Aproveitando a semana que decide a candiatura de Belém para a copa do mundo de 2014, gostaria de colocar minha opnião através de uma situação análoga:
Imagine que Belém se candidatasse a uma vaga sede do campeonato mundial de beisebol !!!! Seria ótimo para a cidade, pensariam os organizadores, pois Belém estaria nos holofotes mundiais no período desta importante competição. Seria uma ótima para o turismo da cidade e fortaleceria nossa economia durante o período do evento que também traria bons investimentos para a cidade. Construiríamos um imenso e pomposo estádio que custaria alguns minhões de dólares (mesmo com a crise mundial teríamos parceiros corajosos que investiriam essa fortuna). Ora, não gostamos de beisebol, mas de que isso importa? No calor da exposição midiática tenho certeza que iríamos acabar nos envolvendo e assistiríamos uma partidinha entre Cuba x Costa Rica pois pelos jornais tomaríamos conhecimento que este é um clássico mundial e portanto deveria ser um belo jogo mesmo que não entendessemos nada deste esporte tão estranho para nós. Passado o mundial e todo o alvoroço causado por este grande torneio o nosso belo estádio estaria à disposição da população para o usufruir de todo o conforto em disputas de beisebol. Ahh, é verdade … o estádio não serveria apenas para beisebol mas também para shows e outros eventos pois como não gostamos de basebol seria um disperdício não arrumar outras utilizades para este grandioso e custoso equipamento. Passado algum tempo esse belo estádio seria esquecido e por inatividade seria domolido para construção de outro empreendimento que deveria ser mais útil a sociedade local.
Pois o beisebol está para Belém assim como o futebol está para Manaus. O povo de Manaus não gosta de futebol. Nem entendem as regras, e só estão nessa disputa pelo fato de ser um evento mundial. Nós paraenses merecemos um estádio à altura da nossa paixão … merecemos levar nossos filhos para um belo estádio em 2015 para assistir uma final de paraense ou um jogo da primeira divisão. Será uma enorme injustiça se a Fifa se deixar levar pelos supostos apelos turísticos de Manaus. Belém é a capital da Amazônia e se tratando de futebol somos os únicos a ter moral de se candidatar a promover uma copa do mundo. Deixemos o beisebol para os manauaras. Quem sabe eles gostem?
Att.
Sergio Gluck Paul
Vamos deixar o bairrismo de lado e encarar a realidade, como diz nossa própria imprensa, a diferença entre os políticos amazonenses e paraenses é que quando os amazonenses dizem que vão fazer uma obra fazem mesmo. Há quanto tempo ouvimos falar de elevados, túneis,viadutos, duplicação de avenidas, etc. em Belém e nunca vimos nada (a não ser o pé de galinha do entroncamento). É claro que Manaus merece, tanto por seu povo, turismo (vejam as estradas para Salinas e Ajuruteua=uma vergonha), quanto pelo que já possui hoje (uns 30 anos à frente de Belém), vamos acordar para não sofrer muito no dia 31 de maio.