Lula e o povo

Por Kennedy Alencar, da Folha de SP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificou o ritmo de viagens pelo Brasil no último mês de governo. As despedidas ao estilo Silvio Caldas têm sido criticadas. Para alguns, Lula estaria quebrando a liturgia do cargo, comportando-se como um caudilho que não consegue suportar a perda das mordomias presidenciais. Na opinião de outros, ele seria emotivo demais para um cargo que exigiria maior compostura. Fala-se até em desrespeito institucional.

São críticas injustas. Mais uma vez, o presidente é subestimado. Atribuem a ele intenções menores, como se o contato com a população fosse uma manipulação e não um sentimento real. Ora, Lula é um presidente com uma trajetória pessoal e política diferente dos que governaram antes. É o primeiro metalúrgico eleito para comandar o país. Não esconde que é emotivo, chorão. Fala que governa com o coração. Nunca quis se comportar como um intelectual ou um lorde na Presidência.

Nos dias 13 e 14 de dezembro, em viagem ao Ceará, Paraíba e Pernambuco, Lula fez discursos e gestos civilizadores do ponto de vista político.
Em Missão Velha (CE), falou para uma multidão que aguardava sua chegada numa estação de trem. Ele havia andado no vagão de passageiros VIPs da ferrovia Transnordestina. Encontrou homens e mulheres sorrindo e chorando ao ver um presidente com o qual se identificavam. No característico estilo informal, deixou o discurso escrito de lado e improvisou. Disse que os nordestinos tinham o direito de ambicionar ser mais do que serventes de pedreiro em São Paulo. Subiu o tom de voz para afirmar que podiam sonhar em ser médicos, arquitetos, advogados. Retratava a sua própria história. Desceu do palanque e foi abraçar, beijar e tirar foto com quem quisesse.

Na visita a São José de Piranhas (PB), andou dentro de um túnel que está no começo da construção. Quando ficar pronta, em 2012, a obra servirá de leito à transposição das águas do rio São Francisco. Terá 15 quilômetros. Informado de que um grupo aparecera fora do roteiro, ele, mesmo atrasado, foi falar com cerca de 100 pessoas _a maioria funcionários da obra e seus familiares. Um adolescente veio com o pai e a mãe de João Pessoa (horas de carro em estrada ruim) para conhecer o presidente. Os dois se abraçaram e choraram. Lula discursou sobre a emoção de um “filho de dona Lindu” executar algo que o imperador Pedro 2º sonhara realizar. Mais uma vez, repetiu que as mudanças inegáveis no Nordeste, região que tem crescido acima da média nacional, criaram oportunidades para melhorar de vida de todos ali. Incentivou nordestinos a ter orgulho de sua origem. Reconheceu que faltava muito por fazer, mas que todos deveriam ajudar Dilma Rousseff a fazer mais e melhor. Disse que, fora da Presidência, gostaria de voltar ali e participar da inauguração do canal.

Nesse mesmo dia, em Salgueiro (PE), numa tarde com 38ºC, entregou títulos de propriedade a famílias que serão reassentadas numa área rural beneficiada pela transposição. O discurso das outras solenidades se repetiu em linhas gerais, mas despertou atenção uma conversa entre uma moça e o presidente ao final, quando ele tradicionalmente desce do palanque para atender aos pedidos de fotos, beijos e abraços. Sem os incisivos superiores, ela pediu a Lula que lhe arrumasse os dentes. Quando um repórter se aproximou, ela fechou a boca. Passou a falar com Lula aos murmúrios. Olhos marejados, o presidente chamou o prefeito da cidade. Perguntou se ele havia recebido verba do programa “Brasil Sorridente”. O prefeito disse que sim.

O presidente pediu, então, que o prefeito cuidasse pessoalmente do caso da moça, que ele iria acompanhar mesmo depois de sair do Palácio do Planalto. Virou-se para ela e deixou claro que não seria preciso pagar nada. Repetiu que era um direito dela e que ela fazia muito bem em querer colocar dentes novos, para ficar mais bonita. Despediram-se com um beijo e um abraço daqueles de urso que Lula costuma dar. Ela se afastou e sorriu. O repórter quis saber seu nome. Envergonhada, ela tapou a boca e disse que não queria conversa. Antes de entrar no carro para outro ato, Lula falou com Júlio Bersot, assessor que pega todos os bilhetes e pedidos nos eventos. Pediu que acompanhasse o caso da moça e que cobrasse o prefeito.

Nesses dois dias, Lula discursou e chorou muito. Não consta que tenha dito algo impróprio para um presidente com a sua biografia.

Digam o que disserem os intolerantes de carteirinha, mas Lula dignifica o cargo de presidente, aproximando-o do povo. A História lhe fará justiça, o povo já o consagrou. Cabra bom.

35 comentários em “Lula e o povo

  1. As despedidas do Pte. Lula estão custando 20 milhoes aos cofres da viuva. Diz-se que ele estrá presente no janter oficial da posse de Dilma.
    Não recordo de outro pte. ter procedido assim. A continuar tão ligado copm mcerteza haverá ciumeira dos aliados (são muitos e diferentes).

    Curtir

  2. Reconheço a grande figura e importância que LULA LÁ teve como presidente, porque até me surpreendeu, embora tenha recebido a carne já moída, mas abusa de transparecer humilde e se torna chato.

    Curtir

  3. Por outro lado da moeda, assusta-me o aumento que é dado a quem nem começou a trabalhar e pelo fato de ter negado uns reais a mais aos aposentados que acreditam na continuidade de uma primavera de sertão. Vamos aguardar para não sermos injusto por antecedência.

    Curtir

  4. é uma mala mesmo ti contar é o sono kkkkk vai dormir alma penada kkkkkkkkkk tá na hora do soninho kkkkkk vai logo que a vovó ti espera kkkkkkkk 33

    Curtir

  5. LULA E O POVO E AQUI ADRIANO E O TORCEDOR.
    Lendo as noticias sobre o excelente goleiro Remista Adriano,e a atual diretoria fico encabulado e pergunto:Por que não querem adriano?Alegam que é pé frio a idade e outras desculpas esfarrapadas com o maior jogador dos últimos 5 anos no REMO,me apontem outro se tiver.
    Engraçada que a nova comissão tecnica do REMO deveria por obrigação observar o Adriano,pois com tantos pernas de pau chegando,duvido que a metade estará por aqui em junho.
    Alegam que é a idade,será que eles pensam que o Maxx é garotinho???
    A culpa pelo fiasco do REMO nesses últimos 4 anos form de:Raimundo Ribeiro,Amaro Klautal,Bagé,Giba e um tal de rei dos acessos”Só se for do acesso as avessas(rebaixamento) que veio do interior paulista” que não recordo o nome,e foi com ele que o remo ficou com um pé na terceirona em 2007.
    O rival para não ficar atras,trouxe também o rei dos acessos (não lembro o nome),e ficou também com um pé na terceirona que não saiu até hoje.
    Pois bem,quando a diretoria técnica se prontifica a observar o “VOVÔ”Rogério Belém,e se nega a observar Adriano,está sendo incoerente com os propios raciocínios.
    Pois o que Rogério Belém nessa idade tem parta dar para o REMO?Nada,a não ser umas estadias no dep.médico e ficar recebendo salários sem trabalhar pois todos sabem que ele participa de uma partida e fica seis afastado contundido.
    Eu como torcedor do REMO,quero que Adriano ao lado de Diego Barros fique,pois são os dois últimos atletas que demonstram ter amor pelo clube,e não vieram aqui no pará,apenas para sangras os combalidos cofres azulino.
    A direção técnica tem sim que observar e avaliar as condiçoes técnicas do ADRIANO.

    Curtir

  6. E AINDA TEM CLUBE”PAISSANDU” QUE FAZ CONTRATO COM TREINADOR DESCONHECIDO,SERGIO COSME,COM MULTA CONTRATUAL DE 2 MILHÕES, COMO ELE MESMO CONFESSOU HOJE NO BOLA,ASSIM É BRINCADEIRA.

    Curtir

  7. O Lula é a cara do povo. É o primeiro mandatário brasileiro com essa condição – espero que não sejo o último. O Lula deve sim continuar viajar pelo Brasil. Deve passar entusiasmo, civismos, confiança para nosso povo humilde, que não crê (e com razão) nos políticos tradionais – a turma da gravata e fala arrumadinha.
    Agora é a vez das mulheres brasilelras – elas vão fazer bonito!!! Como Lula, Dilma vai surprender os conservadores, preconceituosos, atrasados enfim.

    Curtir

  8. A mim a dilma já me surpreendeu um pouqunho quando desalinhou da posição do governo quanto à violação dos direitos humanos no Iran (tomara que não seja só discurso dela). Quisera eu que ela me surpreendesse ainda mais, por exemplo sustando o repasse dos16 milhões que ainda faltam dos 46 que o governo lulla deu à une (30 já foram repassados). Quem sabe ela não surpreenda mais ainda redirecionando esta verba para ultimar o pagamento da indenização das famílias dos soldados brasileiros mortos no Haiti e/ou determine a revisão das circunstâncias em que foram adquiridas as ações do PANAMERICANO pela CEF, punindo os responsáveis e até desfazendo o negócio se for o caso.

    Curtir

  9. Contra o Lula pesa a complacencia com os seus mais próxcimos no governo e o esquecimento de promessas feitas em campanhas. Foi refem de alianças que antes inaceitava. Os picaretas de ontem foram o seu suporte depois. A Câmara por maioria folgada foi silente. O Senado, oposicionista, foi-lhe hostil debatendo assuntos que desagradavam o Planalto. Lula inteligente, deu curso a política economica iniciada no governo anterior e com isso se houve bem.
    De longe e como simples brasileiro, reconheço as realizações do Lula na presidencia.
    Agora precisa se afastar um pouco de Brasília para que não
    façamos mal juizo dos que habitarão o planalto a partir de 1º de janeiro.

    Curtir

  10. Espero que a Dilma faça esforços para reduzir a dívida pública que aumentou em 7 vezes (acho que é por aí) nos últimos anos. O governo está pagando os tubos de dinheiro em juros pros banqueiros.
    Isso sangra os cofres públicos.

    Curtir

  11. Naun espero nada de um presidente mentiroso e que inventa coisas que naun acontecem no dia a dia do trabalhador e de uma mulher inventada por ele naun tenho estudo mais naun sou trouxa naun me adimira muito é ver gente sabida e estudada sendo enganada por esse governo de araque.Agora ele ainda fala em se candidatar de novo ,égua mermão só leso vota num palhaço desses ,mais axo que palhaço mesmo naun ´ele nem tiririca que já chega ganhando uma fortuna com aumento ,palhaços somos nõs principalmente aki no Pará ,o PT governa tão beeeemmmmmmmmm.

    Curtir

  12. Chamou-me a atenção a parte do texto que fala da visita de Lula à cidade de Salgueiro (PE). Tem torcedor aqui em Belém que não pode ouvir falar dessa cidade…

    Curtir

  13. No Brasil, os últimos 8 anos foram de profundas mudanças em prol de parte do povo brasileiro. Tivemos um presidente que se não resolveu os problemas do brasileiro, mas, sem exagero, pode-se afirmar que, o Sr Lula agregou melhorias no dia-dia do brasileiro, principalmente, àqueles que viviam num âmbito de miséria e, quando necessário, deu a cara pra baterem a torto e a direito (e ainda apanha).
    Tudo está mudando no espectro social brasileiro, tornando os contextos de política muito difíceis. O que não é bem aceito pela parte elitizada, parte esta, que se envenena com as toxinas de sua própria língua e modorra. O Sr Lula foi um facilitador para a maioria dos brasileiros na manutenção de um contato com a realidade da qualidade de vida, comparando com os governos anteriores.
    O Brasil, teve no Lula um presidente reflexivo. O Lula, sempre pensou no povo e fez pelo povo; foi comprometido com a presidência (e também com o povo) foi autônomo e, por isso foi capaz de tomar decisões e ter opiniões próprias em sua governança. Ele foi, sobretudo, o único presidente que atendeu aos contextos presidenciais do Brasil, os interpretou e adaptou a própria atuação a eles, hoje, a elite, se sente anestesiada, inábil a, numa mesma oposição e até num mesmo fronte de projetos, apresentar um líder com habilidades de acordo com o momento. Portanto, se a oposição, em um breve espaço de tempo não criar um líder com capacidade de analisar cada momento, os seus tecnocratas serão obrigados a se vêm em Marte.
    Planejar, hoje é necessário, mas, o Sr Lula, em seus 8 anos de governo, lançou mão de uma série de estratégias não planejadas, cheias de criatividades, para resolver problemas no dia-dia. E assim, o Presidente Lula nos apresentou uma gama complexa entre: ciência, técnica e arte. Sendo um exímio em atuar em situações instáveis e indeterminadas como é o caso de quem é presidente da republica.
    O Lula, apresentou muita flexibilidade e um saber fazer inteligente muito forte, assim, sob esta visão, emerge nesse momento (no coração da elite brasileira) uma tendência denominada genericamente de formação de líder reflexivo. Eles conseguirão tamanha façanha ???
    Pelo ao menos, cabe a eles, o beneficio do tentar !!! Muito embora, os desejos individuais sejam intransponíveis, essencialmente, quando o momento propício se aproxima. Bem, mas esse é um problema (e que problema!) deles, então, mãos, digo, mentes à obra, suas viúvas estão, há muito, no aguardo !!!

    Curtir

  14. É verdade, mais tem torcedores que nunca nem irão nela, já que a viagem mais longa que irão fazer será a travessia do Camará!!…rsrrsr!

    Curtir

  15. Pobre que se contenta com migalhas não pode reclamar do LULA Lá. Como no Brasil predomina a pobreza, é estátistica, continuem se sentindo felizes sendo enganados.

    Curtir

  16. Acho que essas pessoas que falam do Lula, na realidade, não gostam mesmo é do povo, que se sente agradecido pelo pouco que lhe fizeram. São pessoas destituidas de sensibilidade, e querem enfiar goela abaixo o seu falso elitismo, orgulho e presunção. É melhor ver isso do que senadores que venden notas fiscais frias e que se elegem em primeiro lugar. Esses votantes sim são pobres de espírito.

    Curtir

  17. Caro Alberto de Maceió ANTES DE CHAMAR DE porcaria pesquise a economia Argentina e vai descobriri que PORCARIA mesmo é ser enganado até os tubos e GOSTAR.A ARGENTINA TEM CRESCIMENTO DE ATÉ 7 POR CENTO AO ANO E UMA RENDA PERCAPITA DE 7 740 DOLARES.NA DÉCADA DE 70 E 80 O PASI RETROCEDEU E MUITO POR CONTA DE UM GOVERNO EGOISTA,DITADURA E ETC.O POPULISMO E O USO DA IMPRENSA PARA AFERIRI VANTAGENS EM CAMPOS OBRIGATORIOS NÃO É CRECIMENTO ECONOMICO E ALÉM DO MAIS ATÉ MINHA AVÓ GOVERNA UM PASI COMO O BRASIL OU QUALQUER OUTRO DA AME´RICA DO SUL QUE TENHA UMA DEMOCRACIA PAUTADA NO CAPITALISMO LIBERAL.ANTES DE COLHER ,SE VC NÃO SABE A PESSOA TEM QUE PLANTAR E O LULA-SAPO APENAS COLHEU O QUE SE PLANTOU .POR EXEMPLO ELE ADORA FALAR DO CRESCIEMTNO DA ÁREA DA TELEFONIA E TELECOMUNICAÇÕES E ISSO SÓ FOI POSSIVEL PORQUE UM OUTRO PRESIDENTE TEVE A I´DEIA BRILHANTES DE SE ADAPATAR AO MUNDO DE PLURALIDADE CULTURAL E FINANCEIRA ,O LIBERALISMO ECONOMICO .O SAPO BARBUDO E TODOS OS TOLOS QUE CREEM EM COMUNISMO NÃO QUERIAM A VEND DA ESTATAL BRASILEIRA QUE SERVIA DE CABIDE DE EMPREGO E DAVA PREJUIZO,UMA PESSOA NÃO PODIA TER SEQUER TELEFONE FIXO SÓ SE COMPRASSE AÇÕES DA TELEBRÁS.ISSO ACABOU ,AGORA QUALQUER SE QUISER UMA LIHA FIXA APENAS PEDE A LINHA E DEPOIS PAGA A CONTA ,O SEU SAPO BARBUDO ERA CONTRA E TUDO QUE ELE CONSEGUIU FOI APENAS COLHER A PLANTAÇÃO DE OUTRO.POR ELE MESMO NÓS ESTARIAMOS COMO CUBA -AFINAL ELE IDOLATRA O FIDEL-VÁ EM CUBA ,EM HAVANA E EM VEZ DE LER PROPAGANDAS MENTIROSAS DO GOVERNO DE LÁ ,TAL COMO CÁ ,VEJA IN LOCO A FOME E O DESEMPREGO E A MISÉRIA QUE ASSOLA O PAIS.E SE QUISER OFENDER O FUTEBOL O TANGO,AS PESSOAS O FAÇA MAS NUNCA O PAÍS .VÁ UM DIA À ARGENTINA E VAI VER QUE POR CAUSA DA RIVALIDADE NO FUTEBOL OS BRASILEIROS PENSAM QUE SOMOS MAL-EDUCADOS E NÃO GOSTAMOS DE VCS ,MAS É O CONTRÁRIO DAQUI DO PARÁ E DO NORTE ONDE AS PESSAOS SÃO GROSSEIRAS ,LÁ VC É SEMPRE BEM TRATADO ,INCLUSIVE MUITOS BRASILEIROS ESTÃO INDO PARA LÁ ESTUDAR MEDICINA EM FACULDADES DE PRIMEIRA LINHA SEM ÔNUS,SEM VESTIBULAR .Sai de lá na época das trevas ,se não se fosse agora preferiria MIL VEZES LÁ DO QUE CÁ.NÃO TO CUSPINDO NO PRATO QUE ALMOÇO ,MA FAZENDO COMPARAÇÕES APENAS.MESMO SENDO BEM MENOR TERRITORIALMENTE FALANDO E COM BEM MENOS POPULAÇÃO A ARGENTINI É O SEGUNDO PAIS DA AMÉRICA DO SUL ,MEMBRO DA O M C ETC.Só porque vcs se enganam com o sapão não temos o direito de discordar ?DEMOCRACIA É ISSO ,APRENDA QUE ESTAMOS NUM PAIS DEMOCRÁTICO E ISSO PERMITE QUE EU DISCORDE OU CONCORDE DE QUEM QUER QUE SEJA E MEUS NEURONIOS NÃO PERMITEM QUE EU CONCORDE COM ESSA AVALANCHE DE ELOGIOS EM PROPORÇÕES INAPROPRIADAS PARA ESSE LULISMO.MENOS ,BEM MENOS …E não sou idiota ,se eu fosse não falaria mais de duas linguas e tbm leio em outros quatro-falar é uma coisa e apenas ler o idioma é outra coisa,por exemplo falo ingles ,espanho-castelhano eportugues e sei ler e entender textos em frances e italiano.A MAIORIA DE VCS BRASILEIROS SE QUER SABE LER E FALAR APENAS A LINGUA PORTUGUESA …E ISSO É UM FATO ,eu disse a maioria…sem ofensas ,mas é constatação.

    Curtir

  18. Sem duvida que tudo o que foi realizado nesses últimos 8 anos, se jogarmos no curso da existência do Brasil se torna diminuto, mas isso nos revela o grande abandono do povo pelos “governos” anteriores. Só os hipócritas não reconhecem esse fato.
    O Lula governou para o povão brasileiro: essencialmente, para àqueles que, se tinham almoço não tinham a janta. Não foi um governo para argentinos e turistas! Embora tenham sido contemplados em vários quesitos.

    Curtir

  19. O governo do lulla foi igual aos outros que lhe antecederam, seja nas malfeitorias, seja no descaso com a prestação dos serviços básicos à coletividade (educação, saúde e segurança), inclusive, e, principalmente, para a camada eleitora mais necessitada, cujo voto adquiriu ao preço de uma “bolsa-cala a boca” qualquer, destas que o lulla costuma dar com o dinheiro do contribuinte.

    Quem diz o contrário ou é bobo ou é espertalhão. E existem muitos nos dois grupos. Dois exemplos de espertalhões: (a) cidadãos carentes, ou nem tanto, que nunca pegaram num caniço, mas que são “beneficiários” contumazes do chamado seguro defeso; (b) os atuais pelegos da une que ao apagar das luzes do governo lulla foram contemplados com 46 milhões do dinheiro do contribuinte para a construção de sede.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s