Do blog de Cosme Rímoli:
Denílson.
A maior negociação no Brasil nos anos 90. O São Paulo vendeu ao Bétis por US$ 32 milhões em 1998. Jogador de dribles sensacionais. Foi comparado a Garrincha, Canhoteiro..
Os dirigentes do Bétis afirmavam ter vencido um duelo com o Real Madrid. E contratado o melhor jogador do mundo, na época. Denílson jurava que deixava o seu clube de coração para vencer na Europa.
Decepção dos dois lados.
Logo em 2000, o Bétis era rebaixado. E Denílson considerado o pior investimento da história do clube espanhol. Na Seleção Brasileira também não se firmou. Perdeu prestígio e virou mera atração no banco de reservas.
Seu grande momento foi na Copa de 2002 quando entrou para prender a bola contra a Turquia. Sua habilidade fora do comum serviu para atormentar sete turcos. Quem não gostava de Denílson o chamou a carreira de ‘foca’. O comparava a um jogador de exibição com a bola. Que preferia driblar sem necessidade a produzir para o time que defendia.
O rótulo grudou.
Para piorar, diz que perdeu grande parte do seu dinheiro por ter acreditado em um ex-empresário. O brasileiro passou a ter uma vida de nômade para tentar se recuperar financeiramente. Flamengo, Bordeaux, Al Nassr, Dallas, Palmeiras, Itumbiara. No início do ano, a Portuguesa o recusou. Assim como os demais clubes grandes brasileiros.
Sentindo não ter mais espaço no País, a saída foi de novo o aeroporto. Não para a Europa. Mas, desta vez, para o Vietnã. Denílson acertou sua ida para o Xi Mang Hai Phong. Jogará lá por seis meses, noticiaram as agências internacionais. Denílson não atende o celular. O atacante tem apenas 31 anos. Parece mais velho.
Sua alegria, irreverência foi embora há muito tempo. Treinadores e jogadores conversando sobre ele costumam ter a mesma sensação.
A de um enorme… De um gigantesco…
Desperdício…
Quem não lembra das patacoadas de Galvão Bueno: “Denilson neles, minha gente!!! É a graça e a malandragem do futebol brasileiro, e pererê, parará…”. Nunca me iludi com esse marketing fajuto que a Globo permite, transformando jogadores comuns em projetos de grande craque. Enganação pura.
Deixe uma resposta