Richard Ashcroft, antigo parceiro de composições e amigo dos irmãos Gallagher, fez a abertura do show especial da volta do Oasis à cidade de Manchester, na sexta-feira (11). Com uma banda afiadíssima, ele cantou vários sucessos da carreira, fechando com a clássica “Bitter Sweet Symphony” (Sinfonia Agridoce), hit do britpop, para delírio da multidão.
Cabe recordar a atribulada história da canção, êxito mundial de Ascroft com a banda Verve, conhecida também pela polêmica entre o compositor e os Rolling Stones. A música do The Verve utiliza um sample de “The Last Time”, antigo sucesso dos Stones, o que gerou um processo por plágio. Após um trâmite de 22 anos, os créditos e royalties da composição foram legalmente atribuídos a Mick Jagger e Keith Richards.
O desfecho do caso foi surpreendente. Depois de toda a briga nos tribunais, os Stones concordaram em devolver os direitos e créditos a Richard Ashcroft, colocando um fim à perlenga. O gesto da banda foi considerado “magnânimo” por Richard.
