POR GERSON NOGUEIRA

“Who’ll Be The Next in Line” (Quem será o próximo da fila?) é um belo exemplar da capacidade criativa dos Kinks. A canção saída diretamente da inventividade dos irmãos Ray e Dave Davies, motores criativos do grupo inglês surgido no norte de Londres. A música foi lançada como single em 1965, extraída do álbum Kinda Kinks. Respeitada no circuito de shows londrinos da época, a banda despertou atenção e admiração de roqueiros já consolidados, como Beatles e Rolling Stones, o que não é pouca coisa.

A letra de “Who’ll Be The Next in Line” não foge muito do padrão sessentista, versando sobre as incertezas do amor jovem, mas o tecido sonoro era único, definitivamente um dos mais pesados do período. Aqui um trecho da canção:

Quem será o próximo da fila?/ Quem será o próximo da fila para sofrer por amor? /Quem cometerá os mesmos erros que eu cometi por você? / Quem será o próximo da fila?

Quem será o próximo a ver seu amor se desvanecer? /Todo o seu afeto finalmente se dissipar. / Não adiantará suspirar.

Com várias fases e mudanças de rotas na carreira, a banda lançou mais de 25 álbuns, entre 1964 e 1993, com um punhado de composições clássicas, até hoje ouvidas com prazer. O ponto de partida foi “You Really Got Me” (1964), que pode ter sido gatilho para a explosão do punk rock anos depois. A música impressionou pelo uso de distorções e um acorde inovador de guitarra com apenas duas notas, o chamado power chord.

Populares e irreverentes, os irmãos Davies adoravam trocar socos e sair no tapa, antecipando em décadas a relação tempestuosa de outra famosa dupla de manos – Noel e Liam Gallagher, do Oasis.

Uma característica interessante do grupo é o gosto pelos arranjos rascantes, carregados de ruídos, dissonâncias e desafinações propositais, em contraste absoluto com os demais grupos da época. Os estilos visitados mostram a versatilidade dos caras: rock, rythm & blues, skiffle, folk, country, punk, psicodelia, metal, valsa e até algumas improvisações bossanovistas.

Deixe uma resposta

Quote of the week

"People ask me what I do in the winter when there's no baseball. I'll tell you what I do. I stare out the window and wait for spring."

~ Rogers Hornsby