E ninguém cala esse chororô…

A decisão da CBF de dar a Taça de Bolinhas para o São Paulo foi duramente criticada pela presidente Patrícia Amorim em entrevista na manhã desta quinta-feira. Munida de documentos do Clube dos 13 de diferentes épocas, ela disse que o Flamengo está preparado para enfrentar uma briga jurídica e política para provar que o título do Brasileiro de 1987 foi conquistado dentro de campo. “O Flamengo vai apresentar esses documentos. Nós buscamos o que nós julgamos necessário para que o título seja reconhecido. A briga apenas começou. Confio no nosso departamento jurídico e na possibilidade de reverter essa situação”, disse Patrícia. Acrescentou que Ricardo Teixeira, sócio do Fla, será convocado para se explicar aos conselheiros do clube. Ela considera que a decisão de entregar a taça ao S. Paulo foi uma retaliação pelo fato de ter apoiado Fábio Koff e não Kléber Leite na eleição do Clube dos 13.

11 comentários em “E ninguém cala esse chororô…

  1. Como tal retaliação se o são paulo tambem votou em koff e tambem esta sendo ameaçado pelo RT tirando o morumbi de ser o estádio de são paulo na copa do mundo.
    O São paulo e merecedor da taça que ficaria com o primeiro tri-campeão ou penta alternado e tem os dois e por isso acho que seja merecedor.

    Curtir

  2. Acreditar que o Sport foi legítimo campeão de 87 é uma tolice tão grande, mas tão grande, que seria o mesmo que se admitir hoje em dia, caso a esculhambação ainda fosse permitida, que com campeonato da série A rolando já, a CBF dissesse que para validar o título da primeira divisão deveria ter um cruzamento com entre o campeão desta e o da segunda divisão.

    O que aconteceu em 87 foi isso: a CBF abriu mão do torneio ao Clube do 13, reclamando não ter dinheiro pra realizar, e quando se apercebeu da merda feita (viu que os clubes não precisavam dela pra realizar o torneio, ja que conseguiram inúmeros patrocinadores que trouxeram rentabilidade a ele), resolveu às pressas fazer o torneio “oficial” com times da segunda divisão (o que realmente eram – alguns continuam sendo – naquela época: América-RJ, Atlético-PR, Atlético-GO, Bangu-RJ, Ceará-Ce, Criciúma-SC, CSA-AL, Guarani-SP, Internacional-SP, Joinville-SC, Náutico-PE, Portuguesa-SP, Rio Branco-ES, Sport-PE, Treze-PB e Vitória-BA).

    Enfim, quem quizer saber de toda a história leia aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_uni%C3%A3o

    E o São Paulo não abrir mão da Taça das Bolinhas em favor do Flamengo é de um mau caratismo tão grande, que se Deus quizer o troco vai ser o Morumbi ficar fora da Copa 2014.

    Curtir

  3. Sylvio, você e todo Brasil, incluindo o nosso escriba Botafoguense, sabem que o Campeão brasileiro da 1ª divisão de 1987 é o Flamengo. O resto é o que você afirma em seu comentário.

    Curtir

  4. Dói dizer isso, mas, meus caros Sylvio e Ricardo, concordo inteiramente. A tal taça de bolinhas é rubro-negra, por direito.

    Curtir

  5. Bem, já existe uma decisão judicial em um proceso da Justiça Federal, que não cabe mais nem um tipo de recurso e nem ação rescisória que diz que o Campeão é o Sport. O que a CBF fez foi apenas cumprir a decisão, que sempre foi sua posição oficial.
    Lembro que o Ricardo Teixeira foi criticado pela imprensa carioca e torcedores do Flamengo quando na premiação do Campeonato Brasileiro desejou boa sorte para a Patrícia Amorim tentar o “Hexa” agora em 2010.
    Os documentos que o Flamengo diz que tem são de caráter particular, num “acordo” feito entre o Clube dos 13 e o Sport para que o mesmo dividisse o título com o Flamengo, condição imposta para a sua entrada no Clube dos 13.
    Ao meu ver, juridicamente não tem valor nenhum, pois é documento particular e que não foi levado ao conhecimento da CBF para ser ratificado no momento oportuno. Agora está prescrito, só fazendo efeito entre as partes.
    Assim,Taça de Bolinhas para o Flamengo só aquela de isopor que levaram para o Maracanã no ano passado.

    Curtir

  6. Cláudio a questão não é de legalidade ou decisão judicial, é ÉTICA. Só que para aplicá-la, os homens precisam de consciência. Fazer um acordo por escrito, o que é pior, e não cumprí-lo é uma transgressão ética e moral e ponto. Não adianta explicar. Há uma distância de anos-luz entre decisão judicial e ética, pois a primeira nem sempre vem junto com a segunda.

    Curtir

  7. De quem o Sport venceu pra ser considerado campeão Brasileiro da 1ª divisão de 1987 ? o Flamengo é campeão de direito da taça das bolinhas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s