A querela envolvendo o combativo blog da Petrobras continua rendendo. O jornal O Globo resolveu se superar em editorial publicado nesta terça-feira.
Seria hilário se não fosse patético. O jornal engendra uma fantasiosa tese jurídica sobre direito autoral das perguntas jornalísticas. Trecho do texto embromativo:
“O caminho encontrado pela estatal foi publicar em um blog da empresa as perguntas encaminhadas por repórteres dos jornais e respectivas respostas. Com o detalhe, também grave, de que a empresa divulgou na sexta informações que prestara para uma reportagem que seria publicada no GLOBO de domingo, numa assombrosa quebra do sigilo que precisa existir no relacionamento entre imprensa e fonte prestadora de informações. Agira da mesma forma com os outros jornais. Mesmo as perguntas, encaminhadas por escrito, são de propriedade do jornalista e do veículo a que ele representa”.
Conversa. Não existe legislação, nem bom senso, que ampare essa tese tresloucada de que perguntas formuladas por jornalistas possam ser abrigadas pelo guarda-chuva do direito autoral.
Deixe uma resposta