Apoio à PEC do Diploma

Do Comunique-se

O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), em discurso no plenário do Senado nesta segunda-feira, defendeu a Proposta de Emenda à Constituição que restitui a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão. Até então, Mesquita Júnior se posicionava contrário à exigência, “em nome da liberdade de imprensa e da não formação de reserva de mercado”. “Venho hoje aqui à tribuna ferir este assunto, declarar, confessar, a mudança do meu entendimento sobre a questão com muita humildade. Isso não me causa nenhuma espécie. Mudei, sim, de entendimento”, afirmou.

O senador atribui a mudança no seu entendimento a uma conversa que teve com uma tia, a jornalista Adísia Sá, que tem mais de 50 anos de profissão. Agora, acredita que “priorizar o ensino superior, a qualificação cada vez maior, é imprescindível para quem quer exercer com qualidade qualquer profissão em nosso país”. “Essa decisão do Supremo (tenho certeza absoluta de que o propósito não foi esse) gerou este quadro real, instalado hoje no nosso país. O desestímulo, aquele sentimento de desnecessidade da escola superior de jornalismo, isso pode levar ao fechamento de cursos no nosso país, como um (efeito) dominó. E isso não podemos permitir”, disse.

Os cozinheiros da informação agradecem qualquer medida que vise restituir a dignidade e o valor do diploma de jornalista.

4 comentários em “Apoio à PEC do Diploma

  1. É, mas tem que haver maior qualidade na formação dos estudantes, sem dúvida nenhuma. Mas, para isso, seria interessantes colocar verdeiros professores nas universidades, aqueles que realmente têm vocação para o ensino. Por que, cá prá nós, tem cada figura tirando uma de professor… Pensam que só porque sabem muita coisa, estão preparados para ensinar, quando na verdade não é isso o que acontece. Saber é uma coisa; ensinar é uma dádiva!

    Curtir

  2. Verdade, Sandra. É uma preocupação que deve ser extensiva às demais profissões, pois as deficiências do ensino vitimam todas as profissões cuja formação é acadêmica.

    Curtir

  3. Há um dito popular na FRANÇA que aconselha:

    “NÃO CONFIE NA(O) COZINHEIRA(O) !!!”

    … rsrsrs …

    Eu hein ?!?!?! KKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s