Da Folha de S. Paulo:
As festas programadas para este domingo, dia em que a Fifa vai anunciar, nas Bahamas, as 12 cidades brasileiras que vão sediar a Copa do Mundo de 2014, são o melhor termômetro para indicar as três dúvidas que ainda restam na relação oficial.
Natal, Cuiabá e Manaus planejam grandes eventos, enquanto suas concorrentes, respectivamente Florianópolis, Campo Grande e Belém, optaram pela discrição.
Essas seis cidades disputam o direito de se juntar a Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Fortaleza, Recife e Salvador, que são escolhas certas – Rio Branco e Goiânia, que completam a lista de 17 candidatas, têm chances praticamente nulas.
A reportagem apurou que a cidade potiguar será anunciada como sede, e que Cuiabá e Manaus devem mesmo ser escolhidas nas Bahamas.
Os governos, tanto os estaduais quanto os municipais, de Natal, Cuiabá e Manaus agem como se já tivessem recebido a informação oficial que foram escolhidas pela Fifa. Tanto que organizaram grandes festas para celebrar a indicação.
“O governo ia fazer uma festa pequena, sem tanto alarde. Mas a Coca-Cola decidiu fazer uma coisa maior. É ela quem está bancando o Jota Quest”, afirmou o secretário de Planejamento do Amazonas, Denis Minev, sobre a principal atração do evento em Manaus, que ainda vai ter baterias das escolas de samba da cidade.
A Coca-Cola é patrocinadora master da Fifa. E Manaus recorreu à empresa e à Sony, ambas com sede na capital, para fazer lobby junto à Fifa para incluir a cidade no Mundial de 2014. E as duas atuaram.
Como diria Anaice, mas assim… Contra gigantes do calibre de Coca e Sony a parada é indigesta. Até a inexistência de futebol no Amazonas fica em segundo plano.
legal gerson, estava sentindo falta de um blog seu, boa iniciativa.
Obrigado, Gil. Seja bem chegado.
Abs.
Gerson
É Gerson, pelo visto, levamos o farelo mesmo… Entretanto, Manaus pode até levar a copa, mas nunca terão times do quilate e tradição de Paysandú e Remo, patrimônios culturais e imateriais da Amazônia.
Espero que em 2014 o meu Papão esteja na série A, e que o rival melhore também, para vermos o Mangueirão lotador dia sim, dia não, ao vivo para todo o Brasil, enquanto os manauaras ficaram chupando o dedo sem saber o que fazer com o elefante branco que ficará esquecido por lá.
Nosso consolo é esse mesmo, Sylvio. Não adianta lobby poderoso, grana farta, se o povo não gosta de futebol. Lá, eles preferem aqueles peladões, que devem ser a futura atração do imenso elefante branco a ser erguido na capital baré. Uma pena ver, desde já, tanto desperdício…
Gerson, a cada notícia sobre o lobby em torno da futura “Cidade do Futebol… sem futebol” da região Norte do Brasil me dá uma tirsteza danada. Já está mais do que na hora de defenestrarmos os políticos, gestores e todos aqueles que , ao longo de anos, alçaram nossa cidade e nosso estado à condição de “lugar minúsuclo”, “provinciano” e sem importância. A culpa, sem sombra de dúvidas, é de todos (nós) eles!!!
E tem mais, se não formos escolhidos como uma das sub-sedes, têm que prevalecer seguinte concepção: ou a Copa ou nada. Isso por que nossas autoridades já devem estar de prontidão, em caso de derrota, à espera de alguma migalha. Não devemos nos sujeitar à mera condição de entreposto entre uma sub-sede ou outra. Se, no entendimento da FIFA/CBF/Políticos não servimos para sediar os jogos, também não servimos para sermos coadjuvantes.
Abraços!
Calma, gente!
Belém deve ser anunciada domingo como subsede da Copa 2014. Presentes no programa do Abner Luiz, o Prefeito Dulciomar Costa, o Coronel Antonio Carlos Nunes garantiram que Belém é subsede.
Acham que as duas cidades serão anunciadas.
Belém pela tradição no futebol e melhor infraestrutura da região, e Manaus por ter a maior preservação florestal e ter o maior numero de indios/descendentes.
Agora, que o lobby amazonense foi forte, isso foi!
Sem tradição nacional no esporte e sem pespectivas reais quanto ao devido aproveitamento do estadio até que eles se sairm bem.
Vamos à Festa, domingo!
Caio,
Gostaria muito de poder acreditar na palavra dessa dupla, mas fico com o pé atrás. Tomara você esteja certo.
Realmente, com essa força da Coca e da Sony fica muito dificil Belém vencer Manaus, mais vamos esperar.
Caso Belém não seja escolhida, não acho que os govenantes do Pará sejam culpados.
A CBF é que nunca deu força nenhuma para os paraenses.
Agora não dá pra entender, por que Natal ser séde?
Belém é muito maior, os times têm mais tradição a nivel nacional, não dá pra entender, a população de Belém é maior que a de Natal, o Pará é mais desenvolvido que o RN, por que Natal ser sede?
Belém jamais reuniu condições de concorrer com Manaus. A verdade é que entrou numa batalha perdida e agora enrola-se em desculpas esfarrapadas para justificar a derrota. Certos tresloucados arvoraram-se ao absurdo de elevar Belém à FAVORITA contra Manaus! Pelo amor de deus! Como Belém poderia vencer se, além de tudo, sua prefeitura e o governo estadual estão falidos? Só quem não pensa ou é desinformado para acreditar em tal miragem…
É… Farelo.
Tristeza.
O que me entristece é a incompetência dos principais envolvidos.
Faltou força política.
Como já disseram no comentário acima, ou a Copa, ou nada. Já basta de tanta vergonha.
É agora é torcer pra que venha o PAN de 2027, o PAN da amazônia. Como já adiantado pelo Pedrox.
http://bitacora.pedrox.com.br/?p=192
RESPONDENDO PRO AMIGO Antonio R. Rodrigues Neto .
“….não dá pra entender, a população de Belém é maior que a de Natal, o Pará é mais desenvolvido que o RN, por que Natal ser sede?…
QUE TAL: APETROBRAS POSSUE A SUA SEDE DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO?? LEMBRE-SE QUE ELA TAMBÉM É UMA DOS PRINCIPAIS PATROCINADORES.
RESPONDENDO PARA O AMIGO Marcelio Leal.
“…É agora é torcer pra que venha o PAN de 2027, o PAN da amazônia. Como já adiantado pelo Pedrox….”
COM O NOVO ESTÁDIO DOVIVALDÃO VOCÊ DUVIDARIA QUE O PAN TAMBÉM IRIA PRA MANAUS??
ORA, SE NÃO IRIA!!