POR GERSON NOGUEIRA

O Steppenwolf ganhou destaque e fama nos trepidantes anos 60 por cultivar um estilo certeiro: hard rock puro, sem firulas, quase sempre assentado na base segura do blues. Formado em 1967, em São Francisco, na era flower power, distinguia-se dos demais pelo apuro dos arranjos. Estourou mundialmente com “Born to be Wild” (composto por Mars Bonfire), mas não ficou só nisso. Criou outras canções icônicas, como “The Pusher” (O Traficante), do álbum de estreia Steppenwolf (1969), com letra que aborda a temática das drogas.

Integrado por antigos músicos da banda canadense The Sparrows, o grupo teve o nome tirado do romance O Lobo da Estepe, escrito por Hermann Hesse, campeão de vendas e espécie de bíblia da geração hippie. A formação original tinha o vocalista John Kay, o tecladista Goldy McJohn e o baterista Jerry Edmonton, além do guitarrista Michael Monarch e do baixista Rushton Moreve.

Em 1970, declararam que seu melhor disco lançado foi Steppenwolf Live. O disco foi editado entre Monster (1969) e Steppenwolf 7 (1970), álbum mais crítico da banda, pois continha letras de ataque à política e ao governo Nixon.

A banda separou-se em 1971, depois de lançarem For Ladies Only. Houve uma reformulação em 1974, com o lançamento do disco Slow Flux, mas voltaram a se separar em 1976. De 1977 a 1980, uma nova formação surgiu, já sem John Kay. Gravaram um disco de estúdio, Night of the Wolf, em 1979, que permanece inédito. O grupo ficou na ativa até 2007.

The Pusher” é uma canção de rock escrita por Hoyt Axton em 1963, que ficou popular graças ao filme Easy Rider (Sem Destino), de 1969, que usou a versão do Steppenwolf, junto com o hino “Born to be Wild”. Trechos da letra:

Maldito seja o traficante
Maldito seja, eu digo o traficante
Eu disse maldito seja, maldito seja o traficante, cara

Você sabe, o traficante, o traficante é um homem
Com a erva-do-amor na mão

Você sabe que eu fumei muita maconha
Meu Deus, eu tomei muitos comprimidos
Mas eu nunca toquei em nada
Que meu espírito pudesse matar
Sabe, eu vi muita gente andando por aí
Com lápides nos olhos
Mas o traficante não liga
Ah, se você vive ou se você morre

(Com informações da Rolling Stone)

Deixe uma resposta

Recent posts

Quote of the week

"People ask me what I do in the winter when there's no baseball. I'll tell you what I do. I stare out the window and wait for spring."

~ Rogers Hornsby