
A Polícia Federal (PF) cumpre mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na manhã desta sexta-feira (18). Advogados de defesa do ex-presidente confirmaram a operação. Ele é alvo de medidas restritivas determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os mandados estão sendo cumpridos na casa do ex-presidente, em Brasília, e em endereços ligados ao Partido Liberal (PL), legenda de Bolsonaro.
Entre as restrições, Bolsonaro passará a usar tornozeleira eletrônica e não poderá acessar redes sociais. Ele também terá de permanecer em casa entre 19h e 7h da manhã, e foi proibido de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros (não podendo se aproximar de embaixadas), nem com outros réus e investigados pelo Supremo.
Os agentes da corporação apreenderam cerca de 14 mil dólares e R$ 8 mil na casa do ex-presidente, em Brasília. A ação, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), também teve como objetivo a aplicação de medidas cautelares. A PF encontrou na casa cópia de uma ação movida nos Estados Unidos contra o ministro.
Segundo apurou a CNN, por determinação de Moraes, Jair Bolsonaro passará a usar tornozeleira eletrônica, ficar em recolhimento domiciliar noturno e aos finais de semana. O ex-presidente também está proibido de usar as redes sociais e de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros e com os outros réus e investigados.
A operação da PF, teve o aval do STF após parecer favorável da PGR (Procuradoria-Geral da República), pelos crimes de coação no curso do processo, obstrução a Justiça e ataque a soberania nacional. O objetivo óbvio é adotar cautelas diante da possibilidade de fuga do ex-presidente, situação esboçada após a manifestação pública de Donald Trump.
A ação da PF está diretamente relacionada à pressão do governo norte-americano, através de ameaças do presidente Donald Trump, tentando forçar uma anistia a Bolsonaro, que é réu no processo que tramita no STF pela trama golpista de 2022/2023.
(Com informações da CBN, CNN, g1 e Folha de S. Paulo)