Todo o povo que acompanha o Círio caiu de pau nos erros cometidos por Sinomar Naves na chamada “semana negra”. O escriba baionense também entrou na onda, enumerando na coluna de ontem as mazelas do time que até a primeira partida da final era favorito destacado para levar o primeiro turno. Como previsto, depois de tanto bombardeio, o técnico não resistiu. Foi demitido na manhã de ontem e, imediatamente, o Remo anunciou Giba para substituí-lo.
Antes de avaliar o que pode representar esse retorno de Giba ao Evandro Almeida, quero dizer que Sinomar não tinha mesmo condição e ambiente para permanecer à frente do time. O desgaste pelos tropeços frente a Paissandu e Santos foi decisivo para o desenlace. Em favor do treinador, cabe dizer que dificilmente qualquer outro resistiria a esses três maus resultados.  
Ainda em defesa de Sinomar é justo dizer que não pode ser crucificado como único responsável pelo fracasso do Remo no primeiro turno. O planejamento remista, cujo aspecto econômico nas contratações chegou a merecer elogios do colunista, funcionou só até certo ponto. A equação parecia perfeita. Levava em conta a curta duração desta etapa do campeonato: 10 jogos apenas (incluindo semifinal e finais).
Por isso, a aposta em jogadores veteranos, alguns visivelmente longe da melhor condição atlética. Tudo correu bem enquanto os adversários diretos se esmeravam em cometer erros. Quando o Paissandu, por pura sorte, arrumou a casa, a situação do Remo começou a mudar – para pior.
Sinomar, com expressiva cota de participação no processo, só não pode sair como o vilão da história. Os dirigentes, que insistiram com laterais sem estofo e demoraram a trazer um bom zagueiro, também têm sua parte nesse latifúndio.
Quanto a Giba, que salvou o time de um rebaixamento na Série B 2006 e fincou a imagem de técnico competente em apenas seis meses de trabalho, saiu quase escorraçado por exigir profissionalismo e organização. Será que os tempos mudaram e o Remo já absorve profissionais exigentes? A conferir.
 
 
E que a festa não disfarce a lambança. O Paissandu, que comemora a conquista do turno, bateu todos os recordes de consumismo irresponsável. Foram, desde novembro, duas comissões técnicas e 61 jogadores contratados. Dessa multidão, apenas meia dúzia deu certo: Tiago, Álvaro, Sandro, Fávaro, Leandro e Paulão. Planejamento moderno é isso aí.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta terça-feira, 23)

12 respostas a “Coluna: Sinomar não é vilão”

  1. Avatar de Carlos Berlli
    Carlos Berlli

    Gerson, eu, você, nós, eles, todos malhamos a fundo o pobre do Sinomar, mas na verdade foi um marido enganado. AK iludio o pobre a armar uma fogueira com lenha molhada.

    Curtir

    1. Avatar de Carlos Berlli
      Carlos Berlli

      Correção: iludiu.

      Curtir

  2. Avatar de Edmundo, Neves
    Edmundo, Neves

    Sinomar sai como vencedor pois perder de 4×0 na vespera de um RE X PA e naum ter sido demitido ainda no Olimpico na 5ª feira foi uma vitoria particular….rsrs…

    Curtir

    1. Avatar de Carlos Berlli
      Carlos Berlli

      Foi o mínimo de consideração que tiveram para com ele. Agora AK saiu até ileso nessa tragédia.

      Curtir

  3. Avatar de Cezar Falconi
    Cezar Falconi

    Berlli,
    Sinomar não foi iludido, apenas aceitou às condições que lhe ofertaram. Sinomar é um dos treinadores regionais que precisa de reciclagem para melhorar conhecimento técnico na área em que atua.

    Curtir

  4. Avatar de TaVeRnArD NeVeS
    TaVeRnArD NeVeS

    Amigo Claudio, mais um equívoco. A defesa que fiz e continuarei fazendo é pró técnico local. Das 3 vezes que conversei com o Sinomar, apenas uma foi pessoalemente e demorada, num programa de Tv. As demais, rápidas e pelo rádio. Swempre critiquei abertamente os que pitacam as escolhas de treinadores, escalações e esquemas de jogo.
    Sou assim mas não sou chauvinista.

    Curtir

  5. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    E o que o Sinomar disse? Ou nao disse nada relevante?

    Curtir

    1. Avatar de Carlos Berlli
      Carlos Berlli

      Teria a dizer o que?

      Curtir

  6. Avatar de Jorge Santos
    Jorge Santos

    Sei la, so seique o Charles tambem nao sera culpado quando cair…

    Curtir

    1. Avatar de Carlos Berlli
      Carlos Berlli

      Jorge estás em parafuso. Charles e a torcida bicolor não pensam ou não se adiantam aos fatos. Quanto a Sinomar, não tem o que reclamar. Sabe a bomba que tinha na mão e que seria o único vitimado.

      Curtir

  7. Avatar de Diogo Papão - Melhor do Brasil na Libertadores
    Diogo Papão – Melhor do Brasil na Libertadores

    O Sinomar se engasgou com a própria soberba.

    Curtir

  8. Avatar de Antonio Oliveira
    Antonio Oliveira

    Gerson, estou de acordo com sua opinião quase integralmente. Afinal, de fato, no jogo decisivo o Sinomar errou feio nas substituições. Deveras, de nada adianta o Samir sem o Velber ou sem o Gian. Sem contar que o Marlo poderia ter feito a diferença (ofensiva e defensivamente), se tivesse sido escalado desde o início do jogo. ENFIM, NA MINHA OPINIÃO, O SINOMAR FOI UM DOS VILÕES DA PARTIDA DERRRADEIRA. Os outros vilões foram o Marciano, o Velber e o Helinton que perderam gols que não se perde. Os dois primeiros na etapa inicial quando ainda estava dois a zero; e o terceiro (o Helinton) no início do segundo tempo quando o zagueiro do paysandu escorregou e o atacante do Remo ficou literalmente sozinho (adiantou demais a bola e …).

    Curtir

Deixe uma resposta

Quote of the week

"People ask me what I do in the winter when there's no baseball. I'll tell you what I do. I stare out the window and wait for spring."

~ Rogers Hornsby