O mais bonito estádio do mundo

235_1351-estadioborussia-coraronai

A mania de fazer lista de qualquer coisa é tipicamente inglesa. Agora, sai a lista do melhor e mais bonito estádio do mundo. Claro que a intenção é criar polêmica. O tradicional jornal The Times simplesmente escolheu o simpático e meio acanhado estádio do Borussia Dortmund, da Alemanha, como o primeiro nesse departamento. Há controvérsias. O Westfalenstadion, que recebeu dois jogos do Brasil na Copa de 2006, contra as seleções do Japão e de Gana, deixou para trás palcos sagrados como o Giuseppe Meazza, em Milão; Anfield Road, do Liverpool; Allianz Arena, em Munique; Santiago Bernabéu, do Real Madrid; La Bombonera, do Boca Juniors; e Nou Camp, do Barcelona.

Dos estádios nominados pelo The Times conheço justamente os dois alemães. Surpreendentemente, considero o Allianz (de Munique) bem mais bonito, com seu formato futurista. Até mesmo o estádio de Frankfurt, onde perdemos para a França, fica à frente do Westfalenstadion em conforto e beleza arquitetônica. A vantagem do campo de Borussia está apenas na visibilidade, pois suas arquibancadas altas permitem uma completa visão do campo de jogo praticamente de qualquer ponto do estádio.

Charmoso ou não, o Westfalenstadion tem lugar garantido na história do futebol: foi lá que Ronaldo Fenômeno tornou-se o maior artilheiro de todas as Copas do Mundo: com dois gols sobre o Japão e um contra Gana, o Fenômeno chegou à marca de 15 tentos na história da competição. E este escriba baionense estava lá – como mostra a foto aí embaixo – para contar a história.

mail

13 comentários em “O mais bonito estádio do mundo

  1. Gerson, essa montagem ficou legal…he he he ….mas brincadeira a parte, realmente pesquisas nao podem ser levadas a serio…

      1. Amigo Ed,
        Entenda o seguinte: o caboclo baionense aqui tava doido pra mostrar essa foto… releve. Hehehe…

  2. Comeste os chucrutes da cercania doWestfalenstadion??? Gerson san acho que os gringos devem estar tomando muita caipirinha baldeada..
    se for em rel. a visao que o estadio proporciona ao espectador, ai td bem..
    Em relacao ao restante o Salsichao dos alemaes nao ganha do meu vizinho Ajinomoto Stadium.

    Agora o Bombonera!! , pera ai!! aquilo ali e’ desconfortavel e cheios de goteiras(infiltrac.) por todos os cantos.

    Agora Gerson San essa camiseta (escondindinha)e’ a do New Castle?? ou a do mesmo time em que jogou Waldir Lebrego ?? hehe

    1. Com certeza, Harold, os lanches são de primeira linha, embora a Coca-Cola custe uma nota preta (coisa de 4 euros, naquela ocasião). Concordo quanto a Bombonera que, pelo que soube, não é tão confortável assim. Quanto à camisa, não tenha dúvida: é a camisa que Lebrego honrou com tanto talento – esta que levei à Alemanha tem o número 6 de Nilton Santos às costas.

  3. tu bem que podias fazer uma lista dos jogadores mais subestimados da historia, craques com a bola nos pés, mas que não tiveram um decimo da atenção dada pela imprensa e torcedores a outros jogadores.

    1. Costa,
      Tem razão. Já fiz alguns textos a respeito, mas venho anotando alguns exemplos recentes. Realmente cabe um bom comentário a respeito.

  4. Grande Gerson, que tal vc postar outras ? fica aqui a ideia, rs…Weggins por exemplo, vc tem alguma ? diz que era meio bagunçado lah….rsrs..1 abraço do Edmundo Neves..

    1. Boa ideia, vou verificar os arquivos. Tenho mais de Konigstein, onde a seleção ficou concentrada na primeira fase e em Frankfurt.

  5. Gerson, gostei da pose na foto, só penso que se fechasse a 1ª Camisa, ficaria melhor. Sou mais o Baenão. rsrsrsrsrsrsrsr

    1. Mas o estádio do Borussia é simpático, sim. E tem um outro grande mérito, como quase todos os que vi na Alemanha: você tem acesso rápido (chega às cadeiras em 10 minutos, no máximo) e na saída não há nem sombra de tumulto.

Deixe uma resposta