Do livro “Deixa que eu chuto”, de Renato Maurício Prado:
“Como técnico da Seleção, João Saldanha teve que responder à seguinte pergunta de um ‘trepidante’ momentos antes de um jogo no Beira-Rio, recém-inaugurado:
– E aí, Saldanha, gostou do gramado?
E Saldanha, sem pestanejar:
– Ainda não provei”.

Sem duvida, o mais brilhante, o Pele do jornalismo esportivo.
CurtirCurtir
Um gênio da crônica e uma figuraça, Jorge. Um dos meus heróis.
CurtirCurtir
Avis rara nesse futebol brasileiro povoado de truculentos e reacionários. Enfrentou a ditadura com dignidade de mestre sala, quando mandou o abominável carniceiro Médice preocupar-se com seus ministros que dos os atacantes da seleção cuidava ele, Saldanha.
Claro que com esse desassombro não podia ir até o fim, mas montou um time tão espetacular que nem o Zagallo foi capaz de desmontar.
CurtirCurtir
Jorge Paz, concordo inteiramente com seu comentário.
E o apelido, João Sem Medo, se deve ao fato de ter enfrentado o regime militar e ter “peitado” o então presidente Médice.
Achei também muito boa a foto que ilustra o post, mostra que antigamente, narradores e comentarista realmente viam o jogo no próprio estádio e não através de monitores como hoje em dia.
CurtirCurtir
Gerson,
O que aconteceria se hoje, um determinado técnico de futabol respondesse dessa maneira a tal pergunta? Sei que é exagero, mas não beirava um processo, pela crônica?
CurtirCurtir
Microfone na direita, cigarro na esquerda…
entre um copo de Whisky e outro,um bate-papo serio com Mao Tsé-Tung .
Esse era o nosso,Grande Joao sem medo. que ca’ entre no’s , viveu intensamente.
CurtirCurtir
So que a diferenca dele pros Muricys da vida e grande. E ele era engracado.
CurtirCurtir
Tem perguntas de repórteres tampém que, francamente… Guarulhos, 1996 (?), horas após o trágico acidente que matou o conjunto “Mamonas Assassinas”, a repórter do SBT chega com o microfone em punho ao pai do Dinho:
– E aí, tudo bem com o senhor?
Incontinenti, o senhor visivelmente irritado, responde:
– Claro que não, né minha filha! Eu acabei de ver o que sobrou do meu filho e você me vem com essa pergunta?
Baixa o pano…
Era contra esse tipo de repportem e suas perguntas imbecis que João se irritava. Em Belém, um conhecido setorista chega com um jogador do Remo, apos a derrota de 4×2 para o PSC com a seguinte pérola:
– E aí, o que faltou ao Remo?
– Vencer o jogo… Responde na lata e puto da vida o jogador, com uma visível vontade de continuar a frase com um sonoro “IMBECIL”.
CurtirCurtir
Gerson percebo nas tuas referencias que conheces bem os textos e as façanhas do J. Saldanha,,o que me anima a perguntar-te: o que levou Saldanha a dizer, quando técnico da seleção, que o Pelé estava CEGO”. Poucos lembram do episódio e não procuram o resgate da memória.
CurtirCurtir