O adeus do último cavalheiro

1281798-2555-ga

O último grande cavalheiro do futebol inglês, Sir Bobby Robson, de 76 anos, faleceu hoje em sua casa depois de perder a luta que travava contra um câncer desde 1991. Sir Robson morreu acompanhado por sua esposa e pelo resto de sua família em sua casa de County Durham, no norte da Inglaterra. Ele também foi técnico inglês e dirigiu, entre outros, o Barcelona durante a temporada 1996/1997, justo depois que Johan Cruyff deixou o clube, um ano no qual ganhou a Recopa da Europa, a Supercopa da Espanha e a Copa do Rei.

Os notáveis resultados conseguidos não serviram no entanto para que ele continuasse no banco do Barça, onde estava acompanhado pelo hoje treinador do Inter de Milão, José Mourinho, e acabou sendo substituído pelo holandês Louis Van Gaal. Foi sob seu comando que Ronaldo viveu seus melhores momentos no Camp Nou.

Seu bom trabalho lhe valeu um posto no staff técnico na temporada seguinte, embora um ano depois tenha preferido voltar ao PSV para trabalhar de novo como treinador. Robson foi reconhecido tanto no Reino Unido como nos países pelos quais passou – Holanda, Portugal e Espanha – como um autêntico “gentleman”, extremamente educado e com um grande senso de humor.

Como jogador, sua carreira se limitou à Inglaterra, concretamente ao Fulham – onde chegou com apenas 17 anos -, o West Bromwich e de novo ao time londrino, onde também ocupou posteriormente o posto de treinador. Também participou do Mundial de 1958, realizado na Suécia.

Um de suas maiores conquistas foi sem dúvida se tornar técnico inglês, cargo no qual se manteve entre os anos de 1982 e 1990, com dois mundiais envolvidos. Sua batalha contra o câncer foi contínua desde o ano de 1991, e desde então teve que se submeter a operações cirúrgicas, assim como à quimioterapia.

Robson apareceu em público pela última vez no domingo passado – e em cadeira de rodas – no estádio de Saint James Park para ver o jogo entre Inglaterra e Alemanha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s