Com desempenho abaixo do esperado, o Remo foi derrotado pelo Avaí por 3 a 1, no estádio da Ressacada em Florianópolis (SC), na tarde deste sábado, valendo pela 37ª rodada da Série B. Com o resultado, o time de Guto Ferreira caiu para o 4º lugar na classificação e será ultrapassado por Criciúma, Goiás ou Novorizontino, que ainda jogam na rodada. De favorito a subir para a Série A, o Remo encerrou o giro de dois jogos fora de casa com apenas um ponto conquistado e situação difícil na tabela de classificação, dependendo de outros resultados.
A partida começou equilibrada e o Remo buscava marcar a saída de bola do Avaí. Conseguiu criar boas situações antes dos 15 minutos. Teve chances claras logo no começo, com Diego Hernández (2 vezes), Panagiotis e Nico Ferreira, mas o Avaí reagia em contragolpes rápidos, principalmente pela esquerda de seu ataque, explorando a improvisação de Pedro Castro na lateral azulina.
Com dificuldades para marcar os rápidos atacantes do Avaí, Castro recebeu um cartão amarelo e se lesionou em seguida, sendo substituído por Freitas, também improvisado na posição. Pedro Costa, reserva imediato de Marcelinho, não foi escalado e nem relacionado para a partida.
A partida era equilibrada até a marcação do pênalti. No lance, Freitas e Emerson Ramon se chocaram dentro da área e o o árbitro apontou falta no lance. Na cobrança, Cléber converteu a penalidade. O Remo tentou esboçar reação, mas parou na firme marcação do Avaí.
Logo no início do 2º tempo, Marquinhos Gabriel tocou para Cléber finalizar, sem marcação, e ampliar para 2 a 0. O lance surgiu de uma falha no lado direito da zaga. Foi uma ducha de água fria na tentativa de reação do Remo, que passou a se expor ainda mais na busca pelo gol.
Guto Ferreira fez quatro mudanças, colocando Marrony, Nathan Pescador, Cantillo e João Pedro em campo. O time ficou com a bola e botou pressão pelos lados, com Hernández e Nico. Chegou ao gol em investida de Nathan, que bateu em direção ao gol, a bola desviou no caminho e Pedro Rocha tocou para João Pedro descontar, aos 25′.
O gol animou a torcida azulina que lotava um bloco da arquibancada do estádio. O Remo seguiu pressionando, mas não conseguiu acertar o gol. Com a zaga exposta, pois apenas Klaus e Reynaldo não tinham proteção de volantes, o Avaí atacava esporadicamente, mas chegou ao terceiro gol, aos 36′, em contra-ataque fulminante, finalizado por Léo Reis.
Apesar do esforço dos azulinos, a vitória catarinense se consolidou e o jogo terminou com briga nas arquibancadas entre torcedores do Avaí e do Remo. A confusão deixou a partida paralisada por cinco minutos. Quando o jogo ia terminar, surgiu um tumulto generalizado em campo, resultando na expulsão de quatro jogadores do Avaí e dos remistas Diego Hernández e Nico, que caíram na pilha dos adversários. Ambos desfalcam o time na partida final contra o Goiás, em Belém.