Depois de muita escaramuça jurídica, o Campeonato Paraense de 2010 começa neste domingo, com duas partidas. Às 16h, na Curuzu, o Paissandu defende o título estadual contra o Independente Tucuruí. Às 17h, no Parque do Bacurau, o Cametá, campeão da primeira fase, enfrenta o Águia de Marabá.
Desde 1989 o título paraense tem sido conquistado somente pela dupla Re-Pa. São 13 títulos do Remo e oito do Paissandu. O último “intruso” nessa disputa particular foi a Tuna, em 1988. O ano de 2010 pode marcar o fim de um tabu quase secular. É que, até hoje, somente um clube conseguiu conquistar o título do Paraense além do trio Remo, Paissandu e Tuna: a União Esportiva, que se sagrou campeã em 1909 e 1910.
Desde então, os três clubes mais tradicionais do Estado têm se revezado. O Papão é o maior vencedor, com 43 conquistas. O Leão vem a seguir, com 42. A Tuna foi campeã em dez oportunidades, mas neste ano ficou novamente na fase seletiva.
A primeira rodada do Parazão será completada no decorrer da semana que vem. O Remo estreia contra o Ananindeua, na segunda-feira, às 20h30, no Baenão. E o São Raimundo, vice-campeão estadual e campeão da Série D, recebe o Santa Rosa, na quarta-feira, às 15h30.
Deixe uma resposta