O que o JN vai fazer para levantar Serra?

Por Luis Nassif

Qual a bala de prata, a reportagem que será apresentada no Jornal Nacional na quinta-feira que antecederá as eleições, visando virar o jogo eleitoral, sem tempo para a verdade ser restabelecida e divulgada? Ontem, no Sarau, conversei muito com um dos nossos convivas. Para decifrar o enigma, ele seguiu o seguinte roteiro:

1. Há tempos a velha mídia aboliu qualquer escrúpulo, qualquer limite. Então tem que ser o episódio mais ignóbil possível, aquele campeão, capaz de envergonhar a velha mídia por décadas mas fazê-la acreditar ser possível virar o jogo. Esse episódio terá que abordar fatos apenas tangenciados até agora, mas que tenham potencial de afetar a opinião pública.

2. Nas pesquisas qualitativas junto ao eleitor médio, tem sobressaído a questão da militância de Dilma Rousseff na guerrilha. Aliás, por coincidência, conversei com a Bibi que me disse, algo escandalizada, que coleguinhas tinham falado que Dilma era “bandida” e “assassina”. Aqui em BH, a Sofia, neta do meu primo Oscar, disse que em sua escola – em Curitiba – as coleguinhas repetem a mesma história.

As diversas pesquisas de Ibope e Datafolha devem ter chegado a essa conclusão, de que o grande tema de impacto poderá ser a militância de Dilma na guerrilha. A insistência da Folha com a ficha falsa de Dilma e, agora, com a ficha real, no Supremo Tribunal Militar, é demonstração clara desse seu objetivo. Assim como a insistência de Serra de atropelar qualquer lógica de marketing, para ficar martelando a suposta falta de limites da campanha de Dilma – em cima de um episódio que não convenceu sequer a Lúcia Hipólito.

Aliás, o ataque perpetrado por Serra contra Lúcia – através do seu blogueiro – é demonstração cabal da importância que ele está dando à versão da falta de limites, mesmo em cima de um episódio que qualquer avaliação comezinha indicaria como esgotado. A quebra de sigilo é apenas uma peça do jogo, preparando a jogada final. A partir daí, meu interlocutor passou a imaginar como seria montada a cena.

Provavelmente alguém seria apresentado como ex-companheiro de guerrilha, arrependido, que, em pleno Jornal Nacional, diria que Dilma participou da morte de fulano ou beltrano. Choraria na frente da câmera, como o José Serra chora. Aí a reportagem mostraria fotos da suposta vítima, entrevistaria seus pais e se criaria o impacto. No dia seguinte, sem horário gratuito não haveria maneiras de explicar a armação em meios de comunicação de massa.

Será um desafio do jornalismo brasileiro saber quem serão os colunistas que endossarão essa ignomínia – se realmente vier a ocorrer -, quem serão aqueles que colocarão seu nome e reputação a serviço esse lixo. Essa loucura – que, tenho certeza, ocorrerá – será a pá de cal nesse tipo de militância de Serra e de falta de limites da mídia. Marcará a ferro e fogo todos os personagens que se envolverem nessa história. Incendiará a blogosfera. Todos os jornalistas que participarem desse jogo serão estigmatizados para sempre.

Todas essas possibilidades são meras hipóteses que partem do pressuposto da falta de limites total da velha mídia. Mas a hipótese fecha plenamente.

Olho vivo, rapaziada.

23 comentários em “O que o JN vai fazer para levantar Serra?

  1. E o condutor do documento com a falsa assinatura foi desmascarado. Era filiado do PT e disse que não se lembrava. Cara de pau. Mas não é excessão.

    Curtir

  2. Vai ter virada de jogo, disso ninguém duvida, como? Secredo de estado. Marina como disse, a maior beneficiada e se aqueçam para o segundo turno.

    Curtir

  3. Ao contrário, caro Berlli, a história só ficou mais patética. O sujeito que dizem ter feito a consulta não diz coisa com coisa. Parece um lunático, pode ter servido a qualquer lado, afinal se filiar a um partido é mais fácil que entrar pra torcida organizada… hehe

    Curtir

  4. Próxima pesquisa já mostrará uma nova roupagem com a guerrilheira ainda no pelotão da frente, mas mais acuada. Aguardem. Marina grata surpresa.

    Curtir

  5. O e-mail dos pais do soldado que teria sido morto pela Dilma ja ta rolando na net. So faltam as entrevistas, fotos e reportagens.

    Curtir

  6. O golpismo de certa parcela da mídia é algo atávico, camarada… mas, como em 2006, não há santo que dê jeito.. a peia vai ser federal. Hehehe.

    Curtir

  7. Caramba, já tem gente prevendo as próximas pesquisas, como se as pesquisas fossem a verdade suprema, vejam só até onde os poderosos institutos de opinião influenciam o povo. A rede Globo não é idiota, é como alguns partidos políticos, está sempre do lado daqueles que no momento estão no poder. Não sejamos alienados.

    Curtir

  8. QUAL O MEIO DE COMUNICAÇÃO QUE NÃO SUBESTIMA A INTELIGENCIA DA POPULAÇÃO. A GLOBO É COMO A VEJA, DEFENDE SEUS INTERESSES COMERCIAIS (FINANCEIROS) ACIMA DE QUALQUER FORMA ÉTICA. A SUTILEZA PASSA LONGE. A NOSSA MIDIA PAPA CHIBÉ NÁ0 FICA MUITO LONGE.

    Curtir

  9. Nossa, que desculpa em Gerson é muita cara de pau, vão dizer que o cara fez a consulta para o PSDB, nossa é muito para minha capacidade de entender o certo e o errado, o cara tem 4 CPF, a Receita já sabia que a procuração era falsa, e vens dizer que o cara é um lunático, era filiado do PT fazia anos, olha eu me surpreendo cada vez mais com as desculpas mais esfarrapadas, teu conceito diminui cada vez mais, justificando o injustificável, não falo do fato da filha do Serra ou dirigentes do PSDB terem sido atingidos, mas a violação dos sigilos de brasileiros,sejam eles quem forem é de se indignar, aqui o que vale não é o partido, mas sim perceber que os orgãos do governo agindo de modo pior que no tempo dos militares , eu sinceramente lamento, vivemos num momento de terrorismo “disfarçado” , mas eu não estranho ,afinal o curriculum da tua candidata diz tudo.

    Curtir

  10. É mesmo e Berlli! Não te esquece de Eldorado dos
    Carajás, onde teu PSDB se mostrou ser perito em massacres e assassinatos…Te dizer…

    Curtir

  11. Para levanta o José Serra, so se der a ele uma grande dosagem de PRA1000, às pilúlas azúis. KKKKKKKKKKKKKKK

    Morto não se levanta! Só precisa ser enterrado, mais a hora do enterro está próxima…

    Curtir

  12. É golpismo mesmo Gerson, basta ver como te comportas em favor da tua candidata, uma campanha sórdida que começou antes mesmo do período eleitoral, com toda a máquina à favor, não podia dar outra não é!!! é golpismo sim , a parcela da imprensa que vocês tanto criticam é a mesma que fala verdades, verdades que vocês querm esconder, vocês odeiam a imprensa que mostra os podres do teu partido, do teu candidato, da tua candidata, vocês são como Hugo Chaves, Fidel, Evo e tantos outros,que tentam calar a imprensa que denuncia os erros de um governo, para vocês o que vale é imprensa que é à favor, vejam o que acontece nos países governado pelos Srs. citados à cima, qual é o tipo de imprensa que funciona em seus países??? Não meu caro, queremos um país onde as leis e a imprensa funcionam à serviço da Nação, e não de um partido ou de um ditador.

    Curtir

  13. É Gerson! Essas viúvas do Serra estão se esperneando fortemente aqui no blog, por causa do massacre petista…

    PT NELES, É PT SAUDAÇÕES PARA OS TUCANOS!

    Curtir

  14. É preciso ter muito cuidado, a mídia leia-se Globo e Veja farão de tudo para que Serra ganhe as eleições.

    Se realmente for verdade essa afirmação da materia que vai ao ar no JN na quinta-feira antes das eleições isso é muito perigoso para o PT, lembrem-se o caso de Lula X Collor em 1989 quando a Rede Globo descobriu um filho de Lula não sei de onde e só por causa disso ele perdeu a eleição para Fernando Collolr de Melo que depois a própria Globo se encarregou de tirar do poder.

    Curtir

  15. Esse episódio de 89 não sai da memória de todos, caro Antonyo. E revela o que a Vênus Platinada pode fazer quando se mete a apoiar um candidato. Com o Serra, a coisa anda escancarada nos telejornais e teve seu ápice naquela entrevista meiga que Bonner-Bernardes fizeram com ele.

    Curtir

  16. Caro Alberto, respeito opiniões e votos. Sou um democrata por princípio e crença. O blog é, por essência, uma ferramenta libertária. Sempre assumi minha posição pró-Lula, em respeito ao belíssimo governo que realiza – o melhor da nossa história, até os inimigos mais empedernidos já reconhecem. Sujeito de origem pobre, que rala até hoje, nascido no interior, sem parentes importantes e que acredita em gente corajosa, que jamais se rende, eu não poderia pensar diferente. E jamais, veja bem, poderia pensar como pensam os tucanos, esta parcela hipócrita da política brasileira que só tem uma virtude: deixar à mostra as feições da direita mais rasteira e segregacionista do continente.

    Curtir

  17. Carlos, o simples fato de o sujeito andar com 4 CPFs já mostra que não é um sujeito normal. Lunático, a meu ver, é um adjetivo que lhe cai bem. Só acho esquisito que o Serra e os tucanos sempre descolam uma história dessas quando estão em apuros. Lembra do caso Lunus? Pois é. Ninguém fala, afinal envolveu a filha do Sarney, mas até hoje não vi um tucano condenando a forma como o caso foi conduzido. E, não esqueça, a Roseana também estava muito bem nas pesquisas. Deve ser pura coincidência no rol de coincidências que cercam o tucanato. Não defendo quebra de sigilo fiscal, que é crime e assim deve ser tratado, mas daí a vincular o caso a uma candidatura que à época nem existia é muita força de imaginação.

    Curtir

  18. Amigo o povo tem o governo que mereceu! Foi burro na época, se deixou levar pelo (PIG) é deu no que deu, agora basta novamente os mesmo imbecis que gostam da regressão, cometer as mesmas tolices que a casa irá cair denovo, à diferença e que a meu ver a Globo, não irá se intrometer mais, se caso seu candidato o vampiro Serra, fizer às mesmas besteiras que Fernado Collor fez em sua gestão. Te dizer!

    Curtir

  19. A dupla dinâmica da rede globo, terá de suar muito a camisa camiseta tucana, que fica por debaixo das vestes globais, para colocar o Serra no mínimo no segundo turno.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s