Foi no dia 1º de junho de 1967. Surgia um dos mais importantes álbuns de toda a história da música pop mundial: Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, o oitavo álbum dos Beatles. Nesse disco estão muitos clássicos da banda, como “Lucy in the Sky with Diamonds”, “A Day in the Life”, “When I’m Sixty Four”, “With a Little Help From My Friends”.
Sgt. Pepper’s é tão importante que a própria capa do álbum já é outra obra de arte, sendo uma das mais conhecidas e imitadas da história, além de ter originado várias teorias sobre mensagens subliminares. A mais absurda era a que envolvia a mão espalmada que aparece sobre a cabeça de Paul McCartney e que seria um sinal cifrado sobre a suposta morte do músico.
Bons tempos, quando até os factóides eram divertidos.
Gerson, este álbum representa o “magnum opus”, o ápice das experimentações iniciadas no “Revolver” (que na minha visão pessoal é ainda mais revolucionário). Para o público em geral trata-se da maior revolução da música moderna. Foi neste LP que o fab four mostrou ao mundo que o Pop não era apenas “música descartável” e poderia ser concebido com qualidade musical, experimentos, conceitos, etc. Inúmeras bandas de peso se renderam ao Sargento Pimenta e lançaram álbuns na mesma linha… Ainda bem.
É incrível a percepção dos Bestles e dos produtores e idealizadores da arte do disco. Um caleidoscópio de referências culturais, políticas, esportivas, artísticas, cinematográficas, ideológicas.
O disco como um todo é uma memorabilia…
Resumo em uma palavra (ou melhor, duas): ABSOLUTAMENTE FANTÁSTICO!!!!!
Me lembro bem quando saiu este LP, moravamos no RJ, e achei demais! realmente os Besouros, continuam pra mim, a melhor banda de todos os tempos, a faixa “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” que da o nome ao LP, é a minha preferida.
Reginaldo,
Naquela série de DVDs sobre a história dos Beatles, o Paul conta que quando Sgt. Pepper’s foi lançado a reação no próprio meio musical londrino foi arrasadora. Dois dias depois do lançamento, Jimi Hendrix tirou na guitarra a música-título num show em Londres. Fantástico.
Gerson, particularmente eu ainda gosto mais do Revolver, mas este foi um divisor de águas no mundo do Rock.
Beatles e Rolling Stones são iguais Pelé e Garrincha. Dificilmente aparecerá dupla melhor, na mesma época.
As duas bandas são insuperáveis, de fato. Gosto muito de Revolver, Rubber Soul e Álbum Branco, mas admiro as experiências sonoras de Sgt. Pepper’s.