Zé Carlos: a agonia de um ídolo

304_213-ze

Por Fred Soares

Três vezes campeão carioca e uma vez da Copa do Brasil, o ex-goleiro do Flamengo, Zé Carlos está internado em estado gravíssimo no Hospital da Ordem Terceira da Penitência, na Tijuca, Rio de Janeiro. O ex-jogador luta contra um câncer que tomou conta de seu sistema digestivo. Segundo um médico que o atendeu em abril, no Hospital Pasteur, no Méier, a situação é irreversível.

– Ele já nos procurou com um câncer no abdomem, em estado avançado. Não havia mais nada a fazer – disse o doutor, que pediu para não ser identificado.

Depois de uma primeira entrada no hospital do Méier, Zé Carlos, segundo alguns amigos, praticamente desistiu de lutar pela vida. Em junho, o estado do ex-jogador se complicou e ele acabou internado na Ordem Terceira da Penitência.

José Carlos da Costa Araújo, nascido em 7 de fevereiro de 1962, começou sua carreira no Americano-RJ e no Rio Branco-ES. Chegou ao Flamengo em 1984, tornando-se titular dois anos depois. Além dos títulos conquistados pelo rubro-negro, ele entrou para a história ao se tornar o segundo goleiro a marcar um gol pelo clube, em 1987, contra o Nacional, na primeira fase da Copa do Brasil.

Também vestiu a camisa da Seleção Brasileira. Foi reserva de Taffarel na Copa do Mundo de 90. Também na condição de suplente, participou da campanha que lhe rendeu a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988. Zé Carlos passou também por clubes portugueses, pelo Cruzeiro, Vitória-BA, XV de Piracicaba-SP, América-SP, e Tubarão-SC. Em 2006, ocupou a função de gerente de futebol do América em 2006, quando trabalhou com Jorginho, atual auxiliar de Dunga na Seleção.

8 comentários em “Zé Carlos: a agonia de um ídolo

  1. É incrível como essa doença está levando tantas pessoas nos últimos tempos. A era do estresse, da comida industrializada, da poluição ambiental, da correria desenfreada, favorece o aparecimento desse mal. Uma pena para o goleiro.

    1. Uma pena mesmo, Diogo. E você tem razão: essa terrível doença se alastra e não conseguimos cuidar direito das prevenções.

  2. Lembro de Zé Carlos quando comecei a acompanhar futebol de verdade, lá pelos idos de 1986. Não tinha a minha preferência na posição, mas é uma das marcas que marcaram a memória do futebol brasileiro dos anos 80.
    O engraçado é que o goleiro adentrou os anos 90 jogando por grandes clubes, mas apresentava as mesmas falhas de sempre. Mas, vá em paz e boa sorte Zé Carlos.

    1. É brincadeira o seu comentário a respeito do Ze Carlos, principalmente neste momento em que passa por problemas de saúde de alta complexidade.
      Esse vá em paz não estou acreditando que vc. está decretando a morte do Zé , porém apresentar falhas é normal e todo ser humano é passivo de erros quando se apresenta ao público como foi o grande Zé Carlos.

      Deus te ilumine Sr. Daniel Maclcher

      Placido

  3. NO fINAL DE SUA CARREIRA JOGOU AQUI NO VITORIA- BA, tomou um frango escandaloso contra o flamengo no Maraca, mas desejamos recuperação e Saúde a esse Goleiraço, qui deu muitas alegrias a torcida do FLA, Muita Saudeeee e força desjo pra vc e familia Zé !!!

  4. CONHEÇO O ZÉ GRANDÃO DESDE 1990, QUANDO TRABALHAVA COM SUA EX SOGRA CELESTE MARIA EM UM PROGRAMA NO CANAL 9 DO RIO DE JANEIRO. LEMBRO-ME QUANDO FUI CONVIDADO PARA FAZER A COBEERTURA DO ANIVERSARIO DE 1ANO DA RAISSA SUA FILHA. FOI UM FESTA BONITA NA BARA DA TIJUCA, COM O TÉC LAZARONI, JUNIOR CAPACETE E MUITOS OUTROS. RECENTEMENTE EM UMA TURNÊ FUI AO ESTÁDIO BAENÃO DO REMO EM BELEM DO PARÁ E ACOMPANHEI UM JOGO E FIZ REPORTAGENS PARA O MEU SITE www. radioasasdobrasil.com.br NA OPORTUNIDADE FIZ FOTOS COM O TIME DE MASTER DO FLAMENGO, INCLUSIVE COM O MEU AMIGÃO ZÉ CARLOS QUE ME RECEBERA AINDA NO VESTIÁRIO COM UM ABRAÇO AFETUOSO. EM BREVE ESTAREI POSTANDO A FOTO COM ZÉ CARLOS EM MEU SITE. MELHORA ZÉ GRANDÃO É O QUE DESEJA O SEU AMIGO ANTONIO FILHO…..

  5. Zé Carlos
    Só posso pedir a Deus que a sua vida sofra uma transformação das mãos de nosso Senhor Jusus Cristo, pois o milagre acontece e tendo fé tudo é possivel.
    Creia e deposite toda sua fé e orações naquele que sabe de todas as coisas.
    abraço
    que Deus lhe ilumine

    Placido Pascol
    De Madureira/R.J

Deixe uma resposta