Ideia bilionária completa 5 anos nesta segunda

Há cinco anos, três jovens fundavam o que, em pouco tempo, se tornaria o site de compartilhamento de vídeos mais popular do mundo. Em 15 de fevereiro de 2005, o domínio “youtube.com” era ativado por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim – na época, funcionários da PayPal, empresa de gerenciamento de transferências online.

Embora tenha sido fundado em fevereiro, o Youtube teve seu primeiro arquivo postado somente em 23 de abril daquele ano, após meses de desenvolvimento. Os 19 segundos do vídeo reproduzem o pontapé inicial do site, nos quais Karim aparece em uma visita ao zoológico de San Diego.

Aí vem a parte boa da história. Hurley, Chen e Karim tiveram a ideia de criar o Youtube em suas horas livres no trabalho para que pudessem, simplesmente, compartilhar vídeos de suas viagens entre si. Menos de dois anos depois, em novembro de 2006, era anunciada a aquisição do site pelo Google, por US$ 1,65 bilhão em ações.

5 comentários em “Ideia bilionária completa 5 anos nesta segunda

  1. Velho ditado sintetiza tudo: Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Muitos são favoráveis e defensores da causa gay, mas se sentem ofendidos se chamados de veados e nem desejam ter filhos veados. É intolerável e vergonhoso homem beijar homem, devem assim pensar e não se expõem. Ser contra é preconceito, mas uma grande maioria não leva em conta o desconforto para os normais, ainda mais no meio familiar. Abaixo mais essa patifaria.

    Curtir

  2. Muito bom site Gerson, se usado devidamente. Se difundiu por aqui apartir do episódio da Cicareli em cenas quentes em praias espanholas. Eu, particulamente, sempre acesso e tenho conversor dos vídeos.

    Curtir

  3. Maciel, uma descoberta aparentemente simples, mas importantíssima. O Youtube revolucionou o sistema de acesso a videos na internet e apressou a chegada da TV ao computador.

    Curtir

  4. O Youtube, tal qual o formato de mídias em DVD, resgatou muita coisa que supostamente havia “se perdido” nos escaninhos dos “arquivos mortos”: reportagens, documentários, apresentações musicais (vídeo clips). Algumas das apresentações de bandas de rock clássico e de músicos e grupos musicais brasileiros de outrora estão entre os meus preferidos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s