A mania de fazer lista de qualquer coisa é tipicamente inglesa. Agora, sai a lista do melhor e mais bonito estádio do mundo. Claro que a intenção é criar polêmica. O tradicional jornal The Times simplesmente escolheu o simpático e meio acanhado estádio do Borussia Dortmund, da Alemanha, como o primeiro nesse departamento. Há controvérsias. O Westfalenstadion, que recebeu dois jogos do Brasil na Copa de 2006, contra as seleções do Japão e de Gana, deixou para trás palcos sagrados como o Giuseppe Meazza, em Milão; Anfield Road, do Liverpool; Allianz Arena, em Munique; Santiago Bernabéu, do Real Madrid; La Bombonera, do Boca Juniors; e Nou Camp, do Barcelona.
Dos estádios nominados pelo The Times conheço justamente os dois alemães. Surpreendentemente, considero o Allianz (de Munique) bem mais bonito, com seu formato futurista. Até mesmo o estádio de Frankfurt, onde perdemos para a França, fica à frente do Westfalenstadion em conforto e beleza arquitetônica. A vantagem do campo de Borussia está apenas na visibilidade, pois suas arquibancadas altas permitem uma completa visão do campo de jogo praticamente de qualquer ponto do estádio.
Charmoso ou não, o Westfalenstadion tem lugar garantido na história do futebol: foi lá que Ronaldo Fenômeno tornou-se o maior artilheiro de todas as Copas do Mundo: com dois gols sobre o Japão e um contra Gana, o Fenômeno chegou à marca de 15 tentos na história da competição. E este escriba baionense estava lá – como mostra a foto aí embaixo – para contar a história.
Gerson, essa montagem ficou legal…he he he ….mas brincadeira a parte, realmente pesquisas nao podem ser levadas a serio…
rsrsrsr esse Ed.
Amigo Ed,
Entenda o seguinte: o caboclo baionense aqui tava doido pra mostrar essa foto… releve. Hehehe…
O Allianz é mais bonito, tanto na arquitetuta qto no conforto. Gosto muito tbém do Stamford Bridge do Chelsea.
As BELEZAS da ALEMANHA e ÁUSTRIA são INDISCUTÍVEIS.
BORUSSIA DORTMUND: Gravem este NOME.
Comeste os chucrutes da cercania doWestfalenstadion??? Gerson san acho que os gringos devem estar tomando muita caipirinha baldeada..
se for em rel. a visao que o estadio proporciona ao espectador, ai td bem..
Em relacao ao restante o Salsichao dos alemaes nao ganha do meu vizinho Ajinomoto Stadium.
Agora o Bombonera!! , pera ai!! aquilo ali e’ desconfortavel e cheios de goteiras(infiltrac.) por todos os cantos.
Agora Gerson San essa camiseta (escondindinha)e’ a do New Castle?? ou a do mesmo time em que jogou Waldir Lebrego ?? hehe
Com certeza, Harold, os lanches são de primeira linha, embora a Coca-Cola custe uma nota preta (coisa de 4 euros, naquela ocasião). Concordo quanto a Bombonera que, pelo que soube, não é tão confortável assim. Quanto à camisa, não tenha dúvida: é a camisa que Lebrego honrou com tanto talento – esta que levei à Alemanha tem o número 6 de Nilton Santos às costas.
tu bem que podias fazer uma lista dos jogadores mais subestimados da historia, craques com a bola nos pés, mas que não tiveram um decimo da atenção dada pela imprensa e torcedores a outros jogadores.
Costa,
Tem razão. Já fiz alguns textos a respeito, mas venho anotando alguns exemplos recentes. Realmente cabe um bom comentário a respeito.
Grande Gerson, que tal vc postar outras ? fica aqui a ideia, rs…Weggins por exemplo, vc tem alguma ? diz que era meio bagunçado lah….rsrs..1 abraço do Edmundo Neves..
Boa ideia, vou verificar os arquivos. Tenho mais de Konigstein, onde a seleção ficou concentrada na primeira fase e em Frankfurt.
Gerson, gostei da pose na foto, só penso que se fechasse a 1ª Camisa, ficaria melhor. Sou mais o Baenão. rsrsrsrsrsrsrsr
Mas o estádio do Borussia é simpático, sim. E tem um outro grande mérito, como quase todos os que vi na Alemanha: você tem acesso rápido (chega às cadeiras em 10 minutos, no máximo) e na saída não há nem sombra de tumulto.