Por Luiz Fernando Oliveira
Permita-me, através deste, expor a vós uma tal dúvida atroz, que teima em furtar os paupérrimos e diminutos momentos de tempo que ainda restam no meu viver – resuma-se tudo em ócio – no tocante ao seguinte: “Teriam Remo e Paissandu, mesmo que cheguemos a números fictícios, alguns milhões de torcedores ? Creio piamente que sim! Eis que se apresenta minha tal dúvida: Seria por demasiado difícil administrar a paixão?”
Parodiando Câmara Cascudo – “o melhor do Brasil é o brasileiro” -, digo que o melhor da equipe é o torcedor! Seria assim tão difícil transformar esta paixão “torcedorística” em abonados “zilhões” de verdes cifrões para a galeria de troféus dos nossos outrora “esquadrões”?
Pensando cá com meus inconsolados e um tanto rotos botões, tenho latente certeza de que, no mínimo, UM MILHÃO de paraenses tirariam, gozando de colossal satisfação, R$ 1,00 de seus bolsos e o depositariam a serviço desses tais “esquadrões”.
Quando meus neurônios expõem-me o assunto desta forma, fico cá pensando se é necessário canudo de Ph.D de Administração em Harvard ou em qualquer outra cátedra renomada para transformar a paixão do torcedor por seu clube em salários pagos corretamente, categorias de base brotando craques pelo ladrão, o chamado “time titular” temido pelo país afora e outros sonhos futebolísticos que ora tomam-me em pesadelos, quando deparo com o Paissandu penando numa 3ª Divisão, o Remo chafurdando no limbo do nada e os outros paraenses… bom, os outros já faleceram há muito, infelizmente.
Aproveito para declarar-me vosso fã inconteste!
Luiz, Parabéns pelo comentário, mas essas coisas acontecem aqui, por alguns pensamentos, que penso eu serem errados de nossos Dirigentes, alguns Torcedores e grande parte da Imprensa. Quer ver só?
– Se vc não tem muito dinheiro e a Idéia é aproveitar o máximo de Jogadores da “Base” e Locais, o ideal é que vc destine grande parte desse dinheiro com a Contratação, com boa antecedência, de um Grande Técnico ( Givanildo, Edson Gaucho, Benazzi), pois só um Técnico rodado fará com que tais Jogadores ganhem a base e Preparo Físico que nunca tiveram e, com isso renderem o esperado.Pra torcida do Paysandu, é só lembrar do time campeão de 2001, que tinha Cláudio Gavião na Lateral esquerda, Valentim na Direita e Vanderson na Meia e outros jogadores descobertos por Givanildo no Paraense daquele ano. O grande problema é que Presidente e Diretores, no afã de poder dizer”Quem trouxe aquele jogador foi eu”, esquecem de fazer o Planejamento correto.
– Outro erro, querem contratar Jorginho, porque fez alguns bons jogos com o Palmeiras (parece até que já esqueceram o Edson Boaro). O problema Luiz, é que quando vc pega um time montado( e olha que foi montado por Luxemburgo) e o Interino tem simpatia do elenco, é possível ele se manter fazendo alguns bons jogos, vide Dario Pereira que pegou o Paysandu, montado e jogando junto a três anos, por Givanildo.
Dica: Se vc vai Contratar um Treinador no escuro ( Remo e Paysandu na situação que estão, nunca deveriam arriscar, é aí que falo em não arriscar no Jorginho, pois pode dá certo ou não e, aí o tempo pode ser escasso), Veja qual ou quais elencos ele montou, aí sim seria uma boa. Quer ver só: Dorival Júnior, montou o Elenco do Sport que foi campeão da serie B, mais com Givanildo. Montou o elenco do São Caetano, que foi campeão com Jair Picerni. O que quero dizer Luiz é que o Bom Técnico é aquele que monta um bom elenco e dá a ele um bom conjunto, os títulos, serão consequência de todo um trabalho( Pagamentos em dia, boa sintonia entre comissão técnica, jogadores e Direção do Clube).
Pra descontrair: Piada do Dia.
Assistir a peneirada no Remo de 30 minutos para cada jogador e a repórter pergunta ao técnico Tindô(isso é nome de Técnico?): “como avaliar um jogador em 30 Minutos?” e ele responde:” É no jeito que ele pega na bola, corre, se movimenta e claro, o meu olho clínico também né. Por um momento entendi olho Cínico. Desculpe. rsrsrsrsr brincadeira cara? e tem muito mais ……
Gerson,o que é esta empresa que esta fechando com o REMO?
A Gol Store surgiu para comercializar os produtos do Remo e apresentou um projeto de construção de um shopping na área onde ficava o Carrossel. Por enquanto, a coisa está indefinida e existem dúvidas se essa empresa tem condições de tocar a obra.
O QUE FAZ O QUE TRATA,QUAL OS BENEFÍCIOS DA GOL STORE PARA O REMO?
O que desde sempre carreou o nosso futebol para o atual cenário, foi e a tentativa de elevar o ego individual a um grau superior a tudo e a todos. Sabemos que essa é uma problemática antiga, que em tempos atrás serviu para algumas aparições dos nossos clubes na mídia nacional, entretanto, esse é um paradigma ultrapassado e, por conseguinte não aplicável hoje. É claro que desafiar os velhos caminhos requer uma gama de esforços, mas acomodar-se nos paradigmas ultrapassados, também. O mundo apresenta mudanças instantâneas que podem nos paralisar se não desafiarmos nossas crenças e paradigmas. Será que a cartolagem paraense estão dispostos a desafiar suas idéias? Sim porque, em acontecendo esse fenômeno, eles serão forçados a repensar suas posições, e isso sempre gera desconforto. É por isso que, em vez de repensar sobre suas atitudes e enfrentar a árdua tarefa de mudar seus paradigmas, muitos se contentam em permanecer paralisados em seus pequenos modelos. Por outro lado, a evolução contínua é fundamental tanto para as pessoas como para as organizações (Clubes), porque nada permanece igual na vida. A natureza nos mostra claramente que ou você está vivo e crescendo, ou está morrendo, morto, ou declinando. A atual situação do nosso futebol é exemplo clássico disso!
O MEDO DOS QUE SÃO ALHEIOS, COMEÇA A AUMENTAR.