“Adoro meu trabalho. Adoro todos os filmes que fiz, os bons e os ruins, as séries de TV, os comerciais, tudo. É o que me faz ir em frente.” Karl Malden
O ator americano Karl Malden, ganhador de um Oscar de melhor ator coadjuvante por sua atuação em “Uma Rua Chamada Pecado” (1951), morreu hoje, aos 97 anos, informou o jornal “Los Angeles Times”. O artista, que integrou o elenco de “Golpe de Mestre 2” e “A Conquista do Oeste”, concorreu a um segundo Oscar por seu papel em “Sindicato de Ladrões” (1954). Nesse filme, assim como em “Uma Rua…”, Malden contracenou com Marlon Brando.
Lembrado por seu rosto de traços duros e pelo particular formato de seu nariz, em 1988 foi eleito presidente da Academia de Hollywood, cargo que ocupou durante cinco anos. Malden, protagonista também da popular série de televisão dos anos 70 “São Francisco Urgente”, em que atuava ao lado de Michael Douglas, ficou ainda mais famoso nos EUA ao fazer companhia publicitária para a American Express.
O ator foi o principal defensor da entrega do Oscar honorário pelo conjunto da obra em 1999 ao diretor Elia Kazan, recordado por delatar companheiros durante a chamada “caça às bruxas” dos anos 50. “Sempre olhei seu trabalho, não sua ideologia política”, declarou então. (UOL)
A estatueta dourada que recebeu na década de 1950 tem, uma história curiosa. Em 1995 Malden mandoa-a para uma empresa emChicago, para dar um brilho , e quando a devolveram descobriu que tinha sido trocada por uma falsa. A verdadeira estava à venda no eBay. O ator apresentou queixa a policia , ai os falsificadores resolveram devolvê-la a Malden.
Foi mesmo Harold? Não sabia…
É, a apicaretagem também abunda no cyberespaço.
Harold,
Malden é um dos melhores atores da boa safra de Hollywood, atuando como coadjuvante – mas com brilho ímpar, sempre.