Ideia bilionária completa 5 anos nesta segunda

Há cinco anos, três jovens fundavam o que, em pouco tempo, se tornaria o site de compartilhamento de vídeos mais popular do mundo. Em 15 de fevereiro de 2005, o domínio “youtube.com” era ativado por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim – na época, funcionários da PayPal, empresa de gerenciamento de transferências online.

Embora tenha sido fundado em fevereiro, o Youtube teve seu primeiro arquivo postado somente em 23 de abril daquele ano, após meses de desenvolvimento. Os 19 segundos do vídeo reproduzem o pontapé inicial do site, nos quais Karim aparece em uma visita ao zoológico de San Diego.

Aí vem a parte boa da história. Hurley, Chen e Karim tiveram a ideia de criar o Youtube em suas horas livres no trabalho para que pudessem, simplesmente, compartilhar vídeos de suas viagens entre si. Menos de dois anos depois, em novembro de 2006, era anunciada a aquisição do site pelo Google, por US$ 1,65 bilhão em ações.

5 comentários em “Ideia bilionária completa 5 anos nesta segunda

  1. Velho ditado sintetiza tudo: Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Muitos são favoráveis e defensores da causa gay, mas se sentem ofendidos se chamados de veados e nem desejam ter filhos veados. É intolerável e vergonhoso homem beijar homem, devem assim pensar e não se expõem. Ser contra é preconceito, mas uma grande maioria não leva em conta o desconforto para os normais, ainda mais no meio familiar. Abaixo mais essa patifaria.

    Curtir

    1. Maciel, uma descoberta aparentemente simples, mas importantíssima. O Youtube revolucionou o sistema de acesso a videos na internet e apressou a chegada da TV ao computador.

      Curtir

  2. O Youtube, tal qual o formato de mídias em DVD, resgatou muita coisa que supostamente havia “se perdido” nos escaninhos dos “arquivos mortos”: reportagens, documentários, apresentações musicais (vídeo clips). Algumas das apresentações de bandas de rock clássico e de músicos e grupos musicais brasileiros de outrora estão entre os meus preferidos.

    Curtir

Deixe uma resposta