POR GERSON NOGUEIRA
Uma interpretação visceral de Leslie West para o clássico dos clássicos do rock sessentista, “House of the Rising Sun” (Casa do Sol Nascente), dos Animals. West, à frente de sua banda, gravou em 2008 essa versão fantástica da canção imortalizada na voz de Eric Burdon, líder dos Animals.
West é um dos mais subestimados guitarristas de todos os tempos. Brilhante, inventivo, um verdadeiro ourives nos arranjos de cordas. Surgiu para o mundo como um dos líderes do Mountain, banda que fez uma apresentação arrasadora em Woodstock e depois sumiu na voragem do tempo como tantas outras por aí.
No auge da carreira, West foi considerado um dos melhores guitarristas de todos os tempos em lista elaborada pela revista Rolling Stone. Morreu em 2020, aos 75 anos, em consequência de complicações do diabetes, mas antes deu um jeito de legar ao mundo algumas interpretações geniais, como esta de “House of the Rising Sun”.
A trajetória Mountain não foi tão longeva, mas teve várias reuniões entre 1981 a 2010. Após o fim definitivo do grupo, em 1974, ele abraçou o projeto West, Bruce and Laing, com Corky Laing (baterista do Mountain) e Jack Bruce, baixista lendário do Cream. Depois, West, que também gravou com o The Who, partiu para a carreira solo.

Apesar de doente, já em cadeira de rodas, ele seguiu se apresentando em bares e casas de shows norte-americanas, sempre acompanhado de grandes instrumentistas e sob a aclamação dos fãs.