Cinco pedras fundamentais do Rock

Comemorado neste 13 de julho, o Dia do Rock é oportunidade para destacar obras antigas, recentes e atuais que fazem a história do gênero mais importante da música pop. Selecionei 5 bandas e artistas de inquestionável relevância na história do rock, sem ordem cronológica. Claro que uma imensa quantidade de gênios ficou de fora desta lista obrigatoriamente restrita:

I’m Only Sleeping (Estou apenas dormindo) é a terceira faixa do LP Revolver, divisor de águas na discografia dos Beatles, lançado triunfalmente em agosto de 1966. Em pleno verão do desbunde e das descobertas, as experiências lisérgicas da dupla Lennon-McCartney estão contidas de maneira magistral neste disco desbravador. Depois dele, o rock perdeu a inocência e jamais foi o mesmo.

Do discaço Exile On Main Street, de 1972, Torn and Frayed (Rasgado e esfarrapado) é uma joia meio esquecida da lavra criativa de Jagger e Richards. Belo exemplar daquilo que a poesia do rock pode oferecer quanto a despojamento.

O punk rock veio pra meter o pé na porta e derrubar antigas crenças, romper com a acomodação. Afinal, o gênero sempre foi essencialmente subversivo e renovador. The Clash, com Joe Strummer nos vocais, é um grupo emblemático desse período inconformista e Train in Vain (1980) virou hino de toda uma geração.

Representante de um rock mais pesado, com os dois pés fincado no metal, o Led Zeppelin foi pioneiro e alargou fronteiras. Jimmy Page era cérebro e mentor, com o suporte de Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham. O Led reinou absoluto em faixa própria ao longo dos anos 70/80. São gigantes caminhando na terra até hoje. Whole Lotta Love (Encher de amor) é do álbum Led Zeppelin II, de novembro de 1969.

Jack White significa o renascimento de uma linha que o rock parecia ter esquecido. Guitarrista de primeira linha, enfileira canções de qualidade e é um fenômeno de palco, como se vê aqui nesta apresentação em Glastonbury (2022) cantando o hit “Seven Nation Army” (Exército das sete nações). É a certeza de que o rock segue vivo, muito vivo.

Deixe uma resposta