POR GERSON NOGUEIRA

A dois dias da abertura do Brasileiro, o Remo recebe um pacote de jogadores para reforçar o elenco, sendo que dois deles podem vir a ser utilizados pelo técnico Juan Carlos Osório diante do Vitória, em Salvador. O atacante Rafael Monti, 26 anos, e o volante Leonel Picco (foto), 27, ambos argentinos, estão cotados para entrar em campo amanhã, 28.
Mais quatro atletas foram integrados ao elenco: o lateral-esquerdo Bryan Cufré, ex-Central Córdoba (Argentina), 29; o volante Zé Welison, ex-Fortaleza, 30; e os meias Vítor Bueno, 31, e Franco Catarozzi, 25.
O anúncio dos seis jogadores fecha o ciclo de contratações antes do Brasileiro. Depois, se necessário, o clube buscará reforços para preencher posições carentes. Com um elenco que chega hoje a 40 nomes, incluindo garotos da base, Juan Carlos Osório deve fazer nos próximos dias a primeira liberação de atletas que não serão utilizados.
Os jogos contra Águia e Bragantino serviram para rodar elenco e permitir ao treinador observar o rendimento de jogadores do elenco que foram pouco utilizados na temporada passada. Por esse motivo, deu oportunidades a Freitas, Dodô, Eduardo Melo, Jorge e Ygor Vinhas.
De todos os atletas recentemente anunciados, o atacante Rafael Monti é o que desperta mais expectativa entre a torcida. Na primeira movimentação com o elenco azulino, deixou ótima impressão e praticamente garantiu presença na estreia contra o Vitória.
A equipe de scout do Remo chegou a Monti após seu excelente desempenho em 2025, defendendo as cores do Vinotinto FC, do Equador, clube pelo qual anotou 18 gols em 35 partidas. Jogador de boa presença na área, ele também mostra habilidade e rapidez nas jogadas.
Igualmente indicados pelos observadores, Cufré e Picco, também chegam com boas recomendações e avalizados por Osório. Cufré teve destacada participação na Libertadores 2025, defendendo o Central Córdoba, e Picco chamou atenção pelo desempenho no Platense.
Zé Welison vestiu a camisa do Fortaleza em 171 jogos. Primeiro volante, ficou conhecido pela raça e capacidade de marcação. Vítor Bueno é meia, com passagem pelo Atlético-PR e futebol japonês.
Franco Catarozzi começou no Montevideo City, onde disputou 109 jogos. Meia habilidoso, tem uma convocação para a Celeste. Estava no Liverpool Montevideo.
Osório tem um elenco largo e diversificado para trabalhar, podendo extrair pelo menos três times para a disputa das competições iniciais da temporada – Parazão, Copa Norte/Verde e Brasileiro.
Leão contrata gaúcho para substituir Braz
Em menos de 24 horas o Remo foi ao mercado e contratou um novo executivo de futebol, que vai assumir as funções que eram desempenhadas por Marcos Braz. O gaúcho Luís Vagner Vivian, 44 anos, ex-Grêmio, foi anunciado pelo clube no final da tarde de ontem.
Construiu a maior parte da carreira na CBF, onde trabalhou nas áreas de logística, planejamento e operações, participando do processo de organização e formatação de competições nacionais e internacionais.
Luís Vagner deixou claro, na primeira declaração, que conhece bem a força do Remo e do Fenômeno Azul, mostrando-se motivado para assumir a missão. Ele viaja hoje para Salvador, onde se integrará à delegação.
Brasil entra na disputa pelo Mundial de Clubes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem (26), no Palácio do Planalto, o presidente da Fifa, Gianni Infantino; o técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, e o presidente da CBF, Samir Xaud. A pauta do encontro foi a Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027, que será disputada entre 24 de junho e 25 de julho, por 32 seleções, em oito capitais.
Na reunião, todos manifestaram a confiança de que o Brasil realizará a melhor edição de todos os tempos da Copa do Mundo Feminina. A marca oficial do evento foi apresentada no domingo (25), no Rio de Janeiro.
“Eu sempre olho para o futuro e, para mim, o que é importante nos eventos de futebol, como a Copa do Mundo dos homens ou a Copa do Mundo das mulheres aqui no Brasil, é que eles unem as pessoas, unem os países, unem as pessoas de todo o mundo. Nós precisamos de ocasiões para unir as pessoas. Especialmente no nosso mundo hoje”, disse Infantino.
“Falamos de futebol, do Mundial Feminino Brasil 2027. Concordamos que vai ser o melhor Mundial da história do futebol. Tudo está pronto no Brasil. Há estádios, hotéis, aeroportos. Não precisamos de nada além da alegria da gente”, afirmou o presidente da Fifa.
A Copa do Mundo do ano que vem ajudará na divulgação de um tema muito importante para o país: o combate à violência contra as mulheres. Para o presidente da CBF, o Mundial de 2027 será um marco para o futebol feminino brasileiro e da América do Sul.
Apesar de o tema não ter sido discutido no encontro, Xaud confirmou que o Brasil irá trabalhar para tentar trazer ao país a Copa do Mundo de Clubes, em 2029, um desejo manifestado pelo presidente Lula.
(Coluna publicada na edição do Bola desta terça-feira, 27)
Deixe uma resposta