Foi apenas um jogo, mas virou de ponta-cabeça todos os cálculos no grupo A do Brasileiro da Série D. A vitória do Sampaio sobre o Rio Branco, por 4 a 2, sábado, embolou tudo: recoloca na disputa todos os cinco times e cria novas possibilidades até para a definição do rebaixamento.
Na classificação, o Paissandu lidera com 11 pontos. O Águia tem 10. Rio Branco, 9. Luverdense, 8. Sampaio, 7. Restam quatro jogos: Luverdense x Rio Branco, Águia x Sampaio, Rio Branco x Águia, Sampaio x Paissandu. Águia, Rio Branco e
Quem tem mais chances na parada? Em tese, Águia e Rio Branco, porque podem ir a 16 e 15 pontos, respectivamente. A questão é que os dois se cruzam na rodada final, fato que pode resultar na eliminação de ambos. Logo em seguida, na escala de possibilidades, vem o Paissandu, que pode marcar 14 pontos e se classificar sem depender de ninguém. Depois, aparecem Sampaio, que pode ir a 13, e Luverdense, que só vai até 11.
Apesar da torrente de números, alguns pontos precisam ser destacados. Em primeiro lugar, para os representantes paraenses, a boa notícia é que ambos ganharam mais chances na reta final. E tudo ficará mais tranqüilo se o Rio Branco afundar em Lucas do Rio Verde na próxima rodada e o Águia superar o Sampaio em Marabá.
Nesse cenário, teríamos o Águia classificado antes da rodada final, com 13 pontos e Paissandu (11) bem perto da vaga, pois dependeria somente da vitória diante de um Sampaio rebaixado à Série D.
O interessante é que, segundo um matemático colaborador da coluna, até mesmo perdendo em Codó (ou Bacabal) o Sampaio disputam seis pontos; Paissandu e Luverdense, três. Paissandu pode se classificar. Isso acontece se o Águia derrotar o Sampaio, o Luverdense passar pelo Rio Branco por um placar simples, o Rio Branco não vencer o Águia e o Paissandu perder por um gol de diferença no Maranhão. O Águia seria o primeiro e o Paissandu, segundo.
O empate também serve, desde que com a seguinte combinação de resultados: Águia ganha ou empata com Sampaio, Luverdense bate Rio Branco, empate ou vitória do Águia sobre o Rio Branco. O Águia terminaria na liderança e o Paissandu seria vice.
O cenário indesejável para os paraenses seria o empate (ou derrota) do Águia frente ao Sampaio e triunfo (ou empate) do Rio Branco sobre o Luverdense. Nessa hipótese, o Águia iria ameaçadíssimo para a decisão na capital acreana e ao Paissandu só a vitória serviria contra um Sampaio embalado, com chances reais de ficar com a vaga.
Avalio que só um paraense passará à próxima fase. Como é dificílimo um triunfo do Águia sobre o Rio Branco no jogo final, na Arena da Floresta, o Paissandu reúne as maiores chances de classificação.
Cabe dizer que, depois dos últimos resultados, a chave se transformou na mais equilibrada e indefinida do campeonato. Todos têm possibilidades de se classificar e todos correm risco do rebaixamento.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta segunda-feira, 20)
Deixe uma resposta