Coluna: Paissandu tem maiores chances

Foi apenas um jogo, mas virou de ponta-cabeça todos os cálculos no grupo A do Brasileiro da Série D. A vitória do Sampaio sobre o Rio Branco, por 4 a 2, sábado, embolou tudo: recoloca na disputa todos os cinco times e cria novas possibilidades até para a definição do rebaixamento.

Na classificação, o Paissandu lidera com 11 pontos. O Águia tem 10. Rio Branco, 9. Luverdense, 8. Sampaio, 7. Restam quatro jogos: Luverdense x Rio Branco, Águia x Sampaio, Rio Branco x Águia, Sampaio x Paissandu. Águia, Rio Branco e

Quem tem mais chances na parada? Em tese, Águia e Rio Branco, porque podem ir a 16 e 15 pontos, respectivamente. A questão é que os dois se cruzam na rodada final, fato que pode resultar na eliminação de ambos. Logo em seguida, na escala de possibilidades, vem o Paissandu, que pode marcar 14 pontos e se classificar sem depender de ninguém. Depois, aparecem Sampaio, que pode ir a 13, e Luverdense, que só vai até 11.

Apesar da torrente de números, alguns pontos precisam ser destacados. Em primeiro lugar, para os representantes paraenses, a boa notícia é que ambos ganharam mais chances na reta final. E tudo ficará mais tranqüilo se o Rio Branco afundar em Lucas do Rio Verde na próxima rodada e o Águia superar o Sampaio em Marabá.

Nesse cenário, teríamos o Águia classificado antes da rodada final, com 13 pontos e Paissandu (11) bem perto da vaga, pois dependeria somente da vitória diante de um Sampaio rebaixado à Série D.

O interessante é que, segundo um matemático colaborador da coluna, até mesmo perdendo em Codó (ou Bacabal) o Sampaio disputam seis pontos; Paissandu e Luverdense, três. Paissandu pode se classificar. Isso acontece se o Águia derrotar o Sampaio, o Luverdense passar pelo Rio Branco por um placar simples, o Rio Branco não vencer o Águia e o Paissandu perder por um gol de diferença no Maranhão. O Águia seria o primeiro e o Paissandu, segundo.

O empate também serve, desde que com a seguinte combinação de resultados: Águia ganha ou empata com Sampaio, Luverdense bate Rio Branco, empate ou vitória do Águia sobre o Rio Branco. O Águia terminaria na liderança e o Paissandu seria vice.

O cenário indesejável para os paraenses seria o empate (ou derrota) do Águia frente ao Sampaio e triunfo (ou empate) do Rio Branco sobre o Luverdense. Nessa hipótese, o Águia iria ameaçadíssimo para a decisão na capital acreana e ao Paissandu só a vitória serviria contra um Sampaio embalado, com chances reais de ficar com a vaga.

 

 

Avalio que só um paraense passará à próxima fase. Como é dificílimo um triunfo do Águia sobre o Rio Branco no jogo final, na Arena da Floresta, o Paissandu reúne as maiores chances de classificação.

Cabe dizer que, depois dos últimos resultados, a chave se transformou na mais equilibrada e indefinida do campeonato. Todos têm possibilidades de se classificar e todos correm risco do rebaixamento.    

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta segunda-feira, 20)

19 comentários em “Coluna: Paissandu tem maiores chances

  1. Olhando a tabela da série C observei que só o Águia e o Luverdense venceram fora, então, será que o Paysandu terá forças para vencer o Sampaio? A penúltima rodada deve sinalisar essa possibilidade. No resto é ter esperanças que a sorte do dia da final da copa Campeão dos Campeões esteja do nosso lado, pois a 3 anos não ganhamos fora e convenhamos o atual plantel do Paysandu não inspira confiança, só nos resta rezar!

  2. Não acho que seja tão difícil assim do Águia ganhar do Rio Branco. Pra mim, entram Rio Branco e Águia. O Papão vai no máximo empatar com o Sampaio. Vamos mesmo pensar em 2010!

  3. Gerson,

    Esse grupo dos paraenses tá derrubando muitos comentaristas, tá difícil prever o que vai acontecer, mas acho também que pelo menos um clube paraense vá se classificar, agora se vai subir tenho minhas dúvidas…

    1. Paulo,
      Você tem razão, mas o grupo só derruba quem decreta resultados. Eu prefiro palpitar – erro às vezes, acerto outras, e assim segue o barco. E o que seria da vida sem apostas? A minha, até a próxima rodada (rss…), é Rio Branco e Paissandu.

    1. Cláudio,
      Dois jogos: Rio Branco x Águia, Sampaio x Paissandu. Acho que o Águia perde e o Paissandu vence – e se classifica.

  4. Não acho difícil uma vitória do Águia sobre o Rio Branco como você, Gerson, coloca. Ano passado o Águia ganhou o Rio Branco no Acre e o próprio Águia é um time que joga melhor fora do que em casa (Fluminense, Sampaio e Luverdense). Se João Galvão Bocão souber explorar bem a velocidade de Maciel nas costas de Ley e Renatinho e Bruno Rangel explorar a fraca zaga do Rio Branco, acredito, sim em vitória. No entanto, creio que o Águia deva se preocupar mais com o Sampaio, não que seja um grande time, mas para evitar um novo tropeço em casa. Eu, particularmente, acredito que o Águia ganha o jogo até com facilidade. Outra coisa, é impossível o Sampaio chegar na última rodada rebaixado, por quê? Caso o Rio Branco perca para o Luverdense e o Sampaio perca para o Águia, o Sampaio chega na próxima rodada precisando de uma vitória e contar com a derrota do Rio Branco para o Águia. Se o Luverdense empatar com o Rio Branc, o Sampaio com uma vitória pode superar o Luverdense. Para mim a questão é, o PSC chegar sem chance de ser rebaixado para não ter mais essa pressão e ir para o tudo ou nada no maranhão, ou seja, se perder não classifico, mas se ganhar tô dentro.

  5. Gerson, o Águia tem 2 gols na frente do Paysandu, isso quer dizer que se o Águia vencer o Sampaio por 2 gols de Diferênça e empatar com o Rio Branco, o Paysandu terá não só que ganhar, mais golear o Sampaio, por quatro gols de diferênça. Alguém já tinha pensado nisso?

    1. De qualquer maneira, lá na Arena da Floresta, o Rio Branco não perde. Aliás, ganha sempre. O Águia, mesmo com saldo maior, ficaria atrás do Paissandu, que vencendo vai a 14 pontos.

  6. Desculpe Gerson, na minha matemática, acima, quando a fiz, pensava que o Rio Branco tinha 10 pontos.Desconsidere o que falei.ok? Esse cálculo só serviria para a disputa do 1º lugar.

  7. Gerson, o Águia tem 2 gols na frente do Paysandu, isso quer dizer que se o Águia vencer o Sampaio por 2 gols de Diferênça e empatar com o Rio Branco, o Paysandu terá não só que ganhar, mais golear o Sampaio, por quatro gols de diferênça. Alguém já tinha pensado nisso?

    Complementando o comentário do Gerson. Se o empate entre Águia e Rio Branco acontecer e o PSC ganhar o PSC está classificado, pois fica com 14 e o Rio BRanco com 13 (se ganhar o Luverdense) ou 10 se perder para o Luerdense. O PSC só depende de si.

  8. O paysandu desperdiçou a maior das chances ao empatar em casa com o luverdense, se vencesse já estaria praticamente classificado, mesmo assim continua com boas chances graças ao Sampaio Corrêa, parece que a sorte está do lado bicolor, só que a equipe tem que ajudar também, fico meio temeroso pois o paysandu não vence fora, parece praga(rsrsrs), mas quem sabe. sorte Papão!

  9. O que é um time sem jogos oficiais…ninguem fala sobre o Remo…já vimo esse filme ano passado qndo o Payssandu saiu e ficou o pobre do Aguia que inclusive foi ”obrigado” a trazer os jogos pro Olimpico e ainda assim perdeu a vaga no saldo de gols…o Payssandu saindo, tchau futebol paraense…vs torcer independente da cor da camisa, que um paraense vá até o final da competição…o Payssandu saindo ele vai até Macapá, enfrentar o Cristal, depois vai em Quatipuru, pegando a Seleção de Igarape Miri, alcançando o Remo em qte de jogos pelo Interior….e outra : um unico torcedor escreveu aqui no blog: o Luiz Omar no afã de conseguir verba, antecipou de ontem pra quinta o jogo do Payssandu…mantido a tabela original, o Bicola ia jogar sabendo do resultado do Sampaio, e quem sabe a garra naum teria sido diferente…Sds Edmundo Neves

  10. O Paysandu só depende de si. Ganhando o Sampaio o bicolor vai a 14 pts. Se Rio Branco e Águia vencerem na próxima rodada irão a 12 e 13 pts respectivamente. Como jogarão entre si na última rodada apenas um deles ultrapassará o Papão. Este, inclusive, poderá se classificar ainda que perca para o Sampaio; se não vejamos: O Águia ganhando do Sampaio ficará com treze e empatando em seguida com o Rio Branco ficará com 14 e se classificará. Por seu turno, o Rio Branco, perdendo para o Luverdense e empatando com o Águia ficará com 10. O Luverdense ganhando do Rio Branco de 1 a 0 e o Paysandu perdendo para o Sampaio por 1 a 0 ficará empatado com o Luverdense e então o Bicolor embora empatado com o Luverdense em saldo de gol será o classificado por ter marcado maior número de gols.

  11. ganhar é o mais importante de tudo pois caso contrário a saida prematura do paysandu não significa apenas a perda de maiores arrecadações para o paysandu, mas todo o setor economico esportivo de belém e do estado estará comprometido. Todos perderam com isso pois o paysandu deixará de arrecadar uma renda incalculável, com patrocinadores que deixam de mostrar suas marcas nas finais do campeonato e o publico. Além disso os empresarios locais como os jornais que poderiam vender altos volumes no segundo semestre caso o time chegasse nas finais, além dos programas esportivos que sempre conta com grandes audiências e tem a participação do torcedor do paysandu ao vivo, correm o risco de ter seu ibope diminuido consideravelmente até o final do ano, o que acaba sendo ruim para jornais, radio e televisão assim como seus patrocinadores que dependem absolutamente da participação do torcedor do paysandu. Isso por fazer uma analise ainda superficial da situação, mas sabemos que a derrota do paysandu pode levar a perdas muito maiores praticamente incalculaveis ao setor economico que o esporte levanta no estado pois o futebol já deixou de ser algo, apenas das quatro linhas. Por isso não é só o torcedor que tem interesse na vitoria do paysandu, mas sim todo o setor empresarial e todo o capital em jogo. O PAYSANDU A ANOS É O UNICO TIME QUE MOVIMENTA TANTO A ECONOMIA ESPORTIVA DO ESTADO, ATRAVÉS DE TITULOS ACABOU SENDO O TIME A MAIOR REFERENCIA DO NORTE NO FUTEBOL E SE ISSO NÃO FOR TRABALHADO COM CUIDADO PELA IMPRENSA E EMPRESARIOS OS PROBLEMAS DO CLUBE SERÃO SENTIDOS PELOS MESMOS, MAS CASO O PAYSANDU CHEGUE AS FINAIS O PAYSANDU ESTARA FORTE FINANCEIRAMENTE E LEVARÁ TODOS COM ELE.

Deixe uma resposta