Tribuna do torcedor

Por Carlos Eduardo Lira Silva

Como torcedor, tenho que acreditar, afinal só peru morre de véspera, mas é inegável que o PSC deu um passo atrás ao perder tantos gols, mesmo não jogando bem. Eu, diferentemente de muitos torcedores, acredito mais em Valter Lima do que no plantel. O que quero dizer com isso? Valter é um bom estrategista, capaz de criar um esquema para vencer o Icasa, mas os jogadores, com a qualidade que têm, serão capazes de executar o plano tático?

Ao assistir o jogo, ficou evidente que o Icasa tem problemas com jogadas pelo meio, tanto que as principais jogadas do PSC foram por lá, inclusive o lance que gerou escanteio do primeiro gol. Nesse sentido, o que fazer? Se eu fosse Valtinho, tiraria o Zé Carlos (que para mim é peça nula no ataque do PSC) e começaria o jogo com o seguinte ataque Zé Augusto, Torrô e (surpresa) Moisés.

Por que Moisés? Pela velocidade e capacidade de driblar desse jogador, coisa que hoje nenhum jogador tem coragem. Minha defesa seria: Rógério, Luciano e Bernardo. O meio eu escalaria com Paulo de Tarcio, Mael, Vélber e Michel. O esquema seria no 3-2-2-3. O que isso significaria? Eu deixaria os dois volantes plantados na frente da defesa, liberaria Vélber e Michel para a criação pelo meio e laterais (ou seja, não teria lateral de origem) dando a eles também a responsabilidade de fechar no meio e abriria Moisés pela esquerda e Torrô pela direita e Zé para fazer o pivô que marcariam no campo do adversário.

Pode parecer locura, mas vejamos: Jucemar não está fazendo nada. Aldivan está muito mal e Zeziel não está conseguindo jogar a mesma bola do paraense.

4 comentários em “Tribuna do torcedor

  1. Respeito a opinião do Xará, mas ao meu ver o time caiu de produção depois que Valter Lima assumiu. Este mesmo elenco já apresentou rendimento satisfatório e hoje dá nos nevos. Fora este aspecto, acho que alguma coisa atrapalha e nesta está incluso LOP, não sei exatamente o quê. De repente podemos ser surpreendidos com uma boa atuação domingo e voltar classificado, porque este ICASA pelo que mostrou não é tão forte como parecia. Se a garra e força de vontade imperar, seguiremos em frente, agora se continuarem a dá nó nas pernas, até a volta em 2010 na C. Pelo menos isso.

  2. O técnico, apesar de bom treinador, errou ontem nas mexidas. O Balão deveria ter entrado jogando pela esquerda do ataque, onde ele sempre joga bem. Com isso o Paysandu teria imprimido um ritmo mais forte no início do jogo. Lá pelos trinta minutos, como o Paysandu estava perdendo a segunda bola no meio de campo, onde visivelmente havia um burado, a mexida correta era colocar o Paulo de Tárcio no lugar do Velber ou do Zeziel. Como ele colocou o Lê, que foi jogar perto da zaga, o burado do meio-campo continuou. Para concluir, acho que o time deve melhorar alguns fundamentos: 1 – O time não tem antecipação. Somente da combate quando o adversário já está com a bola dominda; 2 – Não comete faltas para matar as jogadas; 3 – Quando toma a bola, não tem velocidade nos contra-ataques; 4 – O time não tem um batedor de faltas e 5 – Não tem o hábito de chutar a gol, mesmo que de fora da área. Estes fundamentos devem ser treinados exaustivamente para o time melhorar e tentar a classificação na “Batalha de Juazeiro do Norte”.

Deixe uma resposta