Natal descumpre prazos, mas sede é mantida

Natal não arranjou dinheiro, nem interessados na parceria milionária, para construção do suntuoso estádio para a Copa de 2014. Na verdade, a licitação da obra não foi nem concluída. Apesar disso, se depender de Ricardo Teixeira, a capital potiguar não corre o menor risco de ficar fora do banquete. E também não existe qualquer possibilidade de a Copa do Mundo de 2014 ter menos que 12 sedes. Presidente do Comitê Organizador Local (COL) e da CBF, Teixeira reforçou nesta segunda-feira, em evento com empresários em São Paulo, a escolha das 12 sub-sedes e tranquilizou Natal.

“As sedes não serão reduzidas. Queremos fazer a Copa em 12 cidades”, garantiu Teixeira, confirmando que seu plano será mantido. Dinheiro, aparentemente, não é problema. Por outro lado, voltou a criticar São Paulo por ainda não ter resolvido a questão do estádio.

Natal, apesar das bênçãos do manda-chuva da CBF, é um poço de complicações. Na última semana, as cinco empresas candidatas à licitação para construir a Arena das Dunas faltaram à abertura dos envelopes, paralisando o processo e pegando o comitê local de surpresa. A demolição do Machadão e a construção do novo estádio serão feitas por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Sem a licitação, nenhuma obra pode começar. Natal é a sub-sede com cronograma mais atrasado. Para resolver o problema, o COL irá se reunir com o comitê potiguar e buscar soluções urgentes.

A capital potiguar já havia enfrentado outro problema nas últimas semanas. Os Ministérios Públicos Federal e Estadual apontaram irregularidade no edital da licitação. Recomendaram a anulação do edital por culpa da presença do nome de uma construtora contratada para obras preliminares.

Na agenda de Teixeira, importa apenas levantar obras e garantir contrato com as empreiteiras ligadas à Fifa. O resto é mero detalhe.

10 comentários em “Natal descumpre prazos, mas sede é mantida

  1. Gerson, existem muitos sites que, apesar da declaração do RcTx (que não é nada honesta), dão como certa a retirada de Natal.
    Inclusive já há expeculações sobre a saída de Curitiba, assim ficando com Dez sedes, como na verdade RcTx queria!
    Acredito que estão esperando apenas as posses dos novos chefes dos executivos estaduais.
    Belém continuará fora, acredito…

    “Dinheiro não é problema!!”…Exato!!!…Mas a falta dele é!

  2. Acho essa posição bem mais sensata…

    http://www.blogdosarafa.com.br/?p=7607

    Natal fora da Copa de 2014

    Do Blog da Thaisa Galvão:

    Diante da inexistência de grupos interessados em construir a Arena das Dunas, perguntei ao secretário Fernando Fernandes se ele já considera Natal fora da Copa de 2014. “Não digo que sim nem que não”, disse FF, que certamente não quis ser realista e preferiu ser otimista, ao declarar ao Blog que o jeito agora é tentar uma “saída emergencial”. Que saída seria essa? Para Fernando, a união de governos -atual e futuro – com Prefeitura e bancada, para tentar que a CBF defina um novo prazo para a licitação. O prazo seria encerrado agora em dezembro. Sinceramente…é acreditar em Papai Noel. Natal está fora da Copa e estamos combinados. Com Estado e Prefeitura quebrados e ninguém para bancar a festa….

  3. O Nordeste tem 04 cidades sedes, o Norte apenas 01 uma. A cidade de Natal é do tamanho do Jurunas. Belém tem uma estádio pronto, faltando apenas o recheio, tem o projeto do ação metropole acontecendo e esse políticos não consegue agir para trazer a copa para Belém.
    É impressionante.

    1. não vem pra cá justamente por isso!

      Nossa fraquesa foi exatamente a nossa força! estádio, aeroporto ambos prontos!

      1. Falou e disse, Alberto!
        O nosso problema é a própria Sra. FIFA que busca desesperadamente preencher a lacuna financeira deixada pela recente Copa no continente africano.
        E ainda tem o Ricardinho T… querendo levar o seu e, certamente não perderá a oportunidade de carrear a sua fatia bem colorida.

  4. Isso bota por terra a acusação de meia dúzia de idiotas, inclusive o governador eleito, de que Belém ficou de fora por critérios técnicos. Aliás, principalmente ele, Simão, que é amigo de Serra, que é amigo de Daniel Dantas, que é cunhado de um dos membros do comitê organizador. E fora outras ligações perigosas.

  5. ALBERTO: Foi essa copa que derrubou Ana Júlia, principalmente, inclusive foi acusada pelo Jatene.Por isso,ele agora está coma palavra. Vamos ver se ele é homem de palavra. Esse cara não trouxe nem a siderurgia, quanto mais a copa. rsrsrsr

Deixe uma resposta