Canção do lendário álbum Phisical Graffiti, “Trampled Under Foot” (Humilhado aos teus pés) foi executada ao vivo apenas semanas depois de seu lançamento, em versão ampliada pelos solos endiabrados de Jimmy Page e John Bonham e luxuosa presença de John Paul Jones no baixo. Isso aconteceu no grandioso show de Earl’s Cout, em Londres, no ano da graça de 1975. No vídeo acima, é possível flagrar o Led Zeppelin em todo o seu esplendor, fazendo total justiça à fama de “gigantes caminhando sobre a Terra”, como afirma o célebre livro de Mick Wall sobre o quarteto.
Quem ouve um clássico como “Trampled Under Foot”, definitivo e atemporal, talvez não faça ideia do real tamanho do Led Zeppelin na metade da década de 1970. Simplesmente não havia nada mais pesado e criativo na cena roqueira pós-Beatles do que o som do grupo, cuja obra foi toda construída a partir de ideias e experimentações de Page, seu fundador, cérebro e líder incontestável.
No vídeo acima, a versão de estúdio de “Trampled Under Foot”, incluída em Physical Graffiti, sexto álbum de estúdio do Led, lançado em 24 de fevereiro de 1975, como álbum duplo. Foi o primeiro disco da banda editado pela Swan Song Records, a gravadora criada por Jimmy Page. Physical representa a maturidade musical de Page e seus comparsas, descortinando vários estilos e reafirmando a forte influência do blues americano.