A romântica “You” (Você) é uma canção composta e cantada por George Harrison, lançada como faixa de abertura do álbum Extra Texture (1975). A estrela do vídeo é ninguém menos que a modelo Pattie Boyd, ex-esposa de George. Ela deixou o beatle para viver com Eric Clapton naquele que é considerado o principal triângulo amoroso da história do rock.
Sexto trabalho de estúdio de Harrison e último a ser lançado pela Apple, Extra Texture foi mal recebido pela crítica, pegando as sobras da má repercussão da turnê norte-americana de 1974, ao lado do músico indiano Ravi Shankar, centrada no disco Dark Horse.
O clima melancólico da gravação do disco expõe o estado de Harrison, deprimido com os ataques ao trabalho anterior. Curiosamente, é o único álbum dele no período pós-Beatles que não traz conotação ou mensagem espiritual.
Declarado vencedor da “competição dos ex-Beatles”, graças a um punhado de hits nos primeiros discos após o fim da banda, George caiu em desgraça com os fãs ao renegar o legado e evitando tocar músicas do antigo grupo em seus shows.
Gravado em Los Angeles, Extra Texture reuniu grandes músicos – Gary Wright, David Foster, Jim Keltner, Jesse Ed Davis, Leon Russell, Tom Scott, Billy Preston e Jim Horn -, todos velhos parceiros de George. Os arranjos revelam uma preferência pelos teclados, com elementos da soul music e especificamente de Smokey Robinson.
Significou uma espécie de afastamento proposital da trilha do rock, que marca a carreira de Harrison no início da década de 1970. Dois meses após seu lançamento, Extra Texture despontou com vendagem surpreendente, conquistando um disco de ouro.
Single principal do disco, “You” teve excelente trajetória nas paradas, com sua atmosfera dançante, que remete ao som da Motown. A canção foi gravada com co-produção de Phil Spector. A letra, em tom confessional, é uma derramada e explícita declaração de amor:
Eu te amo, te amo
E eu, e eu, eu te amo
Oh você, você, sim você
E você, você, amor, amor
E você, sim você, você me ama
Sim você, você, sim você
E quando estou te abraçando
Que sensação
Parece tão bom que parece mentira
Que estou te dizendo tudo isso
Que devo estar sonhando
(Com informações da Rolling Stone e Bizz)
Deixe uma resposta