou a torcida e abateu ainda mais o Castanhal, que não conseguia mais encaixar nenhum ataque perigoso. Aos 41, em cruzamento de Sidny, Rafael Oliveira marcou seu terceiro gol e fechou o placar em 4 a 2. (Com informações da Rádio Clube/Fotos: MÁRIO QUADROS/Bola)

33 comentários em “Paissandu bate Castanhal, de virada, por 4 a 2

  1. Até que ponto houve melhora do time ou foi simplesmente o melhor preparo físico do clube grande que prevaleceu? Quem acompanha o Parazão sabe que os grandes costumam ganhar dos pequenos no segundo tempo, quando os pequenos “morrem”. O contraste entre o primeiro tempo apagado do Paysandu e a melhora do segundo tempo indicam que foi a mera condição física, que sempre faz diferença nesses casos (e que me fazem achar que um time nanico nunca vai ser campeão…).

  2. Gerson, do jogo, após assistir, agora a pouco, tenho as seguintes observações:
    1- O técnico Sérgio Cosme, acertou, em cheio, na escalação do ataque com Rafael Oliveira e Alex Oliveira;
    2- O fato da equipe do Papão não ter se encontrado no 1º tempo, foi pelo fato do Marquinhos,não ter funcionado, no que penso que seria o contrário, se fosse o Sandro;
    3- Alax e Bryan, não são laterais para o Paysandu, que precisa urgentemente contratar 2 laterais(não alas), como já tinha falado aqui;
    4- O Castanhal, entrou com: Ricardo Capanema, Paulinho 47, Soares e Flamel,ou seja, 1 volante marcador(capanema) e, 3 homens de ligação e, o pecado maior, com pouca marcação em seu meio, ainda entrou com um ala(sousa), sem a menor cobertura;
    5- Penso, que o Sérgio Cosme, não seja o técnico ideal para o Papão, mas como os outros técnicos não são lá essa coisas e, com o elenco que o Papão tem, não foi difícil pra ele, perceber que o Lado esquerdo do Castanhal, era a mina da virada, por isso, acertadamente, tirou o Marquinhos(que não consigo entender como é titular nesse time) e, colocou o Helliton e, tirou o Alax(que pra mim já deveria ser emprestado) e, colocou o Sidny(ala nato, que era o que o Papão precisava), recuando o Alex Oliveira para o meio e, com muita inteligência, recuou o Alisson, para fazer o 3º zagueiro;
    6- Acredito que com essas mexidas o Sérgio confundiu não só o fraco técnico Apeú, mas também, muitos comentaristas;
    7- Com a entrada do Sandro, aí, as coisas ficaram mais fáceis.
    – Sinceramente, mas concluindo, penso que o Castanhal precisa urgentemente de um bom técnico, pois, bom elenco para um time de porte médio, ele tem. Ah um Arthur….
    – Concordo com o técnico do Papão, Billy foi o craque do Jogo, apesar do comentarista querer que saísse ele(imaginem), para a entrada do Helliton.
    – A goleada do Papão, poderia ser bem mais fácil, se o Thiago estivesse em campo e o Sandro.
    – Um meio com Billy(grata revelação, pelo menos hoje)(ou Alexandre Carioca), Vanderson, Sandro e Thiago Potyguar, com Alex Oliveira e Rafael Oliveira, na frente, um abraço.
    – Piada do Dia: As explicações do técnico Apeú, para as suas mexidas. Totalmente sem nexo. Vou te dizer. Só vale salientar que o Clóvis, não é homem de marcação.
    – O Paysandu, como já previa, pinta como o grande Campeão de 2011, disputando com o São Raimundo, a continuar o Remo, com o técnico que tem. É a minha opinião.

    1. Não te entendo mesmo Cláudio! Uma hora você e, o exterminador de treinadores locais e, outra vez você chama o Arthur de salvador da lavoura para o Castanhal! Porque você não encaminha o tal Rei Arthur, para treinar o teu Remo, já que você diz que o Paulo Comelle não vale o que o gato enterra…Te dizer…

    2. Cláudio, duas considerações, sem entrar na questão da preferência por técnicos locais ou forasteiros. Apeú fez um esforço danado para perder, mas o Cosme não ficou atrás, complicando as coisas na escalação inicial. Por que Alex Oliveira no ataque quando tinha a opção do Héliton para o ataque? Segundo: Billy foi muito bem, mas o craque da matinal foi mesmo Rafael Oliveira, com seus três gols e participação importante em todas as manobras ofensivas.

      1. Entendo como craque do jogo, amigo Gerson, o jogador mais importante do time, do início ao fim e, o Billy, na minha opinião e, por ser um jogador que se tinha um certo receio, já que o Sandro estava no banco, realmente,me surpreendeu. Não quero dizer com isso, que Rafael oliveira não merecesse ser o eleito. Foi, apenas, questão de opinião. Poderíamos dizer: Foram os craques do jogo.

      2. Camarada Cláudio, também entendo como craque do jogo o cara mais importante para a equipe e, no meu jeito de ver as coisas, o Rafael foi decisivo. Será que tou desaprendendo?

      3. Acredito, amigo Gerson, que o Alex Oliveira, por já ter 37 anos, vc tem que fazer ele jogar mais com a cabeça do que correndo, por isso defendo a saída do Sandro(38) de volante, para a ligação, pois já não aguenta mais. Vc deve ter percebido que o Alex jogou mais pela direita do campo, mesmo usando mais a perna esquerda, isso é outra forma de facilitar o jogo pra ele. Penso que, no jogo de ontem, quem não funcionou, não foi o Alex, por estar na frente e sim, o Marquinhos. Aliás o passe que o Sandro deu para o Sidny, Te contar e, foi o que faltou ao Marquinhos no 1º tempo. É a minha opinião.

  3. Não fui ao estádio, nem ao menos ouvi o jogo pela rádio! Poís estava muito ocupado, com coisas mais atraentes e deliciosas que a vida proporciona, em momentos a dois.
    Mais em relação ao jogo, já sabia que não seria tão fácil para o meu papão, pelo simples fato do mesmo ainda não ter um bom preparo físico e, um bom entrosamento de seus joagdores, ainda mais com muitas ausências importantes como: Thiago, Wanderson, Vaninho, Mendes, Ari, Alvaro, Zeziel, o safado do Sandro e talvez mais algum outro que eu tenha esquecido! Então penso que, apesar do Paysandu ter um elenco envelhecido, mais contar com o melhor elenco no quesito qualidade, apesar de velho! Acho que se todos estes jogadores, estiverem em condições físicas ideais, ninguem segura o Paysandu este ano.
    Vai ser o ano do lobo, ou o ano do “Navio da Saudade” …..

    SAUDAÇÃO BICOLOR!!!!!

      1. Ou, amigo Berlli, Cerveja e o Radinho de pilha.rsrsrsrs

    1. Sim, Andreia, você está certa. Mas citei a não transmissão apenas a título de informação adicional, pois ficaria esquisito incluir essa informação no meio da crônica do jogo.

  4. Já pensou esse time com a entrada do Vanderson e a volta do tiago potyguar?
    caraca, acho que o papão tem um time com excelente potencial.
    Fico imaginando o Edson Gaúcho com um plantel desses na mão.

    Cláudio, minha formação seria: na zaga Ari e larangeiras.os laterais seriam sidiny e álvaro. Como volantes o Billy (ou o Alexandre Carioca), e o Vanderson. O tiago potyguar e o alex oliveira na armação. e no ataque o Rafael oliveira (ou o Heliton) jogando mais fora da área e o Mendes plantado como centroavante.
    O Sandro revezaria com o Alex Oliveira pois acho que eles não aguentam mais jogar uma partida inteira com alta performance.
    O que vc acha?

    1. Amigo, Carlos, uma coisa é certa nesse bom plantel do Paysandu: Sandro e Thiago Potyguar, são titulares absolutos. É a minha opinião.
      – Aliás, Sandro no banco do Papão(e, o marquinhos jogando) e, Mael no banco do Leão(e, o Ramon, jogando), só pode ser piada. Te dizer.

  5. Cláudio, olhando os nomes o time do Payssandú é melhor, acontece que ontem o técnico deu uma de GIBA e quase o vaca vai para o brejo, sorte que Rafael Oliveira estava numa manhã feliz. Vou esperar ó próximo jogo para tirar melhores conclusões. Não se admiti gastar tanto dinheiro para apresentar um pobre futebol e por cima cobrando ingresso caro para o que foi apresentado. O Castanhal merecia melhor sorte, mas valeu pelos 3 pontos.

    1. Amigo Berlli, o grande pecado do Sérgio, foi deixar o Sandro no banco. Tivesse ele colocado o Sandro no lugar do Marquinhos, um abraço. Alguns comentaristas falaram que ele quiz inventar com o Alex Oliveira na frente, quando ele joga mesmo é na ligação. Se formos pensar assim, o Sandro tem que ser volante, que era sua posição de origem,mas não pode ser assim. Alex com 37 anos, tem que se extrair dele, sua inteligência, o deixando “flutuar”,lá na frente, onde o desgaste é menor. A mesma coisa vale para o Sandro, colocado NA LIGAÇÃO, ele deixará o Alex, o Rafael, os laterais…, na cara do gol, a todo instante. Acredito sim que Sandro e Alex Oliveira possam iniciar uma partida. Aliás, para a próxima partida, faria, 4 alteraçoes: 2, por estarem voltando(Ari e Fávaro) e, 2 de ordem tática: A entrada do Sandro no lugar do Marquinhos e o Sidny e, continuaria com os 3 volantes(Billy, A. Carioca e Alisson). É a minha opinião.

      1. Aliás, amigos, esqueci que o Thiago estará em condições para esse jogo. Aí, eu dava uma segurada no Sidny e, deixaria o Alax e, tiraria o Alisson e, colocaria o Thiago Potyguar.

  6. O que voce espera para o jogo de hoje. Ontem a TV cultura tirou muitos do estádio. Será que hoje já sabendo que o jogo não vai ser transmitido a torcida do Remo prestigiará o evento?

    1. Acredito que o jogo vá passar hoje sim, Berlli, até por tudo que tenho escutado e lido. Estou com vontade de ir ao campo,mas ainda não tenho certeza. Acredito até num bom Público, hoje.

      1. Também penso que o público se fará presente, até porque se tornou um jogo que tem despertado nos torcedores azulinos certa ansiedade por conta da Pantera que não tem dado mole nos últimos anos. Não será um jogo fácil, isso é uma certeza. Palpito um empate: 1X1.

    2. ARRISCO dizer, antes e à distância, que o jogo será transmitido, e ainda assim haverá mais público no jogo do Remo que no de ontem.
      NÃO sei por que essa preocupação com o público do Remo? Será que é uma confissão tácita de que o Fenômeno Azul é superior à torcida do Psc?

  7. Tio Cláudio, se fosse o sr nem ia. Choveu muito em Belém e ainda tem muita lama lá no chiqueiro, além do mais o mosquito da dengue tem lá seu quartel general. Se preserve tio, não vá.

  8. Já começou!!!!!!!!!!!!!!!

    O papão vai só na manha.

    “… o meu paysandu Papão da Curuzú,
    campeão dos compeões.

    Faz a festa meu povo,
    não é sonho e realidade,
    o Paysandu arembentou,
    tomei um porre de felicidade….”

    HAHAHAHAHAHAHA Feliz ano novo.

  9. O Cosme botou em campo o que restou do time de Paramaribo apara depois mostrar que sabe mexer colocando aquilo que será o Paysandu daqui para frente.
    Mesmo com a importância do Rafael como finalizador, quem encheu os olhos da torcida foi o garoto Billy. Bom no desarme e sabe alimentar o ataque, isso quando não ataca.
    Fávaro, Sidny, Ari, Laranjeira e Brian (por falta de outro):
    Alexandre, Billy, Sandro e Alex Oliveira;
    Potiguar e Rafael.
    Depois que Vanderson e Mendes se condicionarem o problema vai ser do treinador.
    Dá prá fazer um bom estrago.

Deixe uma resposta